Com o passar do tempo, vamos nos aprofundando em temas específicos, seja em estudos ou no trabalho, não podendo assim, ter conhecimento em todas as áreas. Pensando nisso, a assessoria imobiliária Silvana Carvalho listou algumas dicas rápidas e importantes que você precisa saber na hora de alugar um imóvel.
1. Quais informações são importantes no contrato de aluguel?
É importante ressaltar que não há uma regra geral, porém, algumas informações são fundamentais, como dados pessoais do inquilino e locador, descrição do imóvel, duração e valor do aluguel, além de informar quem pagará encargos do imóvel como IPTU, condomínio entre outros.
2. Quais são minhas principais responsabilidades como inquilino?
Realizar corretamente o pagamento das parcelas do aluguel e manter o imóvel em boas condições para fazer a devolução em ordem no término do contrato. Em outras palavras, qualquer dano que ocorrer enquanto você mora no imóvel, é de responsabilidade do inquilino reparar e avisar o proprietário – exceto em danos ocorridos por causas naturais.
3. O inquilino pode sair do imóvel antes do término do contrato?
Pode, porém o inquilino deve estar ciente de que terá que pagar a multa prevista no contrato. Por isso é importante averiguar o valor da multa e saber que quanto mais cedo sair, maior deverá ser a multa
4. Quem deve pagar o IPTU do imóvel?
Pela lei, é determinado que o IPTU seja pago por quem está morando no imóvel, bem como os gastos de condomínio. No entanto, é válido lembrar que questões, como por exemplo, o conserto de um elevador, deverá ser pago pelo proprietário.
5. Reajuste e revisão do aluguel são a mesma coisa?
O reajuste do aluguel é a atualização feita no valor do aluguel ocorrido todos os anos – aumentando de acordo com o que foi previsto no contrato. Já a revisão acontece quando a mudança do aluguel – seja para mais ou para menos – é feita por uma decisão entre inquilino e locador.
6. Como é feita a reforma do imóvel alugado?
A reforma pode ser feita pelo inquilino, desde que peça autorização para o proprietário visando realizar as mudanças desejadas
Com essas informações, você terá uma maior segurança quando for alugar um imóvel, exigindo seus direitos antes de assinar o contrato, além de saber também suas devidas responsabilidades.
Para não ter tanta preocupação na hora da locação e tirar todas as suas dúvidas de formas simples e prática, entre em contato com nossos profissionais agora mesmo!
- Artigo Anterior Por que se atentar à averbação de imóvel?
- Próximo Artigo Vale a pena morar no Interior Paulista?