Os apartamentos pequenos ou compactos, aqueles com 25 m², 35 m², tornaram-se mais do que uma tendência nas principais cidades do mundo, mas um verdadeiro estilo de vida. Só para se ter uma ideia, em São Paulo, entre 2012 e 2013 houve um aumento de mais de 105% na procura por este tipo de imóvel, principalmente por casais sem filhos que trabalham fora o dia inteiro e pessoas sozinhas ou que pretendem viver sozinhas. Eles têm-se destacado também como investimento: geralmente são bem localizados e têm-se mostrado mais fáceis de encontrar locatários do que os apartamentos maiores.
Este novo conceito de moradia, impulsionado pelo processo de urbanização, acabou influenciando também outros aspectos, como a possibilidade de morar pertinho do trabalho, a praticidade de arrumação, a transferência de alguns itens das unidades para o condomínio – como internet e lavanderia em comum – e um capricho maior na decoração, já que a tendência é de apartamentos sem divisórias, com total integração de suas áreas. Além disso, como o apartamento compacto é mais barato para comprar, alugar e manter, é maior a liberdade financeira, fazendo com que a decoração receba ainda mais atenção. Veja como decorar estes apartamentos pequenos e torna-los imóveis muito especiais.
Móveis multifuncionais
Jovens empresários, jovens casais sem filhos, estudantes, pessoas solteiras, divorciadas, idosos. O público é variado, abrangendo, inclusive, aquele cujo apartamento compacto não é a moradia principal. Seja qual for o caso, o primeiro passo é o planejamento para aproveitar ao máximo o espaço reduzido dando a sensação de aconchego, mas também de mais espaço. Pautada na praticidade sem abrir mão do conforto, várias soluções têm sido apresentadas, como os móveis multifuncionais. Cada vez mais engenhosos, hoje já estão bem mais além do clássico sofá que vira cama ou da cama embutida: há ilhas inteiras que transformam-se em escritório, quarto, armário ou sala de TV apenas correndo portas.
Compartimentos secretos
Deixam tudo organizado e praticamente invisível, além e extremamente charmosos. Além dos clássicos baús que são usados como mesas de centro ou apoio para a TV, quem quiser pode apostar também na elegância dos móveis de grife ou conceituais, como o sofá cujos pés são estantes para livros ou a mesa de jantar integrada à estante com porta-objetos. Um bom projeto de decoração é capaz de colocar cama queen size, espaço para jantar para cinco pessoas e um escritório em apenas 16 m², por exemplo.
Divisórias apenas para emprestar privacidade
Apartamentos pequenos precisam de integração dos espaços, por isso as divisórias devem servir apenas para emprestar privacidade a alguns ambientes, como dormitórios e banheiros – e de preferência devem ser móveis. Aposte em cortinas e painéis, por exemplo, de forma que a iluminação seja também constante. De preferência as janelas devem ser grandes e sem bloqueios de luz.
Desapegue-se do que não é necessário
Você deve simplificar ao máximo a sua vida, por isso desapegue-se do que não é realmente necessário e torne seu apartamento pequeno clean. Evite muitos objetos decorativos, use estantes baixas, nada de móveis grandes ou muitas coisas penduradas nas paredes. O excesso não pode fazer parte da decoração de apartamentos pequenos, por isso doe, coloque à venda ou leiloe o que for inútil para você – mas pode ser útil para outra pessoa.
Use e abuse de vidros e espelhos
Móveis e estantes de livro, assim como meias paredes, dão a sensação de amplitude, que você também pode conseguir forrando paredes e portas com espelhos.
Iluminação indireta torna o ambiente maior
Os tradicionais pontos fixos no teto fazem parecer os ambientes menores ainda, uma boa pedida é usar iluminação indireta – que nem precisa aparecer. Embuta lâmpadas e serpentinas de luz em sancas de gesso e spots estratégicos, produzindo jogos aconchegantes de luz e sombra.
Quer conhecer os melhores apartamentos pequenos ou compactos de Itu? Inspire-se nas nossas dicas de decoração, entre em contato com a Silvana Carvalho Assessoria Imobiliária e conheça imóveis incríveis que vão transformar sua qualidade de vida!
- Artigo Anterior Open House: Um Método Eficaz para Venda de Imóveis
- Próximo Artigo Itu ou Indaiatuba: Qual a melhor cidade para se Viver?