Comprar um imóvel: quais fatores podem atrapalhar?
Maria Eduarda Silva dos Santos

Como já dissemos em outros artigos, comprar um imóvel é uma tarefa que exige muita atenção aos detalhes. Visto que, este é o sonho da maioria dos brasileiros e é preciso assegurar uma transação segura para o comprador e vendedor da propriedade.

Mas, você sabia que existem alguns fatores que podem atrapalhar essa negociação?

No artigo de hoje, falaremos sobre esse assunto e daremos dicas que podem ajudar você a comprar um imóvel com mais tranquilidade e segurança. Quer saber como? Então é só continuar lendo!

Falta de planejamento

O planejamento é fundamental para qualquer atividade, mas, na hora de comprar um imóvel ele é indispensável. Afinal, esse é um investimento financeiro a longo prazo.

Logo, antes de sair por aí procurando imóveis para comprar, é preciso se organizar e saber exatamente o que você quer. Portanto, foque em responder as seguintes perguntas:  

  • Por que você quer mudar de casa?
  • Quais são as necessidades que a sua futura residência precisa atender?
  • E como você pretende comprá-la?

A partir dessas informações, será possível montar um planejamento que te guiará durante todo o processo de compra. Assim, você evita perder o foco com tarefas desnecessárias, tais como:

  • Visitar imóveis que não atendam ao seu perfil;
  • Adquirir uma propriedade por impulso devido às oportunidades do mercado ou por um valor acima do que você pode pagar;
  • Entre outras coisas.

Por isso, responda a essas questões com sinceridade e considerando os seus planos e estabilidade financeira. Porque, tudo isso ajudará você a realizar uma negociação assertiva e sem correr o risco de ter prejuízos.

Aliás, recentemente escrevemos um artigo que aborda quais são as principais oportunidades do mercado imobiliário na nossa região. Assim como, o potencial de valorização em torno delas. Você pode acessá-lo por aqui: A evolução do mercado imobiliário no interior paulista.

Problemas financeiros

A existência de dívidas ou problemas financeiros costuma ser o principal fator que impede as pessoas de comprar um imóvel. 

Principalmente, quando falamos do mercado imobiliário do nosso país. Visto que, a educação financeira não é um dos pilares da cultura brasileira, mesmo que ela seja essencial para a formação de qualquer cidadão. 

Por essa razão, é comum observar casos de pessoas próximas com alguma restrição em seus nomes. Ou seja, que estão impedidas de realizar determinadas operações, como: empréstimos bancários ou ter um cartão de crédito, por exemplo.

Dessa forma, um dos primeiros passos que você deve seguir quando decide comprar um imóvel é verificar como está a sua situação financeira. Dado que, esse tipo de transação requer muito comprometimento. Pois, na maioria das vezes, os pagamentos são prolongados por vários anos, devido à utilização do financiamento imobiliário.

Sendo assim, não tenha medo de anotar todos os valores que você ganha e quais são as suas despesas mensais. Dessa forma, você terá acesso a um panorama completo da sua saúde financeira e saberá se é possível prosseguir com a aquisição do seu novo lar. 

Assim como, conseguirá determinar estratégias com a finalidade de economizar dinheiro e comprar um imóvel melhor no futuro. Ou, até mesmo, investir em mais de uma propriedade, para gerar renda através do aluguel. 

Outro ponto importante desse processo, é contar com a orientação de um profissional do mercado financeiro. Já que, nos casos em que for preciso se envolver com questões bancárias, como financiamento ou empréstimos, eles poderão te dar todo o suporte necessário. 

No nosso blog, você encontra dois artigos relacionados a esse assunto, que podem te ajudar: 

Documentação do imóvel

A documentação do imóvel é de extrema importância no momento da compra. Já que, através dela é possível afirmar se a propriedade está regularizada e pode ser comercializada ou não. Bem como, ajuda a garantir a transparência e credibilidade da negociação.

Entretanto, nem todos os imóveis disponíveis no mercado estão com a documentação em ordem. Sendo este, um dos fatores que mais dificulta o processo de venda de imóveis atualmente.

Existem alguns documentos que são obrigatórios para tornar a venda do imóvel possível, entre os principais temos: 

  • Matrícula do imóvel registrada em cartório; 
  • Contrato de compra e venda; 
  • Termo de quitação ou registro de averbação; 
  • Habite-se;
  • ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis);
  • Escritura da propriedade;
  • E vários outros documentos. 

Por isso, recomendamos que você esteja atento a esse quesito quando iniciar a busca por imóveis para comprar. Pois, a falta dessas informações pode acarretar problemas judiciais, que em situações extremas até inviabilizam a negociação de determinadas propriedades.

Preços altos

O preço de um imóvel é um elemento fundamental para torná-lo atrativo no mercado. Especialmente, quando falamos das pesquisas iniciais feitas pelos clientes através de portais imobiliários ou pela internet.

Além disso, esse fator também é importante para assegurar que o comprador e vendedor paguem o valor corretor pela residência. Ou seja, uma negociação justa para ambas as partes.

Contudo, nem sempre isso é considerado durante as avaliações imobiliárias. Dessa forma, é comum encontrarmos anúncios com valores desproporcionais a realidade do mercado, que acabam afetando diretamente a dinâmica de vendas. 

Por essa razão, recomendamos que você procure um profissional do ramo imobiliário para te ajudar com isso quando decidir comprar um imóvel. Porque, ele poderá apresentar dados que mostrem como anda o mercado atual, com o propósito de realizar o melhor negócio possível. 

Comprar um imóvel em imobiliária?

Agora que você sabe quais são os fatores que podem atrapalhar a compra do seu imóvel, chegou a hora de explicar o motivo a ajuda de uma imobiliária é tão importante nesse momento! 

O auxílio de uma assessoria imobiliária é a maneira mais segura de adquirir um imóvel. Posto que, essas empresas contam com profissionais qualificados e experientes, que podem responder a todas as suas dúvidas e apresentar as melhores opções disponíveis para venda. 

Bem como, algumas delas costumam ter parcerias com correspondentes bancários. Que oferecem condições únicas de financiamento, com o intuito de facilitar a conquista da sua tão sonhada casa própria. 

Hoje, o Grupo Silvana Carvalho, se orgulha de oferecer, não somente as vantagens citadas acima, mas também várias outras! Que são exclusivas para os nossos clientes e nos tornaram referência no mercado imobiliário do interior paulista. 

Para conhecer detalhadamente cada um desses benefícios, recomendamos a leitura do artigo que fizemos sobre o tema:

Ou, se preferir, estamos abertos para responder as suas dúvidas através da nossa Central de Atendimento pelo número (11) 95836-0388.

Agora conta pra gente: ficou com alguma dúvida sobre o artigo de hoje ou nós esquecemos algum fator que pode atrapalhar a compra de um imóvel? Deixa aqui nos comentários, adoramos saber a sua opinião. 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você e nos vemos na próxima semana com mais um artigo! 👋😉