• Home
  • A Imobiliária
  • Blog
  • Área do Cliente
  • Encontre Meu Imóvel
  • Anunciar Imóvel
  • Trabalhe conosco
  • Contato
  • Idioma:
  • UNIDADE ITU
    (11) 2222-2868
  • UNIDADE INDAIATUBA
    (19) 3500-6662
  • PLANTÃO DE VENDAS:
    (11) 98890-6361
  • CENTRAL DE ATENDIMENTO | LOCAÇÃO E ADM DE IMÓVEIS (11) 98182-1557
Plantão telefônico aos sábados, domingos e feriados: VENDAS: (11) 93619-4152 Vendas
     (11) 98687-0110 Locação     
Imobiliária em Itu - Silvana Carvalho
(11) 2222-2868 ITU
(19) 3500-6662 INDAIATUBA
Indique e Ganhe Blog Favoritos Anuncie seu Imóvel Área do Cliente

Início » Blog » Certificado digital: descubra quais são as vantagens

Cookies Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no site. Ao navegar no site, você concorda com tal funcionalidade.
Certificado digital
26 out 2021

Certificado digital: descubra quais são as vantagens

Escrito por Ana Gabriela Carvalho
Ana Gabriela Carvalho
Mercado imobiliário

No texto de hoje, falaremos sobre um assunto que tem ganhado cada vez mais relevância no mercado imobiliário: o certificado digital. 

Por meio desta ferramenta, é possível realizar a assinatura eletrônica com validade jurídica de diversos documentos. Tudo isso, sem precisar sair de onde você está!

Ou seja, o uso deste recurso no mercado imobiliário tende a agilizar bastante as transações de compra, venda e locação de imóveis. Visto que, os envolvidos na negociação não precisam se deslocar até o cartório ou imobiliária para fazer a assinatura do contrato.

Inclusive, já escrevemos um artigo que fala sobre o uso do contrato digital para locação. Você pode acessá-lo por aqui: Como funciona o contrato digital?

Por essa razão, o número de pessoas que estão aderindo ao uso do certificado digital está crescendo bastante nos últimos anos. Contudo, como essa tecnologia é relativamente nova no país, muitas pessoas ainda não sabem da sua existência ou tem dúvidas sobre ela. 

Pensando nisso, neste artigo apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre o certificado digital. Assim, quando você for negociar um imóvel conosco, já vai saber como utilizar essa ferramenta. 

O que é o certificado digital?

Considerado um documento de extrema importância no mundo atual, o certificado digital funciona como a identidade de uma pessoa, seja ela física ou jurídica. 

É nele que ficam armazenados dados como: nome completo, endereço, CPF/CNPJ, RG e e-mail. Essas informações são autenticadas e garantem ao seu detentor o direito de assinar quaisquer documentos de forma eletrônica.

Atualmente, existem diversas categorias de certificados digitais disponíveis no país. Entre os principais temos: 

Tipo A: é o mais comum de todos e pode ser usado para certificar a veracidade de qualquer documento. Geralmente, tem um ano de validade, mas pode ser renovado após esse período. 

Tipo S: oferece mais segurança e sigilo nas assinaturas digitais. Visto que, criptografa os dados contidos no documento e somente pessoas autorizadas podem acessá-lo livremente. 

Tipo T: conhecido também como “Carimbo de Tempo”, este certificado digital funciona como um atestado de existência de um documento. Pois, constata com exatidão a data e horário em que assinatura do documento ocorreu, com o intuito de impedir qualquer tentativa de fraude ou alteração do mesmo. 

Ele também conta com participação de um profissional do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) no processo de validação das informações e assinatura. O que garante ainda mais segurança para a transação. 

Além destes modelos de certificados, há muitos outros podem ser utilizados em diversas situações. Tudo vai depender do nível de certificação que a sua atividade demanda. 

As vantagens de usar o certificado digital 

Agora que apresentamos o que é e os principais tipos de certificados digitais, é hora de saber as vantagens de usá-lo. Confira abaixo uma lista dos destaques: 

Tem validade jurídica!

Como dissemos antes, a grande vantagem do certificado digital é que ele possui valor jurídico. Ou seja, ele tem a mesma validade que um documento físico, como um RG ou CNPJ, por exemplo.

Sendo assim, se você precisar realizar qualquer transação online que necessite confirmar a autenticidade das suas informações, pode utilizá-lo para tal. 

A lista de serviços que permitem o uso do certificado digital é extensa. Mas, entre os mais comuns temos: assinatura de contratos, acesso a serviços bancários, emissão de notas fiscais, criação de procurações, entre outros.

Privacidade e segurança

Com o avanço da tecnologia, os desenvolvedores de serviços digitais tem se preocupado bastante com a segurança dos seus usuários. Logo, isso não seria diferente o certificado digital.

Por isso, ele recorre à criptografia de dados para oferecer ainda mais tranquilidade as pessoas que usam esta ferramenta. Em outras palavras, todas as informações presentes no certificado digital passam por um processo rigoroso processo de codificação, que ajudam manter a integridade e sigilo destes dados. 

Além disso, a utilização da criptografia no certificado digital anula as chances de fraudes ou vazamento de informações acontecerem. Uma vez que, esse recurso restringe o acesso ao documento apenas para pessoas autorizadas.

Leia também: 

  • Quais fatores podem atrapalhar a compra de um imóvel?
  • Por que comprar um imóvel com o Grupo Silvana Carvalho? 

Otimização de tempo

Outro grande benefício do certificado digital, é que ele possibilita que muitos processos jurídicos corram com mais agilidade. Assim, procedimentos que antigamente demoravam meses para serem finalizados, hoje acontecem em poucos dias ou até horas, dependendo da complexidade do mesmo. 

Fora isso, ele ainda permite que as pessoas tenham mais mobilidade para resolverem tais atividades. Posto que, não é mais necessário se deslocar até órgãos públicos para sanar essas questões. Já que, na maioria das vezes, elas podem ser resolvidas por meio de conferências online mediante o certificado digital.

Dessa forma, se você é uma pessoa com uma rotina intensa de trabalho, o certificado digital pode facilitar bastante o seu dia a dia.  

Diminuição de gastos 

Por ser um serviço digital, o certificado digital ainda promove uma redução de custos significativa envolvendo a sua documentação. 

Isso acontece, porque com ele possível realizar o envio destas informações pela internet com muita segurança e rapidez. O que evita gastos desnecessários relacionados a impressões, reconhecimento de firma em cartório, entre outros. 

Além de que, a longo prazo esse tipo de ação é muito positiva para o meio ambiente. Pois, ela viabiliza uma cadeia de processos mais sustentável, ágil e organizada. Isto é, sem desperdício de recursos naturais que estão ficando escassos e aumentam os custos de alguns serviços atualmente. 

Agora ficou claro porque tantas pessoas estão aderindo a este serviço, não é mesmo?! Então, confira a seguir o passo a passo de como solicitar o seu certificado digital. 

Como fazer o certificado digital? 

Ao contrário do que muitos pensam, solicitar a emissão de um certificado digital não é tão difícil. Na realidade, é até um processo bem rápido e fácil! 

Primeiramente, é preciso contatar uma Autoridade Certificadora (AC) para dar entrada no seu certificado digital. Isto é, uma instituição credenciada pelo ICP-Brasil e ITI, que detêm a autorização necessária para realizar este procedimento. 

No site do ITI, você encontra uma lista com todas as unidades certificadoras do país. Basta acessá-lo aqui.

Somente após isso, é que você escolherá o tipo de certificado digital que melhor atende as suas necessidades. Neste momento, sob a orientação da AC, você será direcionado para uma AR (Autoridade de Registro), onde terá o auxílio de profissionais da área para tirar as suas dúvidas sobre o certificado escolhido e dar continuidade a sua solicitação. 

Dada a entrada deste processo, você deverá pagar a taxa pela solicitação do certificado escolhido. Os preços variam conforme a modalidade escolhida, mas atualmente os valores giram em torno de R$ 103,00 a R$ 253,00. 

Com o pagamento efetuado, é hora de entregar os documentos e comprovantes na Autoridade de Registro. Isso é feito através de uma breve reunião, onde eles irão confirmar a autenticidade das suas informações para finalizar a emissão do certificado digital. 

Depois das confirmações, se não houver nenhuma divergência de dados, o certificado ficará disponível para utilização no mesmo dia. Super rápido, né?! 

Agora que você descobriu como é feita a solicitação de um certificado digital, é importante que você saiba que ele possui prazo de validade. Logo, de acordo com a categoria escolhida é necessário renová-lo de tempos em tempos.

Por isso, atente-se a essa informação durante a emissão do seu certificado. E, em caso de dúvidas, consulte o site a Autoridade Certificadora responsável, onde é possível consultar esse e outros detalhes deste documento. 

Certificado digital: vale a pena?

Dado as informações apresentadas, fica evidente que o mercado de documentações nunca mais será o mesmo depois do certificado digital. Não é a toa, que ele tem se popularizado cada vez mais. 

Então, para não ficar para trás, recomendamos a todos que invistam neste serviço para facilitar a realização de tarefas do dia a dia. Pois, ele não só agiliza bastante a negociação de um imóvel, como também oferece várias facilidades para quem não pode perder tempo com burocracia.

Mas agora diz aí, depois de descobrir tudo o que precisava saber sobre o certificado digital, quando você pretende fazer o seu? Conta pra gente nos comentários!

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre esse tema e nos vemos no próximo post! 👋😉 

assinatura digital assinatura eletrônica certificado digital comprar imovel contrato de aluguel contrato de compra e venda contrato de locação contrato digital documento digital vantagens do certificado digital vender imóvel
  •   Artigo Anterior O que Fazer em Salto, Interior de São Paulo: Um Guia Completo da Estância Turística
  • Próximo Artigo   Condomínios com Quadra de Tênis: Terras de São José e Fazenda Boa Vista – Imóveis de Alto Padrão em Itu
Ana Gabriela Carvalho
Ana Gabriela Carvalho

Diretora da Imobiliária Silvana Carvalho - Líder no mercado imobiliário de luxo em SP. 18 anos de experiência, administradora & corretora, mãe, criativa e movida a transformar dados em histórias que vendem

  • Populares

  • Recentes

  • Os 6 melhores condomínios de alto padrão do interior de São Paulo! 15 de março de 2019
  • Direito de preferência do locatário: como funciona? 20 de maio de 2024
  • lista de condomínios em Indaiatuba
    Lista de condomínios em Indaiatuba 29 de outubro de 2020
  • Melhores restaurantes de Itu
    Os 10 melhores restaurantes de Itu 12 de novembro de 2020
  • O que Fazer em Salto, Interior de São Paulo: Um Guia Completo da Estância Turística 29 de setembro de 2025
  • Condomínios com Quadra de Tênis: Terras de São José e Fazenda Boa Vista – Imóveis de Alto Padrão em Itu 11 de setembro de 2025
  • Sou o proprietário. Posso vender o imóvel que está alugado? 4 de setembro de 2025
  • O Custo de Vida no Interior – Descubra o custo de vida em Indaiatuba 28 de agosto de 2025
  • Categorias

    • Alugar imóvel 26
    • Arquitetura e Decoração 32
    • Comprar imóvel 35
    • Condomínio em Itu 16
    • Condomínio em Salto 5
    • Condomínios em Indaiatuba 3
    • Congresso Silvana Carvalho 1
    • Corretores 5
    • Dicas e tendências 43
    • Entretenimento 1
    • Esportes 2
    • Hobbies e Atividades 4
    • Indaiatuba e Região 33
    • Institucional 1
    • Interior paulista 49
    • Itu/SP 40
    • Itupeva e Região 3
    • Jurídico 17
    • Mercado imobiliário 83
    • Qualidade de Vida 4
    • Salto/SP 10
    • Sem categoria 19
    • Vender imóvel 27

    Compartilhe:

    Facebook
    Twitter
    Linkedin
    WhatsApp
    Obter um Link
    Link copiado.

    Enviando

    RECEBA NOVIDADES

    Insira seu email abaixo para receber novidades da Silvana Carvalho

    CADASTRAR Por favor, preencha este campo.

    Área do Cliente

    QUERO ALUGAR

    Residencial

    Alto Padrão

    Encontre Meu Imóvel

    QUERO COMPRAR

    Residencial

    Alto Padrão

    Encontre Meu Imóvel

    ÁREA DO CLIENTE

    Aplicativo de Locação

    2ª Via de Boleto

    Extrato Proprietário

    INSTITUCIONAL

    A Imobiliária

    Trabalhe conosco

    Contato

    Silvana Carvalho

    Unidade Vendas Itu

    R. Quinze de Novembro, 39
    Centro, Itu - SP, CEP 13300-014, Brasil

    (11) 2222-2868
    (11) 98687-0110

    Unidade Locação Itu

    R. Hélio Tomba, 68
    Novo Centro, Itu - SP, CEP 13303-542, Brasil

    (11) 2222- 2864

    Unidade Vendas & Locação Indaiatuba

    R. das Primaveras, 1050 - Loja 12 (Parque Mall)
    Jardim Pompeia, Indaiatuba - SP CEP 13345-020, Brasil

    (19) 3500-6662

    Imobiliária em Itu - Silvana Carvalho

    Atuamos desde 2006 no Mercado Imobiliário de Itu e região. Somos uma imobiliária em transformação digital e entendemos que o processo humanizado aliado às inovações tecnológicas levam aos nossos clientes um atendimento de qualidade, que é a nossa prioridade. Conhecemos e amamos o interior de São Paulo, por isso um dos nossos objetivos é proporcionar a você e sua família as melhores experiências com as cidades.

    Silvana Carvalho. CRECI 19.404-J © 2025
    Política de privacidade

    Atendimento por Whatsapp

    Por gentileza preencha os dados abaixo para iniciarmos a conversa:

    Por favor, preencha este campo.
    Por favor, preencha este campo.
    Campo obrigatório.
    Por favor, selecione uma opção.
    Iniciar Atendimento
    • Venda
    • Locação