ONGs em Indaiatuba que você precisa conhecer!
Maria Eduarda Silva dos Santos

Confira tudo sobre as principais ONGs em Indaiatuba.

 

Todo mundo sabe que o Brasil é um país marcado pela desigualdade social. Mas, isso não quer dizer que não nos importamos em mudar essa situação. 

Muito pelo contrário! Afinal, somos conhecidos pela nossa resiliência e determinação. Bem como, somos um dos povos mais engajados em causas sociais de todo o mundo, sejam elas de cunho ambiental, econômico ou educacional.

Logo, não é a toa, que projetos como o Teleton e Criança Esperança, por exemplo, são reconhecidos mundialmente. Assim como, arrecadam milhões em doações que ajudam a mudar a vida de muitas pessoas.

ONGs em Indaiatuba

Então, inspirados por esses movimentos daremos início a uma nova série de artigos muito especial por aqui! Através deles, vamos apresentar alguns projetos sociais da nossa região que você precisa conhecer. 

E para começar com o pé direito, neste texto falaremos sobre algumas ONGs em Indaiatuba. Vem com a gente!

Aproveite para ler nosso artigo: As vantagens de morar em Indaiatuba

 

ABRAz 

Abrindo a nossa lista de ONGs em Indaiatuba, temos a ABRAz, que é voltada para a conscientização e atendimento de pessoas com Alzheimer. 

Originalmente, ela foi fundada em 1991 em São Paulo, mas foi somente em 2004 que o município passou a abrigar uma unidade sub-reginal da instituição. No local, são realizadas ações com intuito de promover a qualidade de vida dos pacientes, cuidadores e familiares assistidos, tais como: 

  • Palestras com temas relacionados ao Alzheimer;
  • Grupo de apoio emocional e psicológico; 
  • Campanhas informativas sobre o diagnóstico e aspectos cotidianos da doença e outros tipos de demência; 
  • Entre outras.
ABRAz (Fonte: Facebook da ABRAz)
ABRAz (Fonte: Facebook da ABRAz)

 

Para contribuir com as atividades da ABRAz é bem simples. Já que, você pode participar dos eventos citados acima e compartilharas publicações deles em suas redes sociais. Dessa forma, você ajuda tornar a ONG mais conhecida e informa as pessoas acerca do Alzheimer e de como ele afeta a vida de milhares de famílias no país.

Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé (Associação Paulista de Medicina – APM), 799 – Colinas de Indaiatuba, Indaiatuba/SP

Telefone: (19) 3875-5779

Site: https://abraz.org.br/ 

Instagram: www.instagram.com/abrazindaiatuba/ 

Facebook: www.facebook.com/abrazindaiatuba/ 

Instituto Gabriel

Continuando a nossa lista de ONGs em Indaiatuba que você precisa conhecer, temos o Instituto Gabriel.  

Ele foi fundado em 2000 e incentiva a doação de órgãos e tecidos. A ideia do projeto surgiu após o falecimento da filha do casal Maria Inês e Valdir de Carvalho, que nasceu com anencefalia e não pode ter seus órgãos doados devido a essa condição. 

A partir deste acontecimento, os pais da criança empenharam-se na luta de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Visto que, o número de pacientes esperando na fila por um transplante é enorme, chegando a quase 50 mil só em 2020.

Conversamos com Bruno Cesar, gestor do Instituto Gabriel, para saber mais detalhes sobre a ONG e como podemos ajudá-los. Confira a seguir: 

Segundo Bruno, a instituição também trabalha com campanhas e palestras de prevenção de doenças crônicas e incetiva a doação de sangue e medula óssea. Há também, o projeto “Embaixador da Chama”, cujo objetivo é informar a população sobre a doação de órgãos no país e contribuir para o aumento no número de doadores através de uma plataforma de EAD.

A organização ainda foi responsável pela criação de um cadastro nacional de voluntários para doação de órgãos. Por ele, as pessoas podem se declarar doadoras em vida sem a influência da família, como acontece em países desenvolvidos. 

Instituto Gabriel (Fonte: Facebook do Instituto Gabriel)
Instituto Gabriel (Fonte: Facebook do Instituto Gabriel)

 

PL Tatiane

Além disso, eles apoiam a PL Tatiane, que tem o intuito de incluir a temática da doação de órgãos na matriz curricular do país. Dessa maneira, as pessoas teriam acesso às informações sobre o assunto com mais facilidade e ele se tornaria muito mais popular no país.

Inclusive, você pode votar neste projeto de lei por aqui: Apoie a PL Tatiane

Se você se inspirou com a história do Instituto Gabriel e tem interesse em ajudá-los, existem várias formas de fazer isso. Tais como: 

  • Seja um anjo apoiador contribuindo uma quantia mensal pelo site;
  • Doe suas notas fiscais, válido somente para o estado de São Paulo;
  • Faça parte do CNVDO (Cadastro Nacional Voluntário de Doadores de Órgãos);
  • Acompanhe e compartilhe as publicações das redes sociais, para que mais pessoas conheçam o projeto;
  • E, claro, seja um doador de órgãos e avise a sua família sobre essa decisão, pois ela pode salvar a vida de muitas pessoas! 

Endereço: Rua dos Andradas, 969 – Cidade Nova I, Indaiatuba/SP

Telefone: (19) 3801-2047 ou (19) 998700-0466

Site: https://gabriel.org.br

Instagram: www.instagram.com/instituto.gabriel

Facebook: www.facebook.com/INSTITUTOGABRIELOFICIAL 

Casa da Providência

Fundada em 1994, a Casa da Providência é uma das ONGs em Indaiatuba que não poderia faltar na nossa lista.

A organização presta assistência a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através de projetos educacionais. Entre algumas das atividades realizadas por eles temos: 

  •  Aulas de artes;
  • Oficinas culturais;
  • Grupos de apoio psicológico; 
  • Atividades lúdicas; 
  • Orientações para as famílias atendidas;
  • E muito mais! 

Atualmente, a Casa da Providência possui 08 unidades espalhadas pela cidade. Cada uma delas atua em uma atividade específica, sendo:

  • Quatro unidades de creche;
  • Um colégio comunitário;
  • Uma oficina voltada para o acompanhamento de mães carentes e confecção de enxovais;
  • Uma panificadora com cursos gratuitos da área;
  • E um centro de atendimento para crianças e adolescentes. 

Todas as creches gerenciadas pela ONG contam com o apoio financeiro da Prefeitura de Indaiatuba para manterem as portas abertas. Contudo, as demais unidades precisam do auxílio de eventos e doações da população para tal. 

Logo, você pode contribuir com a instituição através do trabalho voluntário, participando dos bazares e atividades gastronômicas promovidas por eles e realizando doações em dinheiro ou de mantimentos. 

Endereço: Rua Treze de Maio, 1.110 – Cidade Nova I, Indaiatuba/SP

Telefone: (19) 3875-7097, (19) 3894-1359 ou (19) 97161-7518

Site: http://casadaprovidencia.org.br/ 

Facebook: www.facebook.com/Casa-da-Provid%C3%AAncia-695846427190071 

Anjos de Patas

Não poderíamos deixar a Anjos de Patas de fora na nossa lista de ONGs em Indaiatuba. Uma vez que, ela é referência na cidade quando o assunto é proteção animal. 

A instituição é responsável pelo resgate de cães e gatos abandonados ou em situações de vulnerabilidade, como maus tratos, por exemplo. Bem como, atua no processo de tratamento médico e encaminhamento para adoção responsável dos bichinhos. 

O trabalho da Anjos de Patas e de outras ONGs em Indaiatuba deste segmento é extremamente relevante, especialmente durante a pandemia. Visto que, o número de animais abandonados bateu recorde nos últimos meses 😭 em todo o país e isso pode agravar questões de saúde pública, como a transmissão de doenças.

Anjos de Patas (Fonte: Polen.com.br)
Anjos de Patas (Fonte: Polen.com.br)


Contudo, a organização está enfrentando problemas financeiros atualmente. Pois, não conta com nenhum patrocínio ou apoio de entidades privadas para continuar funcionado. Sendo assim, ela vive exclusivamente da doação de moradores de Indaiatuba que acreditam no serviço prestado pelos voluntários.

Em vista de tudo isso, fica ainda mais evidente a importância deste projeto é para Indaiatuba. Afinal, os animais tratados por eles também merecem um  lar com muito amor e carinho, assim como o nosso. 

Portanto, se você ficou interessado e quer colaborar com a instituição, pode fazer isso através do trabalho voluntário no canil ou com doações. Ou se preferir, diga não a compra de animais de estimação e adote um bichinho.

Telefone: (19) 99286-7723 

Instagram: www.instagram.com/anjosdepatasindaiatuba/ 

Facebook: www.facebook.com/anjosdepatasindaiatubasp/ 

Bolha de Sabão 

Para finalizar este artigo não poderíamos deixar de mencionar a Bolha de Sabão. 

Da mesma forma como outras ONGs em Indaiatuba, ela também atende o público infantil que está em situação de vulnerabilidade ou risco. Assim como, luta para garantir que os assistidos pela instituição tenham seus direitos preservados, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. 

No local, acontecem atividades sócio-educativas que visam estabelecer hábitos saudáveis na vida das crianças, incluindo a parte de alimentação e higiene. Tais como: 

  • Aulas de artesanato; 
  • Prática de atividades físicas, como: dança e Jiu-Jitsu;
  • Aulas de culinária; 
  • Diversas oficinas;
  • Entre outras.

Portanto, o serviço realizado pela instituição é fundamental para a formação de caráter e ética das pessoas atendidas. Além de que, ajuda a diminuir o número de crianças e adolescentes nas ruas, dando esperança e uma nova perspectiva de vida para os assistidos pela ONG.

Você pode contribuir com a Bolha de Sabão através de doações em dinheiro e de mantimentos ou se tornando um colaborador através do trabalho voluntário. Para isso, acesse o site abaixo ou envie um e-mail para administrativo@bolhadesabao.org.com.br informando o seu interesse em participar do projeto. 

Endereço: Rua José da Silva Maciel, 217 – Morada do Sol, Indaiatuba/SP

Telefone: (19) 3935-4302

Site: https://ongbolhadesabao.com.br/ 

Facebook: www.facebook.com/ong.bolha.d.sabao/ 

 

Também sabemos que, além das que mencionamos, existem muitas outras ONGs em Indaiatuba que fazem um serviço lindo e mudam a vida de muitas pessoas. Você pode conhecê-las acessando o site da Prefeitura por aqui: Portal do Terceiro Setor.  

Mas, agora conta pra gente: você participou de algum trabalho voluntário? 

Se sim, compartilhe a sua experiência conosco e indique uma ONG da nossa região para aparecer no próximo artigo desta série. 

Esperamos que esse conteúdo te inspire a praticar o bem e nos vemos na próxima semana! 😉👋 

 

Todas as informações presentes neste artigo foram retiradas das redes sociais e sites das ONGs mencionadas. Da mesma forma, como o site da Prefeitura de Indaiatuba e relato de voluntários dos projetos também foram utilizados como fontes de pesquisa.

Morar em Indaiatuba SP