Você sabe quais os principais critérios que devem ser considerados na hora de realizar a avaliação de imóveis?

Não é preciso entender muito sobre economia para saber como funciona a relação entre oferta x demanda. Porém, muitos corretores de imóveis acabam esquecendo de regras básicas na hora de avaliar uma propriedade. Além disso, muitos tentam agradar o cliente a qualquer custo, apresentando avaliações de imóveis que estão fora da realidade do mercado.

As 3 avaliações de imóveis mais comuns

Portais imobiliários

Os portais imobiliários aproveitam a quantidade de ofertas e criam uma variável comum dentro do mesmo tipo de imóvel.

Sistemas de gestão de imóveis

Enquanto, alguns sistemas que atendem imobiliárias desenvolvem algoritmos para que o sistema avalie o imóvel considerando quatro informações: bairro, metragem, número de suítes e vagas de garagem.

Então, neste ponto, a tecnologia não ganha nem perde do corretor.

Olhar do corretor de imóveis

Ao visitar o imóvel pela primeira vez, o corretor consegue avaliar o imóvel de forma imediata. Completamente baseado em seu conhecimento e vivência no mercado imobiliário. Quase como um feeling.

A melhor avaliação imobiliária

Ambas avaliações de imóveis apresentam falhas. Seja pela quantidade de variáveis contempladas para determinar o preço ou pela exclusão de outros pontos que são importantes. Tais como: tempo de construção do imóvel e qualidade dos acabamentos.

Mas o que essas 3 formas de avaliação (portais, sistemas e olhar do corretor) têm em comum? Nenhuma das avaliações acima considera como base a demanda.

Afinal, qualquer pessoa pode levantar as informações do que é anunciado na internet e criar um valor médio de metro quadrado.

De fato, é mais assertivo acompanhar o comportamento da demanda e calcular o valor médio do metro quadrado das vendas realizadas.

Apresentar um valor assertivo do imóvel é informar ao proprietário do imóvel por quanto realmente será vendido nas condições do mercado atual. Dessa forma, entendemos também que os valores se atualizam com as variáveis das vendas de imóveis realizadas na região.

Quem mantém uma base real de dados do mercado imobiliário em que atua de maneira especializada vende imóveis mais rápido.

Aqui no Grupo Silvana Carvalho utilizamos este último método citado para apresentar a avaliações de imóveis. Além de trabalharmos com especialistas exclusivos em condomínios, e são eles que podem avaliar os imóveis que ficarão disponíveis para venda.

Quer avaliar seu imóvel de maneira efetiva? 🏡↗️
Fale agora com um dos nossos especialistas na área do seu imóvel para agendar uma avaliação profissional.