Grupo Silvana Carvalho

Chega uma hora, na vida de qualquer pessoa, em que morar sozinho é necessário. Afinal, faz parte do crescimento do ser humano a busca por independência e até mesmo pela responsabilidade de seus próprios atos, como um rito de passagem para a vida adulta. Saber-se capaz de comprar ou alugar seu imóvel, pagar suas contas e levar a sua vida tendo seu próprio ninho é uma sensação indescritível de realização. O bom disso é que o fato de sair de debaixo da asa dos pais não tem nada a ver com o tipo de relacionamento com eles, muito pelo contrário.

Essa é a hora também em que eles voltarão a ser um casal, poderão levar a vida de forma mais íntima e também independente, e ainda sentirem-se orgulhosos de ver o filho ingressando com o pé direito na vida adulta. Morar sozinho ou dividir casa com os amigos é uma experiência engrandecedora e gratificante, por isso se chegou a sua hora e você procura onde morar em Itu, preste atenção nessas dicas que vão facilitar bastante os primeiros passos dessa nova fase da sua vida.

Faça um planejamento financeiro real na ponta do lápis

Está na hora de ser dono do seu nariz e cuidar da sua própria vida tendo sua própria casa e, acredite, essa é uma das melhores sensações do mundo. Mas para ela continuar sendo uma viagem incrível, você deve pensar antes em formas de minimizar ao máximo qualquer problema, e os financeiros costumam ser os mais importantes. Não adianta pensar que com o tempo você vai se arranjando, porque ter os pés fincados na realidade nessas horas é a melhor solução. Sim, porque dormir e acordar a hora que quiser, arrumar a casa quando bem entender e viajar de uma hora para outra também tem seu preço.

Portanto, seja realista e defina o quanto você pode dispor por mês para o financiamento da sua casa própria ou para pagar um aluguel. Comece colocando tudo na ponta do lápis. Lembre-se que você deverá ter várias despesas com o imóvel logo de cara, como alguma possível reforma e a compra da mobília. Calcule também os gastos mensais com luz, água, telefone, gás, internet, TV a cabo, condomínio, se optar por apartamento. Agora some a isso o valor do financiamento ou do aluguel.

Pense também no tamanho do imóvel que você vai alugar se for morar sozinho. Será que precisa mesmo de dois quartos? Quanto maior, mais trabalho para manter, coisas para arrumar e mais caro condomínio. A solução pode ser uma kitnet em Itu, a medida ideal para quem quer ter independência sem ter muito trabalho. Você pode encontrar várias opções, inclusive já decoradas para alugar, poupando trabalho e dinheiro.

Rachar as despesas com um amigo pode ser a solução

Se depois dos cálculos feitos você achar que vai ficar muito pesado, uma solução pode chamar um ou mais amigos para morar junto e rachar as despesas. Uma boa dica é, no caso de imóvel alugado, escolher o apartamento ou casa que tenha quartos suficientes para cada um ter seu próprio espaço, evitando desentendimentos, comuns de acontecerem mesmo quando há um alto grau de intimidade.

Afinal, morar debaixo do mesmo teto com outra pessoa não é a coisa mais fácil do mundo, e todo mundo vai querer seu direito à privacidade. Defina bem a parte de cada um nas despesas, na arrumação da casa par evitar confusão. Nesse ponto, uma boa solução pode ser alugar casa em Itu, um tipo de imóvel que costuma ter mais espaço e você ainda economiza no condomínio.

Rachar também pode ser a solução se você está comprando um casa ou apartamento em Itu e pretende ficar mais folgado para pagar o financiamento. Neste caso você pode alugar um dos quartos para alguém que não conhece ainda ou buscar por um amigo que divida as despesas com você. De qualquer forma, a dica para ter alguém morando junto é escolher pessoas que tenham o mesmo perfil que você, que tenha afinidade com o seu jeito de ser, de pensar, que goste das mesmas coisas. Assim as chances de a parceria dar certo são maiores.

Pronto para bater asas e ser dono do seu nariz? Na Silvana Carvalho – Assessoria Imobiliária, você encontra várias opções de imóveis em Itu de todos os tamanhos e tipos para todos os bolsos – e inclusive o seu!