imobiliária
Grupo Silvana Carvalho

Quando o proprietário de um imóvel comercial, industrial ou residencial procura uma imobiliária, ele lhe dá poderes para administrar a propriedade em seu nome. E é sobre isso que vamos falar nesse artigo “Imobiliária: quais as responsabilidades dessa assessoria?”

Essa atitude traz mais segurança jurídica para o dono do imóvel. Além disso, a imobiliária fica responsável por divulgar a propriedade, encontrar um bom inquilino e acompanhar o pagamento de aluguéis e o cumprimento do contrato.

Quais as responsabilidades da imobiliária?

Ao se estabelecer um contrato com uma imobiliária, ela passa a ser responsável pela administração do imóvel. Isso significa que ela é obrigada a tomar as devidas providências para alugar o local e proteger o proprietário contra eventuais prejuízos.

A imobiliária também responde por ações e prejuízos ocorridos sem a autorização do dono. Assim como a análise criteriosa do locador e aprovação de seu cadastro e do fiador.

Em outras palavras, caso uma pessoa ou empresa que esteja inapta a alugar o imóvel comercial ou industrial seja aprovada pela imobiliária, ela deverá arcar com as consequências posteriormente.

A conferência de documentos ou de comprovação de renda suficiente para pagar o aluguel também são de responsabilidade da imobiliária.

Nesse sentido, caso um locatário tenha sido aprovado apenas por sua relação pessoal com a imobiliária, ela deverá responder legalmente por qualquer prejuízo ao proprietário do imóvel.

A imobiliária também ficará responsável por agendar e acompanhar as visitas ao local. Bem como providenciar as vistorias antes e após a vigência do contrato.

O que não é de responsabilidade da imobiliária

Caso todas as verificações de documentos estejam corretas, a imobiliária não é responsável pelo não-pagamento ou atraso de aluguéis. Isso também se aplica às cotas de condomínio ou qualquer outro tributo que não tenha sido arcado pelo locatário.

Além disso, a imobiliária não pode ser responsabilizada por arrombamentos, roubo ou qualquer outra ação que danifique o imóvel e tenha sido causada pelo locatário.

Mesmo com as ressalvas, contar com o apoio e o conhecimento de uma imobiliária faz toda a diferença. E isso vale tanto para aqueles que possuem um imóvel comercial e desejam alugá-lo quanto para aqueles que estão procurando um ponto comercial.

Ter uma imobiliária experiente e competente ao seu lado traz mais segurança para firmar os contratos e ter a certeza de que o imóvel está em boas mãos. Além disso, a administradora saberá o que fazer em casos de brigas e ações judiciais.

Se você está passando por uma situação parecida e deseja colocar o seu imóvel no mercado ou alugar um ponto comercial/ industrial, não deixe de entrar em contato com a gente e tirar todas as suas dúvidas!

 

Confira como foi o 5º Congresso Silvana Carvalho
03 jan
Itu Mercado Imobiliário

Confira como foi o 5º Congresso Silvana Carvalho

O ano de 2019 já acabou, mas neste post ainda vamos falar um pouco sobre ele, pois foi um ano […]

leia mais
Contrato Digital para as locações de imóveis em Itu e região
28 out
Administração de imóveis Imóvel

Contrato Digital para as locações de imóveis em Itu e região

A Silvana Carvalho Assessoria Imobiliária é a única imobiliária em Itu com uma unidade exclusiva para Locação e Administração de […]

leia mais