As atividades para o turismo no interior de São Paulo não param de crescer com o passar dos anos. Visto que, o interior paulista é repleto de belezas naturais e pontos turísticos que contam muitas histórias e atraem a atenção de milhares de visitantes.
Então, selecionamos uma lista de lugares incríveis para você conhecer no interior paulista. Com foco nas cidades de Itu, Indaiatuba e Salto.
Turismo em Itu
Itu é uma das cidades mais antigas do interior paulista, já que a sua fundação aconteceu em 1610. Com o passar do tempo, o município cresceu e se desenvolveu, mas nunca deixou a sua essência de lado.
Pois, ao andar pelas ruas é possível captar as memórias da cidade está presente em todos os cantos. Seja através da arquitetura dos prédios e residências do Centro Histórico ou pelos monumentos espalhados pela cidade. Por isso, confira abaixo uma lista com diversas atrações para você conhecer quando visitar a cidade.
Além disso, tem a fama de ser a “cidade onde tudo é grande”! Um dos responsáveis por esta reputação é o humorista Simplício que participava do “A Praça da Alegria” na extinta TV Tupi.
Igreja da Nossa Senhora da Candelária – Matriz
Localizada no coração da cidade, a igreja de Nossa Senhora da Candelária é um dos principais cartões postais da cidade.
A arquitetura do local é composta por elementos dos estilos Barroco e Rococó, que eram constantemente usados nos anos de 1780, época em que a igreja foi inaugurada. Além disso, a igreja também abriga um rico acervo de pinturas e esculturas, que contam a trajetória de Jesus Cristo.

Logo, a igreja da Matriz é uma parada obrigatória para quem ama história e arquitetura.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Construída em 1777, a Igreja do Carmo está situada no Centro da cidade, a poucos metros de distância da Igreja da Matriz. O espaço abriga uma arquitetura barroca repleta de ornamentos e pinturas, sendo que algumas são de autoria do Padre Jesuíno do Monte Carmelo.
Antigamente, o local funcionava com um convento e era voltado para formação de novos sacerdotes. Mas, atualmente, a igreja só fica aberta nos horários das missas, que acontecem diariamente às 18:00.
De qualquer forma, vale muito a pena visitar o local para apreciar as obras e conhecer sobre a sua história.
Praça da Matriz
Situada em frente à Igreja da Matriz, esta praça é tradicionalmente conhecida devido ao semáforo e orelhão gigantes da cidade. Portanto, ela costuma ser muito frequentada por turistas, que fazem fila para fotografar estes itens.

Também é possível encontrar diversos comércios no entorno dessa praça, tais como lojas de lembrancinhas, bancas de revistas e lanchonetes. Então, se você busca por opções mais tradicionais de turismo no interior, essa é uma parada obrigatória.

Aproveite para ir nas lojas dos exageros para comprar um “Lembranção” de Itu!
Praça dos Exageros
Reinaugurada recentemente após uma revitalização, a Praça dos Exageros está localizada na Vila Padre Bento ao lado do Centro de Lazer Franco Montoro.
O local abriga um parque temático, que enaltece a fama de que tudo é grande em Itu. São diversas atrações grandonas, tais como: brinquedos, esculturas interativas, uma grande estátua em homenagem ao humorista Simplício, entre outros.

Além disso, a praça faz muito sucesso entre as crianças, pois conta com muito espaço para a realização de brincadeiras. Dessa forma, se você tem filhos e quer fazer um passeio tranquilo e divertido com eles, visite a Praça dos Exageros que funciona diariamente das 10:00 às 16:00.
Cidade da Criança
Fundado há mais de 30 anos, a Cidade da Criança é um parque voltado totalmente para o público infantil. Nele, crianças até os 10 anos de idade podem brincar o dia inteiro junto com os seus pais e familiares.
O espaço conta com diversos brinquedos e atrações. Tais como: coreto para apresentações infantis, escorregadores, balanços, banco de areia, casa na árvore e, também conta com uma lanchonete.

A Cidade da Criança funciona todos os dias das 08:00 da manhã até às 17:00 tarde. Diante disso, fica aqui o nosso convite para conhecer o local e brincar com a criançada.
Parque Geológico do Varvito
Situado no bairro Parque Nossa Senhora Candelária, o local abriga uma história muito rica sobre uma extensa era glacial que aconteceu há mais 280 milhões de anos. Por isso, não é à toa que o Parque do Varvito é considerado um dos monumentos geológicos mais importantes do Brasil.
Passeando pelo local é possível encontrar belezas naturais únicas, que encantam os olhos dos ituanos e de visitantes. Tais como: paredões de varvito, lagos, pequenas trilhas cercadas por muito verde e até uma pequena cachoeira.

O parque abre diariamente das 08:00 às 17:00, com exceção da segunda-feira. Logo, vale muito a pena adicioná-lo ao seu roteiro de visita.
Lá é ótimo para tirar lindas fotos!
Museu da Energia
Situado em um sobrado que foi construído em 1847, o Museu da Energia é um dos prédios mais bonitos da cidade. Antigamente, o local era lar da família Pacheco, que eram produtores de açúcar da cidade. Mas em 1908, ele abrigou os escritórios da Companhia Ituana de Força e Luz. Depois disso, em 1998, o prédio foi doado para a Fundação Energia e Saneamento, que iniciou as obras para abrigar o museu.
Hoje, o prédio conta com exposições que contam a história da eletricidade e a influência do uso dessa tecnologia ao longo de 100 anos. Bem como, apresenta aos visitantes a importância de contribuir para a economia de energia elétrica e a preservação do meio ambiente.

Além do mais, o museu também realiza excursões com as escolas da região. Assim, os professores podem desenvolver atividades com os alunos para ampliar seus conhecimentos acerca do tema e da cidade.
O horário de funcionamento do local é de terça-feira a domingo das 10 às 17, mas é preciso chegar um pouco mais cedo para comprar o ingresso. A bilheteria funciona até as 16:00 e o valor do ingresso é de R$4,00
Museu Republicano de Itu
O Museu Republicano de Itu é lar de um dos maiores marcos do interior paulista. Pois, foi onde aconteceu a Convenção de Itu.
Este evento ocorreu em 1873 e é marcado pela reunião de políticos e produtores de café, que discutiram sobre questões políticas da época. A partir desse encontro, deu-se origem ao Partido Republicano Paulista e Itu passou a ser conhecida como “Berço da República”.
Mas, o local não se restringe a contar apenas esse momento da nossa história. Ao andar pelos corredores e salas é possível aprender sobre a sociedade e ituanos que se destacaram durante esse período. Além de que, o espaço também conta com um lindo jardim e uma linda fachada de azulejos, que valem a pena serem fotografados.

Logo, se você ama atrações culturais, o Museu Republicano de Itu é a opção ideal e conta com entrada gratuita.
Fazenda do Chocolate
Situada na Estrada Parque no Km 90, a Fazenda do Chocolate é o destino de várias famílias e grupos de amigos aos finais de semana. Porque o espaço apresenta várias atrações que remetem a vida no campo, atraindo os visitantes que procuram por tranquilidade.
A fazenda funciona todos os dias, mas somente aos finais de semana é possível usufruir de toda a sua infraestrutura. Por exemplo, é possível realizar trilhas, passeios a cavalo e alimentar os animais da fazenda. Bem como, experimentar uma refeição deliciosa e caseira do restaurante local e comer o famoso chocolate da fazenda.
Desse modo, a Fazenda do Chocolate é o programa ideal para você que quer fazer algo em família em meio a natureza.
Turismo em Salto
Localizada a 6 quilômetros de distância de Itu, Salto possui uma história tão rica e encantadora quanto a sua vizinha. A cidade fazia parte do território de Itu, mas em 1968 passou a ser oficialmente reconhecida como município.
Inclusive, não chame a cidade de “Salto de Itu” na frente dos saltenses. 😋 Defendemos muito a independência da cidade!
Logo, a partir desse momento, Salto passou a prosperar imensamente e tem ficado cada vez mais conhecida. Tanto que, a cidade é reconhecida como estância turística pelo estado de São Paulo.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Mont Serrat
Situada no Centro de Salto, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Mont Serrat é considerada um dos monumentos mais bonitos de toda a cidade. A arquitetura do local é muito bonita e destaca-se devido aos grandes arcos e colunas, que são repletos de detalhes.

A igreja é aberta para visitações e realiza missas frequentemente. Dessa forma, se você gosta de frequentar igrejas ou estudar sobre arquitetura, vale muito a pena visitar o local.
Parque Rocha Moutonnée
Ocupando uma área de mais de 40.000 m², o Parque Rocha Moutonnée também conhecido como “Parque dos Dinossauros”. O local apresenta aos seus visitantes diversas informações sobre as eras geológicas e a evolução da vida no planeta. Sendo que, todas essas informações são expostas em meio a natureza e através de atividades.
Bem como, o espaço também conta com várias réplicas de dinossauros, que chamam a atenção das criança. Inclusive, conta com trilhas, lanchonete e uma loja de souvenirs com temática de dinossauros.

O Parque Rocha Moutonnée funciona de terça-feira a domingo das 8:30 às 16:30 e tem entrada gratuita.
Museu da Cidade de Salto – Ettore Liberalesso
O local, já foi palco de várias atividades e eventos, mas atualmente, concentra-se em contar a própria biografia da cidade.
Nele, é possível ter acesso a diversos objetos e documentos do século passado que fazem parte construção do munícipio. Ou seja, visitar o Museu da Cidade de Salto é uma verdadeira volta no tempo.
Ademais, em 2018 o museu recebeu o certificado do Cadastro Estadual de Museus (CEM – SP). Através desse certificado, a instituição faz parte de um grupo seleto de museus que estabelece e segue padrões do setor museológico. Portanto, é um museu com bastante relevância no estado.

O Museu da Cidade de Salto tem entrada gratuita e fica aberto de terça-feira a domingo das 9:00 às 17:00.
Memorial do Rio Tietê
A cidade de Salto conta com um memorial para o rio Tietê. Uma vez que, o rio corta toda a cidade e faz parte do cotidiano dos saltenses.
O local é um museu que conta toda a memória e curiosidades do rio Tietê, incluindo a sua importância para o estado de São Paulo. Visto que, o rio corta todo o estado de São Paulo e termina na divisa com Mato Grosso do Sul.
Paralelamente, o memorial tem uma atração chamada Ponte Pênsil, que foi construída em 1913 e tem 75 metros de extensão. Por meio desta ponte, é possível desfrutar de uma linda vista das quedas de água do rio.

O horário de funcionamento do Memorial do Rio Tietê é de terça-feira a domingo das 08:30 até as 16:30 e a entrada é gratuita.
Turismo em Indaiatuba
A fundação de Indaiatuba conversa diretamente com o “boom” do desenvolvimento econômico, comercial e industrial da região. Por isso, atualmente a cidade é considerada um dos polos econômicos mais relevantes do interior paulista.
Indaiatuba é uma cidade muito desenvolvida e se mantém em constante ascensão. Fato que a torna muito grandiosa e importante! Tanto que, diversas áreas da cidade prestam um tributo a essa história, com monumentos e atrações que cativam a todos.
Aproveite para conhecer os condomínios de Indaiatuba que temos consultores especializados na cidade.
Igreja de Nossa Senhora da Candelária
Com uma construção datada de 1830, a igreja de Nossa Senhora da Candelária marca o local onde se iniciou a cidade de Indaiatuba. Pois, foi ao redor dela que as primeiras residências urbanas foram construídas na cidade.
Mas, a importância do local não para por aí, posto que a igreja é um exemplo da arquitetura colonial da época. E, é uma das poucas construídas em taipa de pilão, cuja estrutura resistiu ao tempo no interior paulista.
Em fevereiro, o local recebe a tradicional Festa da Padroeira, que acontece a mais de 150 anos e reuni inúmeros fiéis. Por fim, a igreja permanece funcionando normalmente para missas, que acontecem em diversos horários da semana, para confira sua agenda aqui.
Parque Ecológico
Projetado em 1980 pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake, o Parque Ecológico tinha como propósito melhorar a qualidade vida dos habitantes da cidade. Logo, isto seria feito através de uma via que ligaria a zona rural com o centro urbano do município.
Entretanto, para aquela época o projeto era considerado ousado e quase não saiu do papel. Mas, após algumas modificações o projeto foi aprovado e as obras foram iniciadas.
Nos dias atuais, o Parque Ecológico atravessa 80% do território de Indaiatuba e conta com diversas atrações. Como, por exemplo: lagos, campos de futebol, quiosques, bosques, pista de skate, praça de eventos, teatro, parque temático infantil, equipamentos de ginástica para a pratica de exercícios físicos, ciclovia e muito mais! Sendo que, todas essas atrações ficam abertas para o público sem custo algum.

Aliás, o parque também conta uma área dedicada para as crianças, que é conhecida como o Parque da Criança. Este espaço conta com escorregadores em forma de animais, cachoeira com balde gigante, toboágua com escorregadores, quiosques para a realização de piquenique, sanitários, vestiários e playground. Para acessar esta área é preciso realizar um cadastro com no site da prefeitura.
Tenho certeza que você vai adorar esta vista!

Parque do Mirim
Construído em torno do rio Capivari-Mirim, o Parque do Mirim é a opção perfeita para você que gosta de caminhar e ter um contato mais próximo com a natureza.
O local foi projetado para promover a educação ambiental e importância dos recursos hídricos. Por isso, conta com painéis educativos que apresentam informações sobre a fauna e floral local e dicas para conservar o meio ambiente.
Também conta com uma vasta área verde, academia ao ar livre, playground, quadra de futebol society e de areia e quiosques para o convívio social, que são ideais para reunir a família e fazer um piquenique.

O parque abre todo dos dias das 07:00 às 18:00, sendo que aos domingos fecha às 16:00 e a entrada é gratuita.
Museu Ferroviário
Se você gosta de passeios históricos, então, o Museu Ferroviário é uma parada obrigatória!
Localizado em um complexo da antiga estação ferroviária da cidade, o espaço apresenta uma exposição permanente da Locomotiva n°10, de 1874. Essa locomotiva foi adquirida pelo imperador Dom Pedro II e tem grande valor para as lembranças das ferrovias no Brasil. Além dessa exposição, a instituição também conta com outros 400 itens relacionados a essa temática, que são expostos no local.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 12:00 / 14:00 às 18:00, sábado e domingo das 9:00 às 12:30.
Casarão Pau Preto
Com uma arquitetura baseada em taipa de pilão, muito comum no século 19, o Casarão Pau Preto funciona atualmente como museu municipal e biblioteca pública.
O acervo da instituição contempla objetos históricos do trabalho rural, doméstico e urbano do século passado. Mas, o local também é responsável por realizar exposições e diversas excursões de escolas da cidade, com a finalidade de contar a história de Indaiatuba. Além dessas atrações, o local também conta com um lindo bosque composto por mais de 100 árvores, incluindo um Jatobá centenário.

A instituição funciona de segunda a sábado das 9:00 às 17:00 e aos domingos das 8:00 as 12:00, enquanto que o bosque fica aberto das 13:00 até às 17:00. A entrada é gratuita.
Museu da Água
Inaugurado em 2016, o propósito do museu é promover a educação ambiental referente aos recursos hídricos. O espaço conta com uma infraestrutura moderna que une ciência, acervo histórico e tecnologia, para atrair a atenção dos visitantes.
As atividades oferecidas pelo museu incluem: exposições interativas, vídeos, jogos e trilhas em meio a Mata Atlântica. Portanto, ele é uma excelente opção para ser adicionada ao seu roteiro de turismo no interior de São Paulo.

O horário de funcionamento do Museu da Água é de segunda a sexta-feira das 08:00 às 16:00 e não abre aos sábados e domingos.
🧡
Somos suspeitos para dizer, porque amamos muito o interior paulista. Mas temos muitos lugares incríveis e que poucas pessoas sabem das tantas opções de passeios turísticos por aqui.
Conte pra gente, qual deles você já quer conhecer?
- Artigo Anterior Open House: Um Método Eficaz para Venda de Imóveis
- Próximo Artigo Itu ou Indaiatuba: Qual a melhor cidade para se Viver?