Você sabe o que é preciso e como alugar um imóvel? Se não, fique tranquilo, estamos aqui para te ajudar em todo esse processo.
Nos últimos anos, a procura por imóveis para locação aumentou consideravelmente devido a vários fatores. Alguns motivos que levam uma pessoa a procurar um imóvel para locação são: mudança para outra cidade, a necessidade de morar próximo ao trabalho, a procura por uma residência maior devido aos filhos ou até mesmo a busca por independência.
Mas, antes de sair por aí procurando pelo imóvel ideal e visitando diversos locais, é importante que você busque por uma imobiliária de confiança. Pois, ela indicará imóveis certos para atender as suas necessidades e que caibam no seu bolso.
Por isso, separamos algumas dicas para você que está procurando imóveis para locação e tem algumas dúvidas sobre como prosseguir.
Primeiro passo: identificar as necessidades
Mais importante do que a pesquisa inicial pelos imóveis é a definição da necessidade que o imóvel deve suprir. Essa é uma parte extremamente importe do processo de pesquisa dos imóveis, já que é a partir das informações definidas aqui que você poderá realizar uma pesquisa mais precisa, além de filtrar melhor os imóveis durante as visitas.
Alguns pontos que devem ser considerados são:
- Se o imóvel será usado como residência ou ponto comercial/industrial;
- A localização do imóvel;
- Qual o valor do aluguel você está disposto a pagar;
- Se existe algum item específico que o imóvel deva ter em sua infraestrutura, como uma piscina, por exemplo.
A partir disso, inicie suas pesquisas e entre em contato com uma imobiliária especializada em locação. Logo, o Grupo Silvana Carvalho pode te ajudar com esse processo, já que contamos com uma unidade especializada em locação. Para saber mais sobre a nossa unidade de locação, acesse aqui e leia ao artigo que fizemos sobre o assunto.
Converse com o corretor e realize visitas
Depois do primeiro contato realizado a imobiliária, o seu atendimento será direcionado para um corretor específico. Portanto, converse com ele, explique todos os pontos que o imóvel deve atender e aponte os imóveis que geraram interesse. Dessa forma, toda a jornada de atendimento será mais simples e objetiva.
Além disso, também deixe claro para o corretor como é a sua rotina. Visto que, essa é uma informação de extrema importância para o momento das visitas. Pois, a partir dessas informações, ele poderá agendar as visitas nos imóveis com muito mais facilidade e rapidez.
Por fim, após realizar as visitas, sempre dê um feedback ao seu corretor. Assim, ele saberá se o atendimento está correndo conforme o planejado ou não e poderá fazer os ajustes necessários.
Inicie as negociações
Depois de realizar várias visitas, você provavelmente terá encontrado um imóvel que chamou a sua atenção. Então, é a partir desse momento que você deve iniciar as primeiras negociações, que devem ser intermediárias pela imobiliária e por um advogado. Em nossa unidade de locação, contamos com um departamento jurídico interno, exclusivo e altamente competente.
Portanto, ao iniciar as negociações, procure ser flexível com as suas exigências e com o que é proposto pelo locador. Por isso é tão importante contar o suporte da imobiliária nesta etapa, pois, ela poderá encontrar um acordo que seja bom para ambas as partes.
Documentação necessária para alugar um imóvel
Em paralelo à negociação, também acontece o processo de separação da documentação necessária para realizar a minuta de locação. Essa fase é muito importante, pois através das informações coletadas é possível averiguar se o possível locatário tem condições de alugar o imóvel.
Novamente, todo esse processo deve ser orientado pelos profissionais da imobiliária. Pois, eles são os responsáveis por informar sobre quais são os documentos necessários para iniciar a confecção do contrato. Abaixo citaremos os documentos que costumam ser solicitados e qual a função de cada um deles.
Documentos necessários para locação em nome de pessoa física:
- CPF e RG, para identificar em nome de quem será realizada a locação. A locação pode ser feita em nome de uma pessoa ou de um casal, sendo que nesse caso é preciso informar os dados de ambos os envolvidos;
- No caso de uma locação realizada por um casal, é preciso apresentar a certidão de casamento para comprovar a união dos cônjuges;
- Comprovante de endereço atual, para identificar a atual residência do futuro locatário;
- Para comprovação de renda pode-se apresentar os 3 últimos holerites do responsável pela locação, imposto de renda ou a relação de depósitos no banco dos últimos três meses. Através desses comprovantes é possível verificar se a pessoa terá capacidade de realizar o pagamento do aluguel;
- Também é necessário apresentar uma garantia de locação, a fim de assegurar o pagamento do aluguel no caso de algum problema futuro. Em razão disso, realizamos 4 modalidades de garantia da locação, sendo elas:
- Caução: 3 aluguéis são pagos de forma adiantada
- CredPago: que é realizado através do cartão de crédito
- Fiador: uma pessoa se compromete a ser responsável pelo pagamento do aluguel, mas ela precisa ter um imóvel próprio quitado, sem ônus e que esteja dentro do estado
- Seguro fiança: funcionado como um seguro de carro e pode ser contratado com empresas de seguros, tal como a Porto Seguro
Documentos necessários para locação em nome de pessoa jurídica:
- Cartão do CNPJ, esse documento reúne as informações cadastrais da empresa, de modo a comprovar a sua existência e regularidade. Ou seja, por meio deste cartão será possível identificar em nome de qual empresa será realizada a locação;
- Constituição da empresa ou a última alteração contratual da empresa, através destes registros é possível saber se empresa é constituída por um ou mais empresários, sócios ou acionistas;
- Relação de faturamento da empresa nos últimos 3 meses, que deve estar assinada pelo contador. Assim, mediante a estes dados a imobiliária terá informações sobre a comprovação de renda da organização;
- Conforme citado anteriormente, também é necessário fornecer uma garantia de locação. Contudo, as mesmas modalidades de garantia de pessoa física podem ser utilizadas para pessoa jurídica.
Após o levantamento desses dados, uma minuta de locação é elaborada, com propósito de expor todos os detalhes da negociação. Posteriormente, esse documento é apresentado para as partes envolvidas na transação e com a aprovação de todos é iniciada a confecção do contrato.
Contrato
O contrato é a parte mais importante de toda a negociação e deve seguir as diretrizes da Lei n° 8.245/1991. Posto que, é por meio dele que o locador e o inquilino terão garantia jurídica do vínculo criado.
Algumas das informações presentes em um contrato são:
- Informações gerais sobre o imóvel, tais como: endereço, metragem, infraestrutura e uma descrição detalhada sobre o seu estado de conservação;
- Data inicial e de vigência da locação;
- Informações sobre os valores do aluguel, forma de pagamento, garantias e condições de sua modificação;
- Direitos e deveres do locador e inquilino. Além de penalidades em caso de descumprimento;
- E por fim, a assinatura das partes envolvidas e de duas testemunhas para garantir a validade do contrato.
Além de tudo, recentemente o contrato digital passou a ter validade jurídica no país. Ou seja, agora a elaboração de um contrato ficou muito mais fácil e rápida. Inclusive, já utilizamos essa tecnologia e caso você queira saber mais sobre o assunto, confira aqui o nosso artigo.
Com o contrato assinado, agora é hora de receber as chaves do imóvel e realizar a sua mudança. Mas lembre-se, é muito importante que a imobiliária esteja presente com você durante a posse do imóvel, para sanar eventuais dúvidas e problemas que possam surgir.
Em vista disso, escolha uma empresa que ofereça o serviço de assessoria imobiliária de qualidade e que atenda às suas necessidades. Com o Grupo Silvana Carvalho, você terá todo o suporte necessário para encontrar o imóvel dos seus sonhos com muita segurança, tranquilidade e agilidade.
Agora que você já sabe como alugar um imóvel, quer ajuda para encontrar o imóvel ideal? Nossa equipe de locação pode te ajudar em todo o processo: buscando as melhores opções, negociando e realizando a locação sem burocracias.
Fale conosco: (11) 2222-2868
- Artigo Anterior Quiet Luxury: O novo luxo que transformou o mercado imobiliário
- Próximo Artigo Imóveis de Alto Padrão: Como Funciona sua Valorização?