Grupo Silvana Carvalho

Alguns fatores que podem influenciar no valor do seu imóvel, seja para venda ou para locação e  sempre há a possibilidade de negociação, principalmente com o mercado cada vez mais acirrado. Neste cenário há duas pessoas decidindo o valor, uma para mais e outra para menos e a conta tem que agradar as duas partes. Veja quais os principais pontos na hora de determinar o preço de venda do imóvel.

Comparando o imóvel com outros similares

Existem diferentes formas de obter um valor de referência, sendo a mais interessante a comparação. O preço é o maior atrativo: se for muito alto espantará os clientes, se for muito baixo irá despertar a desconfiança dele e ainda te dará um retorno abaixo do esperado. Por essa razão é válido procurar um imóvel semelhante ao seu que esteja à venda ou que tenha sido vendido a pouco tempo para comparar.

A pesquisa pode ser feita da maneira convencional (procurando nas ruas próximas), ou nos sites de vendas de imóveis e classificados dos jornais. Em ambos há preços de imóveis novos e usados que servirão como base para determinar o preço do seu imóvel, mas não é a única forma para chegar a este fim.

Quando fizer a comparação, tenha cuidado para ser o mais justo possível. Compare seu imóvel sem levar em conta o seu valor emocional nele. Ainda que a vontade de valorizá-lo pelo que ele representa para você seja grande, pense que outras pessoas procuram por um bom negócio e para eles, o imóvel ainda não tem valor emocional.

Faça a sua própria avaliação antes de consultar um profissional

Uma imobiliária como a Silvana Carvalho Imobiliária poderá auxiliar na avaliação oficial, que é indispensável nesse momento, contudo você pode fazer sua própria avaliação levando em conta o preço do terreno no bairro em que está localizado, o cálculo do valor de custo da construção (benfeitoria) e depois some os dois resultados.

Depois, para calcular o preço de custo da benfeitoria basta multiplicar a metragem do imóvel por algum dos índices aplicados no mercado. O CUB – Custo Unitário Básico é calculado pela Fundação Getúlio Vargas para o Sindicato da Construção (SindusconSP) e é o mais comum. Ainda há o Sinap, calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Se quiser, adicione o percentual que quer obter como lucro, os custos de comercialização e de marketing, que também compõem o valor do imóvel. Determine um percentual para o lucro conforme suas necessidades e preferências. Já o custo de comercialização varia entre 3,5% (novos) a 6% (usados). O custo do marketing pode ser de 6,5% ou superior.

Caraterísticas específicas a serem avaliadas

O valor da pesquisa e avaliação pode ainda não corresponder ao desejado, uma vez que existem outras referências que impactam no preço para mais ou menos.

Para mais

Se mobiliado

Tempo do imóvel (se menos de 5 anos)

Imóvel conservado

Proximidade ao comércio, hospitais, escolas e outros

Localização em terreno de esquina

Facilidade de trânsito (se está próximo de bairros centrais, se tem acesso rápido sem congestionamento, entre outros)

Proximidade ao transporte público

Região segura

  • Para Imóveis de Médio a Alto padrão o estilo/arquitetura do imóvel conta muito. Não basta o imóvel ser novo,  pois na maioria das vezes os imóveis mais procurados são os que tem estilo/arquitetura moderna.

Para menos

Imóvel residencial localizado em área predominantemente comercial

Taxa de condomínio elevada

Região insegura

Região com estética ruim

Distância muito grande do centro

Transporte público precário na região, entre outros.

Andar

Imóvel voltado para o sol a maior parte do tempo (face sul)

Andar mais baixo (primeiro ou segundo).

Neste site você pode fazer o cálculo da venda, levando em consideração alguns fatores e comparativos.

Tempo estimado para a venda

O tempo de venda é um dos indícios se a avaliação foi feita de maneira correta. Geralmente, a venda de um imóvel deve ser feita entre três e seis meses. Caso demore mais que isso, pode haver algum problema e algo precisa ser revisto. No mais, boa venda.

Resolvemos a sua dúvida? Deixe nos comentários a sua experiência com a avaliação ou venda do seu imóvel.

 

Confira como foi o 5º Congresso Silvana Carvalho
03 jan
Itu Mercado Imobiliário

Confira como foi o 5º Congresso Silvana Carvalho

O ano de 2019 já acabou, mas neste post ainda vamos falar um pouco sobre ele, pois foi um ano […]

leia mais
Contrato Digital para as locações de imóveis em Itu e região
28 out
Administração de imóveis Imóvel

Contrato Digital para as locações de imóveis em Itu e região

A Silvana Carvalho Assessoria Imobiliária é a única imobiliária em Itu com uma unidade exclusiva para Locação e Administração de […]

leia mais