Vai mudar para uma casa nova? Saiba como organizar a mudança neste post que preparamos para você.

A compra de um imóvel é um dos principais sonhos de qualquer pessoa, até porque é muito bom ter um lugar para chamar de “meu”.

Porém, esse é um processo exigente e por vezes estressante e demorado, devido a toda parte burocrática que envolve visitas, contratos e muita documentação. 

Mas, após a finalização de todo esse processo, vem a parte mais esperada pelos compradores: a mudança para o novo imóvel, e é aí que alguns cuidados precisam ser seguidos.

Para te ajudar a evitar dores de cabeça e desorganização, fizemos uma lista com dicas para transformar a sua mudança em um momento tranquilo e sem complicações.

Descubra 16 dicas de como organizar a sua mudança:

1- Entre em contato com todos os prestadores de serviços

Uma mudança não deve começar pelo empacotamento de móveis e objetos pessoais, ela deve começar pela parte burocrática que envolve o desligamento e transferências de contas e serviços, como: telefone, internet, TV a cabo e contas no geral. 

Então, procure ligar para essas empresas com 15 a 7 dias de antecedência da sua mudança, para evitar atrasos de pagamento, multas e dores de cabeça que envolvam os serviços contratados.

2- Faça uma vistoria antes da mudança

Visite o imóvel recém comprado novamente para procurar por possíveis reparos que devam ser feitos: como pintura, manutenção e limpeza de jardins e piscinas, etc.

Após o levantamento dessas informações, contrate empresas especializadas para cada serviço e também realize a dedetização e a limpeza geral do imóvel.

3- Confirme a metragem dos cômodos

Sempre tenha em mãos a metragem de cada cômodo do novo lar. Dessa forma, você consegue visualizar quais ambientes devem ser organizados primeiro.

E quais serão as possíveis dificuldades que os móveis irão enfrentar para entrar nesses locais, sendo possível criar estratégicas e alternativas que facilitem a montagem e organização desses espaços.

4- Separe os seus objetos 

Separe uma pequena mala com objetos pessoais, roupas e documentos pessoais para cada morador do imóvel.

Essa dica é muito importante, porque muitas vezes os moradores acabam ficando confusos com mudança procurando por roupas e objetos que são de uso diário, mas que estão guardados em caixas espalhadas por todo o imóvel.

Então, seguindo essa dica você otimiza o seu tempo e consegue organizar as suas coisas aos poucos com decorrer dos dias após a mudança.

5- Escolha com cuidado a transportadora

 Agora é hora de entrar em contato com empresas que realizam o transporte de mudanças.

Esse é um passo muito importante, porque é preciso escolher uma empresa que seja confiável, cuidadosa e organizada, já que ela será a responsável por transportar móveis e objetos delicados e valiosos, que podem sofrer algum tipo de dano durante o trajeto.

Por isso, escolher uma empresa especializada é essencial para evitar que esses acidentes aconteçam. 

Outro ponto importante que também deve ser levado em conta, é se a empresa será responsável por fornecer os materiais necessários para a mudança, como: caixa de papelão, sacos de lixo, fita adesiva, plástico bolha e outros utensílios.

Visto que, caso a empresa não se responsabilize por providenciar esses itens, é necessário separar um tempo para a compra dos mesmos, para evitar aborrecimentos posteriores.

6- Identifique os pacotes

Comece a empacotar os objetos com antecedência e por ambientes, fazendo a mudança dessa forma você consegue organizar tudo de forma linear e com calma, evitando que tudo seja feito às pressas e de forma desorganizada.

Enquanto estiver fazendo isso, aproveite para fazer alças nas caixas, a fim de facilitar o manuseio das mesmas e etiquetar as caixas de acordo com o conteúdo de cada uma, assim você saberá exatamente onde está cada coisa.

7- Organize os eletrônicos

Antes de empacotar os aparelhos eletrônicos tire fotos dos cabos que os acompanham e aproveite para etiquetá-los.

Assim quando você for procurar por eles saberá exatamente onde eles estão e de qual dispositivo ele é. 

8- Desapegue

Aproveite a mudança para separar itens para descarte, doação e venda.

Afinal, grande parte das pessoas sofre com a tendência de acumular coisas, então esse é um ótimo momento para levar somente o necessário e o que for ser utilizado para o novo imóvel. 

Assim você consegue ter um controle maior sobre o transporte das caixas e da organização que será realizada posteriormente. 

9- Cuidados com os itens valiosos

Caso tenha alguma joia, obra de arte ou objeto valioso separe-o com antecedência, providencie o seguro dos itens e leve-o com você durante a mudança. 

10- Divida as tarefas

Divida os afazeres entre os moradores do imóvel, inclusive com as crianças.

Dessa forma, você reúne a família para a realização de uma tarefa, consegue ensinar para as crianças a importância de valores como responsabilidade e união. 

Também peça ajuda aos seus amigos e família, assim você passa mais tempo ao lado de pessoas que são importantes para você e consegue reforçar laços de amizade e companheirismo.

11- Verifique quem irá montar os móveis

Contrate montadores para realizar a montagem dos móveis, assim você evita possíveis danos a mobília e consegue otimizar o tempo de organização do novo lar.

E lembre-se, a contratação desses profissionais deve ser feita com antecedência.

12- Explore o seu bairro

Separe um tempo para conhecer a sua nova vizinhança alguns dias antes da mudança.

Para mensurar quais caminhos passará a fazer para ir ao trabalho e saberá como chegar a supermercados, farmácias e escolas, evitando fazer trajetos que sejam demorados ou perigosos.

13- Faça uma lista de compras

Dois dias antes da mudança, faça uma pequena lista com itens que precisam ser comprados para o abastecimento de armários do novo imóvel.

E procure comprar suprimentos de higiene pessoal e alimentos que não precisem ser armazenados na geladeira.

14- Não deixe nada para trás

No dia anterior a mudança certifique-se de que todos os móveis tenham sido devidamente desmontados e de que tudo tenha sido empacotado e etiquetado corretamente.

Caso algum item ainda não tenha sido embalado corretamente, essa é a hora de guardá-lo de maneira correta, além de conferir se não há algo ficando para trás.

15- Tenha alguém para receber a mudança

No dia da mudança, acompanhe o trajeto das caixas desde o transporte até chegada no imóvel, e certifique-se de ter uma pessoa de sua confiança para receber tudo no novo lar.

Dessa forma evitará que as caixas fiquem empilhadas uma em cima das outras e que fiquem em ambientes diferentes das que estão nas etiquetas de identificação.

E não esqueça, depois que a última caixa for levada para o transporte, faça uma última ronda por toda a extensão do imóvel, para conferir se todas as portas e janelas estão fechadas e que nada foi deixado para trás.

16- Desempacote ambiente por ambiente

Ao chegar no novo imóvel, antes de desempacotar todas as caixas, certifique-se de que cada uma está no ambiente correto, para evitar que os ambientes fiquem bagunçados ou desorganizados.

Lembrando que, desfazer a mudança aos poucos também ajuda a manter a ordem nos cômodos.

Por fim, procure priorizar a organização e decoração dos ambientes que façam parte do convívio comum de todos os moradores, como: cozinha, banheiros e sala de estar.

Pois, dessa forma, vocês conseguem otimizar o tempo de procura por itens que são utilizados de maneira geral.

E aí, gostou das nossas dicas? Então conte para nós nos comentários como você pretende organizar a sua mudança.

Mas, se você ainda não encontrou o imóvel que procura em Itu, fale com nossos especialistas que iremos encontrar uma excelente oportunidade para você.

Acompanhe também outros posts relacionados ao setor imobiliário, como: Conheça as etapas para comprar um imóvel e também nos siga em nossas redes sociais.

Como os assistentes pessoais podem ajudar no dia a dia do seu imóvel
10 fev
Arquitetura Condomínios de Itu

Como os assistentes pessoais podem ajudar no dia a dia do seu imóvel

Você já imaginou como seria ter um assistente pessoal que te ajuda diariamente em pesquisas, gerenciamento de tempo, notícias e […]

leia mais
Decore a sua casa: Tendências 2020
24 jan
Condomínios de Itu Decoração

Decore a sua casa: Tendências 2020

Conhecer as tendências de decoração é o primeiro passo antes de iniciar um novo projeto. Veja algumas dicas que preparamos […]

leia mais