Grupo Silvana Carvalho

Saiba o que levar em conta para ter o melhor custo-benefício e aproveitar as opções que mais se encaixam ao seu perfil.

 

 

 

 

 

 

As facilidades para se comprar um imóvel aumentaram muito ao longo dos anos, devido ao financiamento dos bancos e subsídios do governo, que aplicam prestações mais suaves para os compradores.

Porém, nem todos possuem o sonho da casa própria, por diferentes motivos. Geralmente, o sonho de ter uma casa para chamar de sua está entre as famílias já formadas e pessoas que querem estabilidade na vida.

Entre os jovens, a opção de pagar aluguel, por conta de uma mobilidade maior, pode ser a escolha mais acertada.

Na hora de escolher o tipo de imóvel, valores como IPTU, condomínio e portarias, devem ser levadas em conta, pois farão parte do seu orçamento para sempre.

Todo planejamento é pouco quando se trata de moradia, fixa ou não. Então, fique atento às opções do mercado para o seu estilo de vida.

Cinco quesitos para decidir entre comprar ou alugar

Abaixo, os cinco principais quesitos que devem ser considerados para você decidir com sabedoria entre comprar ou alugar.

Estabilidade

Se você tem certeza que irá permanecer no local do imóvel por muito tempo, já tem um emprego fixo – que não inclui viagens constantes – e pode arcar com os custos de um financiamento ou até mesmo um pagamento à vista, comprar um imóvel pode ser a melhor opção.

Se o seu atual emprego exige viagens para outros estados ou até mesmo para fora do país, e você não terá uma moradia fixa durante alguns anos, alugar um imóvel pode trazer o melhor custo-benefício, por envolver menos questões burocráticas e menor valor investido.

Valorização

O país está passando por uma readaptação e uma certa estagnação no mercado imobiliário. Por isso, é importante avaliar as opções e se o valor investido terá um bom retorno a longo prazo.

Comprar um imóvel é um investimento e, consequentemente, uma aquisição de bens. Se você está disposto a correr os riscos de correções de taxas e outras mudanças que acontecem ao longo dos anos, a compra de um imóvel pode ser uma boa opção para você.

Hábitos atuais

Você é do tipo que economiza mais ou gasta mais? Leve em consideração os seus hábitos atuais para poder decidir se é a hora de investir um capital maior em moradia ou se você já tem outros compromissos no seu orçamento, como financiamento de carro, pretende se casar ou estudar fora do país, por exemplo.

Se não quer se comprometer durante anos pagando um imóvel, talvez seja melhor repensar se vale mais a pena investir em alugar um imóvel ou em um próprio.  

Acabou de sair da casa dos pais e não tem muitas economias para investir em moradia? Talvez o aluguel seja o melhor meio para ter o seu cantinho de maneira mais imediata e sem muitas negociações.

Gastos

Dar entrada para ter um imóvel próprio exige o pagamento de algumas taxas que, muitas vezes, não são baratas, principalmente considerando o local do imóvel. Avalie se cabem no seu orçamento todos os valores de entrada que uma moradia própria possui, como:  

  • Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é exigido para a transferência da propriedade;
  • Taxa de vistoria para financiamentos, mas se for requerida;
  • Registro de transferência do imóvel feito no cartório;
  • Escritura do imóvel;
  • Certidões, como de propriedade e negativas de protesto, e comprovantes do IPTU.

Futuro

Ter uma família grande, incluindo cachorros pela casa e tudo o que tem direito está nos seus planos?

Imagine onde quer estar daqui a cinco anos e coloque na balança se ter um imóvel próprio irá satisfazer melhor a sua rotina e a da sua família.

Muitas pessoas preferem ter uma outra fonte de renda, baseada na compra de imóveis para alugar e não depender necessariamente de um salário fixo. Ter um imóvel próprio é uma renda alternativa.  

Se a sua pretensão é viajar o mundo e não permanecer na mesma cidade por muito tempo, alugar um imóvel é uma boa opção, já que não exige a burocracia que a compra e a venda de um próprio requer.

Está com dúvidas mesmo após a leitura deste artigo? Navegue pelo nosso blog e deixe suas perguntas nos comentários! Nós temos a melhor solução para você, seja ao alugar um imóvel ou para realizar o sonho da casa própria.