Grupo Silvana Carvalho

Conheça o passo a passo do processo de compra e venda do imóvel que você almeja.

 

 

 

 

 

 

O sonho da casa própria faz parte da vida de muitos brasileiros, e a aquisição do imóvel é um momento de euforia, mas é preciso ter cautela para não ter nenhum problema durante a negociação.

O mercado imobiliário está em crescimento e mais da metade das pessoas que buscam um imóvel, possuem o desejo de adquirir para moradia própria e a outra metade se divide entre alugueis e investimentos.

O que fazer antes de adquirir um imóvel

  • Defina os objetivos e preferências

Para acertar na compra é essencial que tenha uma ideia dos principais interesses e de quais são as prioridades para você em um imóvel, assim é possível afunilar a busca e torná-la mais específica.

Defina a quantidade de cômodos que gostaria que o mesmo tivesse, os espaços e ambientes que lhe agradam, entre outros.

  • Tenha consciência de sua condição financeira

Priorize a aquisição. Muitas pessoas precisam guardar dinheiro durante anos para isso, então saiba cortar gastos com coisas banais para estar seguro caso possíveis imprevistos aconteçam, dessa forma a transação de compra será bem-sucedida.

  • Analise a residência e a região atentamente

Mesmo que já tenha gostado da propriedade, antes de fazer a aquisição de um imóvel, é imprescindível que uma análise seja realizada no mesmo com bastante atenção.

Verifique não só a beleza do local, mas questões como estruturas, partes elétricas e hidráulicas, entre outros. Se isso não estiver em boas condições o investimento do imóvel, por fim, acabará muito maior por conta de futuras reformas que se farão necessárias.

Em relação a região que se encontra, visite o local, converse com moradores e pesquise sobre o bairro para que tenha uma noção do bairro e da segurança do local.

  • Verifique a documentação

Certifique-se de que está comprando o imóvel do real dono e qual é a situação jurídica do mesmo. A falta de atenção em relação a essas questões só causará dores de cabeça futuramente e você não desfrutará da sua propriedade como sonhou.

  • Considere todas as taxas antes de comprometer sua renda

Fique atento para que não cometa o erro de deixar que as taxas extras passem despercebidas, de forma que você não conseguirá arcar com todas as despesas futuramente. Atenção e cuidado são tudo no momento da aquisição de um imóvel.

Qual a documentação envolvida no processo de compra e venda do imóvel

Depois que viu o imóvel e achou que ele se adequa a todas as suas necessidades e se encaixa em seu orçamento, chega o momento da parte documental.

Documentação do proprietário

  • Documentos pessoais: CPF, RG, comprovante de residência e Certidão comprobatória de estado civil
  • Certidão de regularidade perante aos órgãos públicos e judiciais, para verificar se o imóvel não está comprometido

Documentação do imóvel

  • Certidão atualizada de matrícula junto ao registro de imóveis onde estiver registrado
  • Certidão negativa perante a prefeitura local
  • Comprovante que o imóvel encontra-se livre e desimpedido de qualquer dívida
  • Certidão negativa condominial, comprovando que não existe taxas em abertas junto ao condomínio
  • Na hipótese do imóvel não se encontrar registrado em nome do vendedor, deve ser analisado o documento particular que transmite os direitos sobre o imóvel

Durante a transação é importante sempre estar acompanhado de uma imobiliária credenciada que detenha um advogado regularmente inscrito na OAB para acompanhar todo o processo de compra e venda, garantindo efetivamente uma segurança jurídica ao negócio.

E após a providência de todos os documentos, o que devo fazer?

  • Pagamentos de taxas ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, com porcentagem definida pela prefeitura do local do imóvel
  • Emissão de recibos
  • Em caso de financimento terão que ser pagas as custas de registro de contrato bancário junto ao cartório de registro de imóveis do local do imóvel
  • No caso de escritura pública de compra e venda será devido às custas do tabelião de notas que confecciona as mesma
  • Em ambos os casos terá que ser levado o título para registro junto ao cartório de registro de imóvel local. Sendo devido as custas para o registro

 

Gostou das dicas? Não deixe de verificar os outros conteúdos do site para ficar por dentro de tudo que envolve o mundo imobiliário.

Confira como foi o 5º Congresso Silvana Carvalho
03 jan
Itu Mercado Imobiliário

Confira como foi o 5º Congresso Silvana Carvalho

O ano de 2019 já acabou, mas neste post ainda vamos falar um pouco sobre ele, pois foi um ano […]

leia mais
Contrato Digital para as locações de imóveis em Itu e região
28 out
Administração de imóveis Imóvel

Contrato Digital para as locações de imóveis em Itu e região

A Silvana Carvalho Assessoria Imobiliária é a única imobiliária em Itu com uma unidade exclusiva para Locação e Administração de […]

leia mais