Grupo Silvana Carvalho

A escolha na hora da compra de um imóvel pode ser uma parte bastante demorada, mas é ela quem vai determinar o lugar onde você e sua família irão passar vários momentos importantes de suas vidas. Pensando nisso, a assessoria imobiliária Silvana Carvalho listou 8 motivos para que você possa fazer a escolha certa.

– Evite passar apertos

Uma boa dica para ver se você tem condições de comprar um imóvel, é realizando um teste simples: poupe todo mês o valor pretendido para pagar a prestação durante um período de tempo. Se nesse prazo houver dificuldades em guardar o dinheiro, significa que o valor a ser financiado deverá ser menor – ou ter um prazo para pagamento maior.

– Tenha olhos apurados para não perder nada

Como existem muitos detalhes, é importante ter sempre em mãos fita métrica e bloco de notas. Nesse momento, o registro das dimensões de cada cômodo, é importante para avaliar se seus móveis irão se encaixar na casa nova. Esse é o momento tem que ser feita uma balança anotando os pontos fortes e fracos do local. Nesse processo, há um aplicativo para smartphone – tanto para Android como Iphone – chamado Magic Plan, no qual você tira fotos dos cômodos e logo em seguida é desenhada a planta da casa automaticamente. Vale lembrar também que não se deve impressionar com a decoração de como está o imóvel. O importante é imaginar se o que você quer, irá se enquadrar no local.

– Faça uma visita em períodos diferentes

Pode não parecer importante num primeiro momento, mas faz uma grande diferença. Já que a visita em horários diferentes possibilita a avaliação de como é a casa – seja em barulho, iluminação na rua, além de verificar se bate sol no imóvel ao longo do dia.

– As aparências podem enganar

Apesar de alguns apartamentos não terem uma planta de acordo com seus cômodos, a sua área poderá ser satisfatória. Desse modo, após ser comprado, o imóvel poderá ser reformado de acordo com as suas necessidades.

– Nem sempre o novo é o melhor

As vantagens de um imóvel novo são muitas: desde segurança, menos gastos com manutenção e uma área de lazer mais completa. Entretanto, um imóvel usado também pode compensar, já que costumam ter áreas mais amplas, preços mais baixos e menores gastos com acabamento. Por outro lado, algumas desvantagens são as chances de gerar mais gastos com manutenção.

– Fique atento no que acontece ao redor

Não basta apenas olhar para dentro do imóvel se ao redor há muitos problemas. A localização é um dos pontos mais importantes na busca por uma casa. Estudar a vizinhança do bairro, os serviços disponíveis e facilidade de locomoção são fatores cruciais para uma boa aquisição. Caso tenha crianças, é necessário também buscar as escolas da região, além da distância a ser percorrida.

– O tempo será seu amigo?

Com o tempo, o imóvel pode valorizar ou não. Prever com precisão talvez seja difícil, mas algumas dicas podem ajudar. Observar se está havendo construções de mercados, shoppings ou grandes obras é uma das formas de verificar o potencial de valorização da área. Olhar se há deterioração nos imóveis vizinhos também ajuda a avaliar se o imóvel terá o valor afetado futuramente.

– Não enrole muito na hora de comprar

Embora a compra de um imóvel seja uma decisão muito importante e leve bastante tempo, demorar demais pode ser um mau negócio. Caso o comprador tenha gostado de um imóvel, é recomendado que o mesmo entre em contato imediatamente com os anunciantes, já que a procura por imóveis bons é acirrada. Outra dica é a de visitar diversos imóveis no mesmo dia, tornando a procura mais proveitosa, além de evitar que outros compradores apareçam antes.

Todas essas informações são apenas um resumo da importância de se ter uma assessoria qualificada por trás da uma boa compra. Para não deixar passar nada em branco, faça seu orçamento conosco agora mesmo.