Neste artigo queremos falar com você, proprietário de imóveis para locação ou venda. Você já parou para pensar na importância de organizar a casa para receber a visita de um futuro comprador ou inquilino?
Provavelmente não! Pois, a maioria das pessoas não se atenta a esta tarefa, que é fundamental para despertar interesse pelo imóvel.
Por este motivo, ao longo deste texto vamos te ensinar como organizar a casa para estas visitas. Assim, você aumentará as chances da sua propriedade ser negociada. Confira nossas dicas:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Limpeza
Pode parecer óbvio falar isso, mas a limpeza é o primeiro passo para tornar o seu imóvel mais atraente. Afinal, ninguém gosta de ambientes empoeirados ou sujos.
Desta forma, sempre que um possível comprador ou inquilino for visitar a residência, invista em uma boa faxina no local. Isso vale tanto para os ambientes internos quanto externos do imóvel.
Em outras palavras, não se esqueça de:
- Tirar as folhas do jardim;
- Lavar banheiros e quintal;
- Manter a água da piscina cristalina;
- Lavar e guardar louças e utensílios domésticos;
- Varrer e passar pano em todo o imóvel.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para facilitar a realização destas tarefas, recomendamos que você peça a ajuda de familiares e amigos. Já que, com duas ou três pessoas participando, é possível dividir a limpeza por setores, agilizando todo o processo.
Porém, isso dependerá bastante do tamanho do imóvel e da disponibilidade das pessoas em contribuírem. Caso esta alternativa não dê certo, sugerimos ainda que você realize o serviço por conta própria ou contrate uma diarista para ajudar.
Leia também: 4 cuidados de limpeza para quem tem animais de estimação
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pequenos reparos
Este é um ponto recorrente em vários artigos por aqui. Todavia, é sempre bom relembrá-lo, pois ele faz toda diferença na organização da casa durante uma visita.
Dado que, a maioria das pessoas que negociam imóveis atualmente, querem concluir a transação para se mudar o rápido possível. Sem precisar realizar quaisquer manutenções no local.
Portanto, antes mesmo de anunciar o seu imóvel, faça uma revisão completa do mesmo e avalie pontos como:
- Pintura interna e externa;
- Funcionamento de portas, janelas, tomadas e interruptores;
- Estado de conservação de pisos;
- Se há algum vazamento ou entupimento na propriedade;
- Entre outros.
Posteriormente a análise destes elementos, faça os consertos necessários e libere as visitas do lugar. Assim, a venda ou locação do seu imóvel poderá ocorrer com muito mais facilidade!
Leia também: Como a manutenção residencial pode tornar sua casa mais segura
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Decoração
Este é outro ponto muito importante a ser considerado na hora de organizar a casa para visitas. Posto que, ambientes poluídos com muitas informações podem se tornar confusos para os visitantes.
Sendo assim, se for possível, mantenha a decoração do lugar simples e clean. Isto é, retire de vista objetos pessoais, artigos religiosos e esportivos, para tornar a ambientação mais impessoal e, até mesmo, preservar a sua privacidade.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, a decoração está ligada diretamente com questões emocionais de cada pessoa. Logo, ela pode influenciar, mesmo que minimamente, a decisão final de compra ou locação.
Portanto, preste bastante atenção a este ponto na hora de organizar a casa para visitas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Iluminação
Nos últimos anos, a iluminação dos ambientes se tornou um assunto com cada vez mais destaque no setor imobiliário e de construção. Não é à toa, que a procura por luzes de LED e projetos luminotécnicos cresceram tanto recentemente.
Visto que, a iluminação diz muito sobre a energia que o local transmite. Bem como, é um elemento que pode ser usado para evidenciar os diferenciais do imóvel na hora de comercializá-lo. Tais como: automação residencial, sistema de energia fotovoltaica, entre outros.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Diante disso, utilize as luzes como uma estratégia para manter os ambientes convidativos e alegres. Assim, quando as pessoas visitarem a sua residência, poderão criar um laço de identificação com a mesma.
Por isso, não se esqueça de acender todas as luzes do imóvel e manter as janelas abertas. Com o intuito de aproveitar a luz natural e contribuir com a circulação de ar.
Agora, seguiremos para o último tópico deste artigo!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cheiros
Antes de falarmos sobre a importância dos cheiros na organização de um imóvel, temos que te fazer uma pergunta. Você ouviu falar de marketing olfativo?
Esta é uma estratégia usada por diversas marcas para reforçar a sua imagem na mente dos consumidores. Mas, de forma subliminar e através de um cheio que estimule a lembrança da marca.
Um exemplo disso é a Melissa, que possui com uma fragrância própria de tutti-frutti. Sendo esta, uma das características mais famosas da marca e que conquista milhares de novos clientes todos os anos.
Desta forma, organizar a casa utilizando esta tática pode gerar resultados positivos para a negociação do imóvel. Visto que, ela ajuda a causar uma boa primeira impressão.
Contudo, antes de sair por aí espirrando um aromatizador pelo imóvel, deixe as janelas e portas abertas para que o ar circule. Somente após isso, que recomendamos a utilização do perfume escolhido, que pode ser substituído por uma vela ou incenso.
Outra recomendação que deixamos aqui, é que você opte por aromas de caráter neutro. Uma vez que, eles tendem a agradar o olfato da maioria das pessoas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Venda ou alugue seu imóvel com nossos especialistas
Agora que você aprendeu como organizar a casa para visitas, que tal anunciar seu imóvel com a melhor imobiliária da região?
Contamos com consultores especializados nos principais condomínios de Itu, Indaiatuba e Salto e podemos te ajudar a negociar sua propriedade com muita rapidez e segurança! Preencha o formulário abaixo para falar conosco.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Artigo Anterior Open House: Um Método Eficaz para Venda de Imóveis
- Próximo Artigo Itu ou Indaiatuba: Qual a melhor cidade para se Viver?