Preço de imóveis: como calcular corretamente?
Maria Eduarda Silva dos Santos

Não é segredo para ninguém que o preço de imóveis é um fator decisivo na hora de fechar qualquer negociação. 

Afinal de contas, nenhuma das partes envolvidas quer sair no prejuízo. Ou seja, pagar mais do que o imóvel vale, no caso do comprador ou comercializá-lo abaixo do valor de mercado, quando falamos do vendedor.

Logo, é muito importante manter um preço justo pela propriedade, seja para venda ou locação. Pois, isso influencia bastante a quantidade de pessoas que terão interesse pelo seu imóvel e, consequentemente, as oportunidades de iniciar uma negociação.

Por essa razão, neste artigo falaremos sobre esse assunto. Assim, você entenderá a relevância de precificar corretamente o seu imóvel para garantir que ele seja vendido ou alugado com mais rapidez. Bem como, saberá porque é fundamental contar com o suporte de um consultor do ramo imobiliário para realizar essa tarefa. 

Comece procurando um corretor de imóveis 

Já mencionamos a importância do corretor de imóveis em vários textos por aqui. Mas, é sempre bom ressaltar que a participação deste profissional durante o processo de venda ou locação de um imóvel. 

Diante disso, antes de sair por aí anunciando a sua casa, procure um corretor de imóveis credenciado para fazer uma avaliação do local. Porque, somente ele pode precificar corretamente a sua propriedade, a fim de deixá-la com um valor justo e dentro do que é pedido pelo mercado.

Além de que, ele também conta com a experiência e contatos necessários para alavancar a divulgação da sua propriedade. Seja através de mídias e ações específicas ou pela parceria com outros profissionais do setor, que podem atrair clientes interessados. 

Mas, você pode estar se perguntando: se somente o consultor imobiliário pode chegar ao preço final dos imóveis, o que é considerado para fazer esse cálculo? É isso que vamos te mostrar logo abaixo, vem com a gente! 

Lei da oferta e demanda

O primeiro fator que interfere diretamente no preço de imóveis é a famosa lei da oferta e demanda. Que considera a quantidade de produtos disponíveis no mercado e o volume de pesquisas que o público realiza deles. Temos acesso à essas informações graças aos buscadores de informações online, como: portais imobiliários, Google e redes sociais.

Logo, a partir dessas informações, podemos saber se um imóvel com determinadas características em uma região específica é popular nas buscas ou não. Assim como, é possível entender o mercado para determinar se a propriedade será comercializada com mais facilidade ou não. 

Em outras palavras, isso significa que a probabilidade de negociação é muito maior entre imóveis que estão em regiões populares e consolidadas, mas que possuem poucos concorrentes ao seu redor. Contudo, nestes casos, os valores cobrados pelas propriedades devem estar estáveis e seguindo as perspectivas do mercado, para continuar gerando demanda. 

Lembrando que, esses dados variam muito de acordo com cada região e sofrem interferência de fatores externos, como: escassez de produtos e crises econômicas. Dessa forma, a experiência do corretor é indispensável para calcular de maneira assertiva o preço da sua casa ou terreno, com base em informações atuais do mercado. 

Localização e diferenciais influenciam o valor 

Muitas pessoas não sabem, mas estes detalhes são cruciais na hora de gerar o preço de imóveis. Uma vez que, quanto mais benefícios ele oferecer, mais caro costuma ser o valor da propriedade. 

Especialmente, quando falamos de construções residenciais que estão em regiões nobres de condomínios ou da cidade. Isto é, imóveis que ficam próximos a áreas verdes ou de lazer, que contam com vista para o pôr do Sol e ficam longe de muros. Visto que, esses locais são mais visados, pois proporcionam mais segurança e tranquilidade aos seus moradores.

Além disso, a proximidade com rodovias, estabelecimentos comerciais e o Centro também interfere na precificação. Dado que, esses elementos são fundamentais para garantir que o residente consiga manter a sua rotina normalmente. 

Por isso, é comum que o preço de imóveis variem em um mesmo bairro ou empreendimento. Porque, cada localidade apresenta um diferencial específico que afeta os valores locais.

Outro ponto que também interfere nesta questão, são os itens que compõem a infraestrutura da residência e fazem ela se destacar dos correntes. Ou seja, os chamados diferenciais do imóvel. Geralmente, são elementos que visam facilitar a rotina do morador ou que estão relacionados ao lazer do mesmo. Tais como: 

  • Quantidade de dormitórios e vagas de garagem; 
  • Armários planejados;
  • Quintal;
  • Piscina e SPA;
  • Espaço gourmet; 
  • Se a propriedade será negociada com mobília e decoração;
  • Ano de construção e estado de conservação;
  • E vários outros.

Portanto, se você está pensando em colocar o seu imóvel para vender ou alugar, saiba que estes fatores devem ser considerados na avaliação. 

Aliás, através dos artigos abaixo você pode conhecer os benefícios de comercializar o seu imóvel com as nossas equipes. Veja só: 

Perfil do futuro comprador ou inquilino

Essa é uma questão importantíssima na hora de determinar o preço de imóveis. Visto que, cada imóvel é muito diferente um do outro e foi projetado para atender necessidades distintas.

Sendo assim, entender o perfil do público para quem o imóvel foi feito é a chave para encontrar com mais facilidade o futuro comprador ou inquilino. Já que, através disso é possível despertar o interesse do mesmo com estratégias certeiras, com o intuito de direcioná-lo para visita e negociação.

Assim como, é possível apresentar as propriedades certas para cada tipo de cliente. Especialmente para aqueles que possuem dúvidas ou estão indecisos e tomam decisões com base em valores na hora de fechar um contrato. 

A partir disso, concluímos que chegar ao preço correto dos imóveis não é uma tarefa fácil e que deve ser feita por profissionais qualificados. Então, chegou a hora de avaliar o seu imóvel com nossos especialistas!

Contamos com equipes segmentadas de vendas e locação que podem realizar a avaliação da sua residência, seja para fins documentais ou comerciais. Com o propósito de negociá-la com rapidez, de forma segura e, o melhor de tudo, pelo preço adequado!

Fale conosco através da nossa Central de Atendimento no WhatsApp (11) 95836-0388 para saber mais detalhes ou deixe aqui o seu comentário que entramos em contato.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo e até a próxima semana! 👋