Dicas simples contribuem com o maior aproveitamento do produto e economia para o bolso.
Ninguém gosta de ver manchas nas toalhas e bolinhas nos lençóis, mas com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam não se atentando às recomendações que vem junto com as etiquetas das peças, e com isso as roupas de cama, mesa e banho são prejudicadas, perdendo sua conservação e maciez.
Para que isso não aconteça, separamos algumas dicas simples que contribuirão com o maior aproveitamento do produto, e excelente economia no bolso:
– As roupas de cama e de banho devem ser lavadas separadamente, isso evita as indesejáveis bolinhas.
– Cuidado com excesso de detergente e amaciantes de tecidos, enquanto o primeiro pode deixar as fibras endurecidas, o amaciante reduz a capacidade de absorção de água, já que uma película sobre os fios é formada. O ideal é evitar o uso de amaciantes nas toalhas de banho.
– Produtos com agentes de coloração azul ou alvejante não são recomendados para tecidos coloridos ou com bordados em cores, pois antecipam o desbotamento.
– Lavar estas peças com água morna e com detergente de tecidos suave auxilia na durabilidade.
– Se for possível, passar as toalhas por dois ou três enxágues.
– Não sobrecarregar a máquina com muitas peças ao mesmo tempo possibilita uma limpeza mais eficaz.
– Após a lavagem, as peças devem ser retiradas imediatamente, sacudidas ainda úmidas, pois isso ajudará na secagem e na hora de passar as roupas.
– Ao retirar do varal, dobre as peças imediatamente.
– Ao passar as roupas utilize um ferro a vapor para facilitar, e se houver bordados, passar do avesso.
– As tolhas de tecido de algodão egípcio são mais macias e felpudas. Outra dica, e dobrá-las sem passar o ferro que amassa as fibras, deixando-as endurecidas.