Dicas de fotos de imóveis para corretores imobiliários
Maria Eduarda Silva dos Santos

Neste artigo falaremos sobre a importância de fotos de imóveis para o mercado imobiliário e como elas podem alavancar as suas vendas!

Nos últimos anos, os hábitos dos consumidores mudaram muito devido à internet e redes sociais. Isso foi o que levou as empresas a se adaptarem para se encaixar na rotina dos seus clientes. Pois, atualmente as pessoas procuram por empresas que entreguem praticidade, eficiência e agilidade nos atendimentos e isso inclui o setor imobiliário.

Portanto, é fundamental que um profissional do mercado imobiliário ofereça uma experiência atrativa aos seus clientes. E isso pode ser feito através da fotografia!

Porque investir em fotografia imobiliária?

Antes de apresentar as dicas que separamos sobre fotografia, é preciso entender a importância dela para o seu trabalho.

As fotos de imóveis são o fator mais relevante de um anúncio imobiliário. Porque é por meio delas que apresentamos a residência ao seu público. Consequentemente, as fotos determinam se eles se sentirão interessados em conhecer, ou não, o local.

De fato, use a fotografia como uma ferramenta de atração de clientes!

Até porque, por intermédio dela é possível:

  • Despertar o desejo ou necessidade do seu público;
  • Influenciar o consumidor a contatar a empresa ou realizar uma visita;
  • Passar sensações através dos ambientes, como: aconchego, elegância e sofisticação, o que interfere diretamente na tomada de decisão;
  • Complementar as informações técnicas e a descrição da residência.

Entendido o quão importante são as fotos de imóveis para o nosso mercado? Confira abaixo algumas dicas práticas:

Dica 1: Organização e limpeza do local

Esse passo é extremamente importante, pois influenciará diretamente o resultado das suas fotos. Então, antes de sair fotografando casas ou terrenos, converse com o proprietário do imóvel sobre a organização e limpeza do local para a realização das fotos de imóveis.

Logo, seja sincero com o proprietário e explique como todos os ambientes devem estar organizados e limpos, por exemplo:

  • Objetos pessoais e porta-retratos precisam ser guardados, para não poluir os móveis e paredes;
  • As camas dos quartos devem estar arrumadas e sem roupas espalhadas pelos móveis;
  • A cozinha deve estar limpa e sem panos ou louças espalhadas pela pia;
  • Os banheiros precisam estar limpos, sem toalhas espalhadas e com as tampas dos vasos sanitários fechadas;
  • As janelas e os espelhos da casa também devem estar limpos e sem manchas;
  • E, todo e qualquer vestígio de água deve estar seco;

Em caso de dúvidas sobre como abordar essas questões com o seu cliente, assista aqui ao vídeo que fizemos sobre o assunto.

Dica 2: Decoração

A decoração é um ponto muito importante em um imóvel, pois é através dela que o imóvel ganha personalidade. Além disso, a decoração também consegue tornar um ambiente mais aconchegante e sofisticado. Sendo essa uma ótima ferramenta para atrair o público e gerar desejo.

Por isso, ao fotografar imóveis que contam com mobília e objetos decorativos, use-os ao seu favor. Desta forma, você consegue agregar valor ao imóvel e influenciar a audiência a realizar uma ação, como agendar uma visita, por exemplo.

Foto de ambiente decorado

Dica 3: Preste atenção na iluminação

A iluminação é um dos pontos mais importantes para qualquer foto. Portanto, antes sair fotografando por aí, entenda como a iluminação funciona dentro e fora do imóvel.

Começando pelo horário em que serão realizadas as imagens. Pois, cada horário tem uma incidência de luz solar diferente, o que interfere diretamente na tonalidade da foto.

Considerando esse fato, sempre dê preferência aos horários iniciais da manhã (das 7:00 até as 10:00) ou o período da tarde, a partir das 15:00. Pois, durante esses horários o Sol não está a pico, logo, as imagens não ficarão muito claras ou estouradas (espaços exageradamente brancos nas fotos).

Também é importante abrir todas as janelas e acender as luzes do imóvel. Assim, é possível equilibrar a luz natural e a artificial, deixando o ambiente bem iluminado.

Fotos de imóveis - regra de 3

Para finalizar este tópico, também é válido ressaltar que as fotos de imóveis nunca devem ser feitas contra a luz. Já que isso faz com que elas fiquem escuras, dramáticas e não mostrem os detalhes da residência. Assim sendo, sempre utilize a iluminação a seu favor e tire as fotos de frente para a luz!

Dica 4: Ângulos e enquadramentos

Os ângulos e enquadramentos usados em uma fotografia são tão importantes quanto a iluminação do local. Visto que, esses fatores podem mudar totalmente o panorama que será visualizado do ambiente pelo público.

Por isso, ao fotografar qualquer ambiente, sempre utilize a regra das 3 paredes como referência. Resumindo, essa regra consiste no enquadramento de 3 elementos (o chão, o teto e as paredes do local) em uma única imagem. Assim, é possível mostrar todo o ambiente de uma só vez.

Além disso, utilizando os ângulos corretos em uma fotografia também é possível:

  • Valorizar os pontos fortes do ambiente, como alongar a altura do pé direito ou ampliar a largura do local (profundidade);
  • Dar um ar de superioridade ao ambiente, sendo uma ótima opção para imóveis de alto padrão;
  • Tornar um ambiente mais elegante, agradável ou charmoso;
  • Dar destaque aos diferenciais do ambiente e da decoração, por exemplo, detalhes de iluminação e acabamentos.

Inclusive, estudar os ângulos que valorizam o imóvel é importante porque faz com que torne a propriedade ainda mais atrativa para o público. Posto que, fica mais fácil guiar o seu público pelo local através das fotos, facilitando a visualização.

Dica 5: Fotos da fachada

A fachada é sempre o primeiro ambiente apresentado aos clientes. Logo, ela reflete muito sobre a arquitetura e personalidade da construção, sendo essa uma característica muito relevante para o público. Portanto, é um ambiente que merece destaque na fotografia.

Em vista disso, procure capturar os melhores ângulos da fachada através de fotos frontais e das laterais. Visto que, esses ângulos são perfeitos para englobar todos os elementos que compõe a fachada, incluindo o céu. Dessa forma, a apresentação do imóvel fica muito mais completa e agradável para os clientes.

Cuidado para não cortar algum cantinho da casa!

Foto frontal da fachada da casa
Foto frontal da fachada da casa
Foto lateral da fachada da casa
Foto lateral da fachada da casa

Dica 6: Fotos de terrenos

Realizar fotos de terrenos não é uma tarefa muito fácil. Pois, o local costuma ter bastante mato e não tem nenhuma estrutura construída, tornando mais difícil visualizar como será o imóvel no futuro.

Porém, existem algumas técnicas que podem ser usadas para a realização dessas imagens, independente da metragem do terreno. Garantindo que você consiga expor todos os atributos do local para o público e tenha uma boa quantidade de fotografias. Dessa forma, ajuda o seu anúncio a ter um bom posicionamentos nos portais imobiliários.

Utilize a metragem do lote ao seu favor! Portanto, movimente-se por toda a extensão do lugar a fim de encontrar os melhores ângulos para as fotos. Assim, você apresentará o terreno de diversos pontos distintos, passando a ideia de profundidade a diante, como pode ser visto na figura abaixo.

ângulos para tirar foto de terreno

Outra característica que deve ser ressaltada através da fotografia, é o nível de incidência solar do imóvel. Ou seja, a quantidade de luz natural que o local oferece aos seus proprietários e isso pode ser registrado por meio da face do imóvel.

Um imóvel pode ter a sua face voltada para o sul, leste, oeste ou norte, mas cada posição apresenta um grau de incidência solar. Logo, para saber qual é a face predominante do imóvel é preciso que você use uma bússola ou algum aplicativo de que imite esse aparelho. Dessa maneira, será possível saber em que direção acontece o nascer e o pôr do Sol, permitindo que você saiba o grau de luminosidade do local.

Por fim, é importante que você conheça essa informação pois ela influenciará o resultado final das fotos. Além de ser algo que os clientes sempre perguntam durante as visitas, visto que é uma característica que interfere no projeto arquitetônico do imóvel.

Dica 7: Use a qualidade ao seu favor

A qualidade das fotografias também é outro fator extremamente relevante dentro do mercado imobiliário. À vista disso, apresentar imagens em baixa resolução, desfocadas ou tremidas podem influenciar diretamente a sua audiência.

Por isso, antes de realizar as fotos de imóveis, siga as seguintes recomendações:

  • Verifique se a lente da câmera está limpa, caso não esteja, limpe-a e tenha cuidado para não arranhá-la;
  • Certifique-se de segurar com firmeza a câmera ou celular na hora de tirar a foto, para a imagem não ficar tremida. Também é válido utilizar um tripé para apoiar o equipamento, dessa forma a foto terá a altura e qualidade necessária para atrair a atenção do público;
  • Por garantia, sempre tire 2 fotos do mesmo ângulo. Dessa maneira, você terá uma foto reserva no caso da primeira não ter saído como desejado;
  • Por fim, ao finalizar a captação das imagens confira rapidamente o resultado das fotos. Assim, caso seja necessário refazer alguma imagem, não será preciso fazer uma nova visita ao imóvel posteriormente.

Vale lembrar de sempre limpar a lente da câmera antes de fotografar!

Dica 8: Dê preferência para fotos na horizontal

A posição em que as fotografias são tiradas também é um fator muito relevante para atrair a atenção da audiência. Posto que, hoje em dia o público quer saber o máximo de informações sobre uma propriedade. As fotos de imóveis são ferramentas importantes e ajudam muito nessa questão.

Logo, tirar fotos na horizontal mostram o máximo de detalhes presentes em um ambiente. Além de que, essa posição também ajuda a evidenciar a profundidade de um local, tornando-o mais amplo e atraente ao público-alvo.

Sendo assim, priorize as fotografias na horizontal!

Dica 9: Dê destaque aos diferenciais do imóvel

O mercado imobiliário atual é muito acirrado! É necessário se diferenciar dos seus concorrentes, pois, a mesma propriedade que você anuncia também é divulgada por outros profissionais da área.

Portanto, capturar esse imóvel através de uma visão diferente da comum, pode ser a chave para chegar até o cliente certo. Atente-se aos diferenciais oferecidos pelos seus imóveis e explore isso por meio da fotografia. É possível fazer isso através da captura de detalhes como:

  • Particularidades presentes no projeto arquitetônico;
  • Utilização de materiais incomuns para dar acabamento a determinados ambientes;
  • Disposição da mobília e decoração do local, que dá um toque especial ao imóvel;
  • E, até mesmo, a vista de algum cômodo pode ser evidenciada, tal como uma varanda que dê para a área verde ou para as montanhas.
Foto de diferencial: vista para o pôr do Sol
Foto de diferencial: jardim de inverno

Dica 10: Seleção e edição das fotos de imóveis

Depois de realizar as fotos de todos os ambientes de um imóvel, é importante que um processo de seleção e edição seja feito nas imagens.

Esse processo ajudará a apresentar a residência de uma maneira objetiva e pontual ao público. Por isso, selecione as melhores fotos de cada cômodo e crie uma sequência de apresentação. Desse modo, os clientes que visualizarem as imagens se sentirão guiados em um passeio pela casa enquanto conhecem o local pelas fotografias.

Sequência de fotos para anúncio imobiliário
Sequência de fotos de imóveis para anúncio imobiliário

Após essa seleção, também é interessante que as fotos de imóveis sejam editadas. Porque, ao editar uma imagem, é possível corrigir pequenas imperfeições, tornando-a ainda mais atrativa aos olhos da audiência.

Em vista disso, aposte em ajustes de iluminação e cores que deixem as fotos vivas, além de naturais e autênticas. Algo muito interessante de se fazer durante a edição, é investir em tons alaranjados, mas sem exagerar. Pois, esses tons deixam as imagens mais agradáveis e aconchegantes, criando uma conexão emocional com o público.

Agora que você já conhece a importância da fotografia para o setor imobiliário, é hora de aproveitar essas dicas e praticar as técnicas apresentadas. Dessa forma, te ajudarão a atrair mais clientes e fechar mais negócios. Aproveite para conhecer nosso trabalho fotográfico no Instagram. Por lá, sempre testamos novas tecnologias e técnicas profissionais para apresentar nossos produtos.