Imóvel parado? Saiba como resolver este problema
Maria Eduarda Silva dos Santos

Neste artigo falaremos sobre os motivos de um imóvel parado ficar assim por muito tempo. Além de discutir quais as despesas geradas por ele e como resolver isso.

Existem diversos fatores que podem deixar um imóvel parado por muito tempo, tais como: instabilidade no mercado, mudanças de cidade por parte dos inquilinos, cobrança de valores altos e até mesmo, algum problema na infraestrutura do local.

Um imóvel parado é uma grande dor de cabeça para os seus proprietários. Pois, mesmo desocupado, ele continua gerando despesas mensais, como IPTU, contas de consumo (água, luz e gás) e taxa de condomínio, em alguns casos.

Além dessas despesas, um imóvel nesta situação também necessita de reparos constantes. Afinal, é necessário cuidar da infraestrutura do mesmo para garantir que ele possa ser locado ou utilizado para outra finalidade.

Por isso, nós separamos algumas orientações para você que possui um imóvel desocupado a algum tempo e deseja comercializá-lo.

Defina a finalidade do imóvel parado

Antes de iniciar a divulgação do imóvel, você precisa definir qual será a finalidade dele. Ou seja, se o imóvel utilizado para locação ou venda.

Por exemplo, se você deseja receber um retorno a curto ou médio prazo, é interessante investir em locação. Pois, o fluxo de fechamentos dessas transações costuma ser mais rápida. Entretanto, se você procura por um retorno maior, deve escolher vender a propriedade. Porém, optando pela venda do imóvel, prepare-se para receber um retorno a longo prazo, já que essas transações demoram mais devido ao alto valor dos imóveis.

Logo, definindo a finalidade do imóvel, será mais fácil saber público atingir e como encontrar interessados pelo local.

Inspecione o imóvel e faça os reparos necessários

É muito importante que uma inspeção seja realizada no imóvel, a fim de garantir a integridade estrutural do imóvel.

Por isso, antes de começar a divulgar o imóvel, visite-o e faça uma verificação de todos os itens que compõe a sua infraestrutura, como: pisos, encanamento, jardim, piscina, pintura e telhado.

Após essa averiguação, procure por um profissional da área e providencie os reparos necessários. Pois, imóveis com uma infraestrutura precária afastam os interessados, fazendo com que o imóvel fique parado por mais tempo.

Faça um levantamento com todos os gastos e despesas geradas pelo imóvel

Como dito anteriormente, um imóvel parado gera despesas mensalmente. Logo, esses valores precisam ser pagos para as companhias de serviços mesmo que o local esteja vazio.

Portanto, é vital que o proprietário do imóvel faça um levantamento com todos os gastos gerados pela residência. Pois, ao saber desses valores, o dono do imóvel terá um controle maior das suas finanças. Dessa forma, poderá definir um valor justo de comercialização.

Procure por uma imobiliária especializada

Depois de realizar todas as verificações e observações necessárias, é importante decidir quem será o responsável por comercializar o imóvel. Neste caso, existem duas formas de fazer isso: o proprietário pode ficar encarregado por essa função ou ele pode contratar uma assessoria imobiliária.

Porém, recomendamos sempre que você opte por uma assessoria imobiliária. Assim, o processo de divulgação e captação de interessados tende a ser muito mais rápido.

Além disso, com uma imobiliária cuidando deste processo, o proprietário não precisará se preocupar com questões de perfil dos clientes, documentação e contrato. Posto que, todas essas funções serão de responsabilidade da empresa e do consultor responsável pela residência.

Em caso de dúvidas sobre como funciona uma assessoria imobiliária, clique aqui e leia o texto que fizemos sobre as vantagens de realizar transações imobiliárias com profissionais capacitados.

Crie o anúncio que atraia a atenção do público

Outro fator que influencia diretamente na negociação do imóvel, seja para locação ou venda, é a criação de um bom anúncio imobiliário. Uma vez que, é através dele que o público terá o primeiro contato com o imóvel. Então, é importante causar uma boa primeira impressão.

Por isso, invista em um anúncio que chame a atenção da audiência e tenha as seguintes características:

  • Fotos de qualidade, dê preferência para imagens realizadas por profissionais da área;
  • Uma boa descrição que contemple todos diferenciais do imóvel, tais como localização, decoração e itens da área de lazer;
  • Apresente as informações técnicas de maneira precisa, como metragens, projeto arquitetônico e materiais utilizados para acabamento;
  • Também registre informações referentes a negociação do imóvel, como valores e formas de pagamento.

Recentemente, escrevemos um artigo sobre como as fotos imobiliárias podem alavancar as negociações dos imóveis. Para saber mais informações, clique aqui e leia o nosso artigo.

Seja flexível durante as negociações e realização de visitas

Por fim, também é muito importante que o proprietário do imóvel aprenda a ser flexível e paciente durante a comercialização da residência. Porque durante esse período, será necessário se adaptar a rotina e necessidades apresentadas pelos interessados.

Diante disso, é muito importante trabalhar em conjunto com uma assessoria imobiliária. Ao trabalhar em conjunto com uma empresa especializada, o dono do imóvel pode deixar as chaves do local junto do consultor responsável, facilitando a realização das visitas.

Também é válido ressaltar que ser flexível durante as negociações é algo muito relevante. Pois, essa flexibilidade quanto a valores, formas de pagamento e até de alterações do imóvel, podem reduzir consideravelmente o tempo de uma transação imobiliária. Ou seja, um imóvel parado há muito tempo pode ser ocupado muito mais rápido.

Portanto, sempre se atenha a esses detalhes e procure realizar um negócio que seja bom para ambas as partes.

Se você possui um imóvel parado, esperamos que este conteúdo tenha ajudado. Bem como, ficamos a disposição para te auxiliar na locação ou venda do imóvel, então, não deixe de conferir o post sobre os diferenciais do Grupo Silvana Carvalho.