Bruno Silva

Falamos anteriormente sobre alguns pontos que tornam Indaiatuba uma das melhores cidades para se viver no interior paulista, como sua infraestrutura impecável de lazer, cultura e segurança. Hoje, iremos abordar um outro pilar de suma importância para que a cidade se mantenha como referência em qualidade de vida: o investimento no ensino público de qualidade.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Atualmente, Indaiatuba conta com um total de 30 escolas municipais de ensino básico (EMEB) e 38 creches municipais espalhadas por diferentes regiões da cidade. Dentre elas, uma unidade escolar é focada no ensino para crianças com necessidades especiais, a APAE, que oferece todo o suporte necessário para que estes alunos possam se desenvolver da melhor forma dentro de suas limitações individuais em um ambiente dedicado.

ensino público
Alunos do ensino público de Indaiatuba.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Escolas de Período Integral

Além das escolas regulares, Indaiatuba investe também na Educação Integral em 6 unidades, onde os alunos participam de diversas atividades extracurriculares que visam o reforço da aprendizagem e o desenvolvimento da cidadania dos pequenos. 

Nestas unidades, com o horário de aula sendo das 7h às 16h, são disponibilizadas 4 refeições completas para os alunos, além de um momento dedicado ao relaxamento antes do inícios das atividades no período oposto às aulas regulares.

Dessa forma, os estudantes podem descobrir novas paixões através da introdução aos esportes e atividades físicas, bem como desenvolver habilidades que os auxiliem em diferentes áreas da vida.

ensino público
Alunos do ensino público integral durante aula de Judô.

 

ensino público
Alunos do ensino público integral em atividades extracurriculares.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Educação Inclusiva

Em 1997, com a mudança nas políticas públicas municipais, foi elaborado o programa PAEE – Programa de Apoio à Educação Especial, que atendia os alunos com necessidades especiais em grupos de 15 estudantes, divididos por faixa etária, nível de escolaridade e tipo de deficiência. 

Foi em 2005 que a Secretaria Municipal de Educação tomou frente da Educação Inclusiva e passou a incluir os profissionais especializados dentro das unidades de ensino regulares, possibilitando a integração destes alunos nas salas de aula da rede municipal de ensino.

Com um plano de ensino diferenciado, suporte pedagógico especial e apoio terapêutico, os estudantes são inseridos no ensino público regular com toda a infraestrutura necessária para se desenvolverem ao máximo dentro de suas limitações. Salas de recursos multifuncionais e espaços desenvolvidos com uma estrutura adaptada, auxiliam e complementam o aprendizado dos discentes.

ensino público
Alunos do ensino público de Indaiatuba.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Indaiatuba é sem dúvidas referência quando falamos de ensino público de qualidade no interior de São Paulo, com investimentos constantes da gestão local na modernização e manutenção das unidades escolares.

A continuidade de um padrão de excelência no ensino local garante à cidade a evolução constante do intelecto e cidadania dos moradores. Quer conhecer mais sobre os pontos fortes que fazem de Indaiatuba uma excelente escolha para morar? Confira nosso artigo sobre os projetos esportivos disponibilizados pela Prefeitura.

Bruno Silva

Assistente de Marketing do Grupo Silvana Carvalho