Abrir um negócio ou, até mesmo, mudar o seu empreendimento de lugar envolve uma série de tomadas de decisões e pesquisa.

Além da viabilidade comercial, é fundamental estar atento às leis do município e informar se uma determinada atividade é permitida no local em que você deseja alugar ou comprar o imóvel comercial ou industrial.

Para isso, é necessário fazer a Pesquisa Prévia de Viabilidade. Entenda, a seguir, a importância dessa atividade e como você pode realizá-la para não ter que fechar o seu negócio antes mesmo de abrir as portas.

O que é Pesquisa Prévia de Viabilidade?

A Pesquisa Prévia de Viabilidade ou Consulta Prévia de Funcionamento é uma forma de verificar se a atividade do seu negócio é permitida no endereço em que você pretende funcionar.

Além disso, a pesquisa aponta outros fatores importantes para um negócio, como as restrições de horários de funcionamento, se o imóvel está regularizado, quantas vagas de estacionamento são obrigatórias e quais as possibilidades de uso do estabelecimento.

E, quando falamos de indústrias essa pesquisa se torna ainda mais importante para o funcionamento da empresa!

Como fazer a pesquisa?

Apesar de ser extremamente importante para instalar as suas atividades no imóvel comercial ou industrial, a Pesquisa Prévia de Viabilidade é fácil de ser realizada. Ou seja, não há motivos para não dedicar alguns minutos para essa atividade.

Esse é um serviço gratuito e on-line da prefeitura municipal e que não gera nenhum processo. Além disso, ela pode ser realizada tanto pelos especialistas no ramo imobiliário quanto pelo dono do negócio.

Para fazer a consulta, acesse o site da prefeitura do seu município e procure pela opção “Alvarás, Certidões e Licenças”. Em Licenciamento Eletrônico de Atividades (SLEA) clique em “ CONSULTA PRÉVIA”.

A pesquisa pode ser realizada de algumas maneiras. Você pode usar o CEP e o número do imóvel comercial ou o SQL (setor, quadra e lote) que consta no IPTU do imóvel.

Vale dizer ainda que não há um limite de número de consultas que podem ser realizadas por pessoas ou por imóvel. E, no caso de dúvidas, converse com o seu assessor imobiliário para que ele possa ajudá-lo com essa pesquisa tão importante!

Confira como foi o 5º Congresso Silvana Carvalho
03 jan
Itu Mercado Imobiliário

Confira como foi o 5º Congresso Silvana Carvalho

O ano de 2019 já acabou, mas neste post ainda vamos falar um pouco sobre ele, pois foi um ano […]

leia mais
Contrato Digital para as locações de imóveis em Itu e região
28 out
Administração de imóveis Imóvel

Contrato Digital para as locações de imóveis em Itu e região

A Silvana Carvalho Assessoria Imobiliária é a única imobiliária em Itu com uma unidade exclusiva para Locação e Administração de […]

leia mais