Quando você aluga imóvel residencial, uma das cláusulas do contrato será referente às condições de entrega do mesmo. Nessa cláusula, estará discriminado que o imóvel precisa ser entregue nas mesmas condições que estava ao ser alugado.
Isso significa que, se o imóvel tinha uma pintura nova, ele deverá ser pintado novamente para a entrega. Assim como os danos existentes no momento da locação não precisarão ser reparados.
Como provar o estado do imóvel antes do aluguel?
Essa cláusula do contrato de locação ajuda a proteger tanto o dono do imóvel quanto a pessoa que o está alugando. No entanto, se algumas medidas não forem tomadas, você pode acabar tendo dor de cabeça mais para frente.
A importância da vistoria de entrada
É por isso que a vistoria de entrada é tão importante ao alugar um imóvel. É nela que será listada e detalhada a condição do imóvel no momento da assinatura do contrato.
A vistoria é um documento que prova como estava a pintura, as portas, o piso e, até mesmo, os móveis do espaço no momento da locação. Ela será consultada quando você devolver o imóvel para que seja possível analisar se é preciso realizar reparos ou não.
Em outras palavras, a vistoria vai te proteger contra eventuais reformas que o proprietário exija. Isso se essas melhorias não tenham sido realizadas originalmente.
O que precisa constar na vistoria de entrada do imóvel
Como esse é um importante documento, é fundamental que a vistoria seja realizada por profissionais e antes de você pegar as chaves do imóvel.
Todo detalhe faz a diferença
Esse cuidado é recomendado, uma vez que pode haver algum dano que não esteja visível aos olhos. Um encanamento antigo e danificado, por exemplo, pode ser identificado apenas nesse momento.
Também é importante que a vistoria seja bastante minuciosa e aborde desde a pintura e móveis até as fechaduras e a parte hidráulica e elétrica do imóvel.
Outro ponto importante é que o documento final seja assinado tanto pelo locatário quanto pelo proprietário. Dessa forma, não haverá espaço para dúvidas de que uma das partes não estava ciente da condição do imóvel.
E se a vistoria acusar um problema grave?
Outra grande vantagem da vistoria é justamente que ela pode acusar algum problema que você não tinha notado.
É possível que o imóvel esteja com a fiação elétrica antiga, por exemplo, e você precise trocá-la para que o negócio comece a funcionar.
Nesses casos, cabe uma avaliação da parte de quem está alugando o imóvel.
Ainda assim vale a pena alugar?
Se for uma casa ou apartamento muito bom e as demais instalações alinharem com o que você precisa, pode valer a pena investir em algumas reformas.
Quando isso acontece, é possível negociar com o proprietário um desconto no aluguel pelas melhorias realizadas. Não deixe de registar esse acordo também em contrato. Além de guardar todas as notas de obras e de instalações realizadas por garantia.
- Artigo Anterior Por que se atentar à averbação de imóvel?
- Próximo Artigo Vale a pena morar no Interior Paulista?