Um dia você está voltando do trabalho às 18:30 e, no caminho para a casa, fica obrigatoriamente parado no congestionamento, esperando para o próximo carro andar mais um metro, para que você, pela centésima vez, acelere e ande mais esse metro à sua frente, que te coloca, pouco a pouco, mais perto de casa. Hoje você está com sorte e por alguma razão, o trânsito está correndo de maneira acelerada, por isso, você pode seguir a cada 3 metros.
Enquanto está parado, esperando o tempo passar, percebe sua felicidade em ter os poucos metros a mais à sua frente do que de costume. Aliás, esse caminho já é feito há anos e poucas vezes durante a semana pôde ter essa sorte. Quando o sentimento de sorte e felicidade está nitidamente mudando sua expressão facial, há um incômodo que faz você notar, será que isso é mesmo sorte ou será que minha sorte está sendo desperdiçada, aqui, neste trânsito? Será que a felicidade é ter poucos metros a mais a sua frente no caminho para casa?
Enquanto faz esses questionamentos, você se lembra de um primo que não mora na cidade grande, que pode ir e vir da sua casa sem ter que esperar uma hora se quer para isso. Você lembra que um dia ele achou um absurdo o trânsito que pegou por um acidente e demorou vinte minutos a mais do que os dez que demorava da casa ao trabalho. Nesse processo, você já pensou em tudo o que poderia estar fazendo: Academia? Dormindo? Estudando? Encontrando os amigos num bar? Preparando um salmão com ervas enquanto bebia um vinho? Brincando com seus filhos? Como poderá passar um tempo a mais com eles se terá que dividir o tempo que seria só deles com esse trânsito? Talvez a felicidade esteja nesses momentos que você poderia estar curtindo, mas não está.
Chegou o momento em que você deve saber o que é mais importante: ficar ou mudar.
Se optar por mudar, aonde ir? O que fazer? Como dar o primeiro passo?
Obviamente o primeiro passo é decidir aonde ir. Escolha um lugar que permita ficar perto da Capital, mas não lhe tire a tranquilidade e segurança. Opte por um lugar onde o ar é puro e as cores mais vivas, onde você tenha o conforto do silêncio e da natureza ao seu redor.
Dê preferência a um lugar que lhe garanta o mínimo de estrutura, o qual ofereça boas lojas, bons restaurantes, shoppings, festas, festivais, cinema, supermercados de qualidade. No entanto, prefira uma cidade que não esteja em super-expansão para não cair nos mesmos problemas da Capital. Lembre-se, o ponto é livrar-se do trânsito.
Escolha uma cidade onde você tenha grandes opções de educação para seus filhos e onde tenha condomínios com estruturas completas para você e para sua família.
Escolha um lugar cultural, que tenha um longa história para contar e que ainda ofereça museus, exposições de arte, projetos musicais e atrações para todas as idades.
Se concordar que o lugar ideal deve conter todas essas qualidade, então venha para Itu, a cidade que com certeza lhe proporcionará doses extras de felicidade!