Grupo Silvana Carvalho

Alugar um imóvel é um ótima opção caso você esteja pensando em se mudar para uma cidade nova ou querendo morar sozinho, ou caso esteja juntando dinheiro para comprar uma casa nova. Independente de qual seja sua razão, você deve estar atento a algumas questões: pesquisar os bairros, os tipos de imóveis, valores, entre outros detalhes. Mas uma das maiores dores de cabeça certamente é com o fiador. Um problema que aflige muitos que buscam uma casa para locar, já que a maioria das pessoas não gosta de ser fiador, por colocar em risco seus bens. E quando você não tem fiador, como proceder? Afinal, nem sempre podemos contar com algum parente ou algum amigo nessas situações, sem mencionar o constrangimento causado na hora de pedir a alguém que seja seu fiador. Veja a seguir algumas alternativas para quem precisa alugar um imóvel de outras formas!

 

Seguro Fiança

Embora seja uma alternativa menos comum entre os inquilinos, essa tem sido a opção mais procurada nos últimos anos. Uma pesquisa realizada pelo Secovi-SP, o Sindicato da Habitação, em São Paulo, indicou que entre os anos de 2007 e 2013, a porcentagem da ocorrência de contratos com seguro-fiança subiu de 15.1% para 20.5%. Já os que escolheram fiador a porcentagem caiu e 51,1% para 48% e de 33,8% dentro do mesmo prazo. O maior benefício do seguro-fiança é que a opção evita o constrangimento causado pela busca de um fiador. Sem contar que o proprietário do imóvel tem a garantia em casos de inadimplência, já que ele recebe o valor com agilidade. Entretanto, você deve preparar o bolso. O seguro custa um ou dois aluguéis. Lembrando que o valor não retorna ao inquilino quando o contrato sofre vencimento. Atualmente os inquilinos podem procurar as agências bancárias para solicitar o seguro-fiança para sua proposta de locação de imóvel.

Caução em dinheiro

O inquilino que não tem um fiador a sua disposição também pode optar por depósito em dinheiro. Neste caso, o locatário paga um valor equivalente a três meses de aluguel à imobiliária ou o locador e estes deverão depositar em uma poupança o valor correspondente. No fim do contrato, ao comprovar que o inquilino cumpriu todas as obrigações que constavam no contrato, o dinheiro é devolvido com correção. A única desvantagem dessa modalidade de locação é que você precisa ter o dinheiro no ato da assinatura do contrato. De acordo com informações do Secovi RJ e Secovi SP, o depósito caução é a segunda opção de aluguel mais utilizada quando não há um fiador. Isso porque a ausência de burocracia facilita o processo de locação de imóvel. Basta ter o dinheiro total em mãos para assinar o contrato de aluguel.

 

Agora que te demos algumas opções, escolha a mais adequada às suas demandas e alugue a casa dos seus sonhos! Você pode escolher a melhor alternativa para seu bolso e dessa forma resolver algo que poderia lhe tirar o sono. Essa informação te ajudou? Conta pra gente!

Confira como foi o 5º Congresso Silvana Carvalho
03 jan
Itu Mercado Imobiliário

Confira como foi o 5º Congresso Silvana Carvalho

O ano de 2019 já acabou, mas neste post ainda vamos falar um pouco sobre ele, pois foi um ano […]

leia mais
Contrato Digital para as locações de imóveis em Itu e região
28 out
Administração de imóveis Imóvel

Contrato Digital para as locações de imóveis em Itu e região

A Silvana Carvalho Assessoria Imobiliária é a única imobiliária em Itu com uma unidade exclusiva para Locação e Administração de […]

leia mais