Trabalhar como corretor de imóveis

Neste artigo elaboramos uma série de dicas para você que tem interesse em trabalhar como corretor de imóveis.

Nos últimos anos, o setor imobiliário tem passado por um crescimento significativo. Com isso, o número de registros no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) também cresceu. Segundo uma pesquisa, realizada pelo Creci em 2019, existem cerca de 389,4 mil corretores de imóveis no país. 

Além do mais, trabalhar como corretor de imóveis tem sido apontada como uma das profissões que mais gera satisfação profissional. Então, se você está pensando em seguir essa carreira, confira as nossas dicas: 

1. Faça um planejamento de carreira

Planejamento é algo essencial para tudo na vida. Desse modo, se você decidiu embarcar em uma nova carreira planeje quais serão seus próximos passos.

Em vista disso, crie metas que você deseja alcançar em diferentes prazos. Assim, você consegue mensurar o tempo para alcançá-las e também fica motivado a conquistar o seu espaço no mercado. 

2. Registre-se no CRECI e faça cursos profissionalizantes

Assim como em diversas profissões é necessário que você tenha um registro específico, para trabalhar como corretor de imóveis você deve se inscrever no CRECI. 

Existe um longo processo até o final do registro, onde você precisa realizar diversas provas, estágio e, obviamente, pagar a mensalidade pelo registro. Mas, é através do CRECI, que você poderá exercer a profissão legalmente e também agregar valor ao seu trabalho. 

Além do CRECI, também é importante que você faça cursos relacionados ao setor imobiliário, como: táticas de vendas e negociações, marketing, fotografia de ambientes, matemática financeira e decoração. Porque, esses assuntos são extremamente relevantes, estão ligados diretamente aos imóveis e podem te ajudar a vender mais e melhor!

3. Informe-se sempre! 

Um bom corretor de imóveis precisa conhecer de tudo um pouco. Portanto, você deve se informar constantemente por conta dos diversos públicos que você atenderá. Alguns dos principais assuntos que você precisa conhecer são: economia, financiamentos e taxas de juros, tendências do setor imobiliário e arquitetura. 

Diante disso, procure por fontes confiáveis e atualizadas sobre esses temas, assim, você conseguirá responder às dúvidas dos seus clientes e também terá assuntos em comum para abordar com eles.

4. Crie uma rotina e seja disciplinado

O corretor de imóveis tem uma rotina bem flexível, já que o seu dia a dia varia de acordo com os seus clientes e atendimentos. Logo, a criação de uma rotina é importante, porque ela te ajudará a desenvolver mais disciplina e foco. 

Por isso, procure criar uma rotina com passos básicos para você seguir diariamente, como: ter um horário fixo para acordar, fazer alguns exercícios, tomar um bom café da manhã e responder às mensagens dos clientes. 

E lembre-se: ser disciplinado não significa que você deve se cobrar arduamente para ter resultados, mas sim, que você é persistente e sabe dar tempo para que as coisas aconteçam.

5. Cuide da sua imagem para trabalhar como corretor de imóveis

Causar uma primeira impressão é muito importante. Pois, a forma como você se porta, se veste e até mesmo o modo como você fala podem influenciar qual será a opinião do cliente sobre você. 

Portanto, atente-se a sua linguagem verbal e evite o uso de gírias, nunca fale palavrões e tenha um vocabulário simples, objetivo e sem erros de português.

Além disso, invista em roupas formais, limpas e com cores sérias, que passam a ideia de autoridade e confiança. O mesmo é válido para a higiene, então, mantenha as unhas e cabelos limpos e alinhados, para os homens, é importante também preservar a barba aparada. 

Seguindo esses cuidados básicos, você criará uma boa primeira impressão para os seus clientes e também se diferenciará dos seus concorrentes no mercado.

 6. Presença digital 

Cuidar da aparência é muito importante, mas, tão importante quanto isso é a sua presença digital. Visto que muitos dos seus clientes irão te conhecer primeiramente através da internet. 

Dessa forma, é vital que você crie um site e redes sociais que apresentem o seu trabalho de maneira séria e autêntica. Visto que ao utilizar esses canais, você tem a oportunidade de: 

  • Expandir o seu público;
  • Gerar mais credibilidade;
  • Tornar o seu nome mais conhecido;
  • Criar um relacionamento mais próximo com o seu público.

Além disso, no meio online você também consegue aumentar o número de negociações geradas, pois a sua marca passa a ganhar mais exposição. Assim, ao criar o seu site, dê atenção aos detalhes, como: 

  • Conte a sua história;
  • Apresente os seus diferenciais como profissional;
  • Utilize fotos de qualidade dos imóveis;
  • Crie descrições detalhadas e que apresentem o imóvel de maneira simples;
  • Produza vídeos dos imóveis que merecem destaque; 
  • E, por fim, pense em uma versão mobile do seu site.

Seguindo essas dicas, você se diferenciará dos seus concorrentes e passará ainda mais profissionalismo para aos seus clientes. 

7. Foque nas pessoas! 

A palavra principal que dita o que é trabalhar como corretor de imóveis é: relacionamento! Uma vez que, é uma profissão em que se lida diretamente com pessoas, então, é necessário saber ouvi-las. 

Por isso, ouça muito bem os seus clientes desde o primeiro contato, mostre-se interessado, faça perguntas e anotações. Principalmente, entenda qual é a necessidade que o imóvel precisa atender. Dessa forma, você aumenta as chances de conquistá-los e de fechar uma negociação.

baixar infográfico com dicas para trabalhar como corretor de imóveis

Outro ponto que também deve ser considerado primordial para o corretor é um atendimento de qualidade. Já que, essa é uma etapa muito importante do processo de negociação, seja ele de venda ou locação. 

Ou seja, trate o seu cliente como prioridade e cuide dos pequenos detalhes, como, por exemplo: pergunte se está tudo bem, entregue um pequeno lanche durante as visitas mais longas e sempre queira um feedback. Atentando-se às questões como essas, você será visto como um profissional único, e, com certeza ganhará indicações. 

8. Faça parcerias 

Como dito no tópico anterior, relacionamento é algo primordial para corretores de imóveis. Mas, os relacionamentos de um corretor não se limitam apenas aos seus clientes. 

Por isso, também é importante que você crie um vínculo com outros profissionais desse mercado, como: construtoras, arquitetos e imobiliárias. 

Uma vez que, essas empresas costumam ser especialistas no mercado e passam muita credibilidade e relevância para o público. Além de que, esses profissionais podem te ajudar a ampliar a sua carteira de clientes e também podem gerar indicações através de parcerias. 

9. Faça captações de qualidade 

Outra função principal de um consultor de imóveis é a de realizar captações. Ou seja, encontrar imóveis que estão disponíveis para venda ou locação e lançá-los no mercado para comercialização.

Mas, essa é uma tarefa que deve ser feita com muito cuidado e atenção, visto que é um dos fatores que te ajudará a se diferenciar dos concorrentes e irá atrair clientes. 

Portanto, ao realizar a captação de uma propriedade, atente-se às informações como: ano de construção, qual a localização do imóvel, se o preço está compatível com a realidade do mercado e quais perfis de clientes podem ser atendidos pela residência. Porque, ao saber esses dados, você terá mais facilidade para atender aos seus clientes e gerar alguma negociação.

10. Faça uma reserva de dinheiro 

Trabalhar como corretor de imóveis não é uma tarefa fácil. Uma vez que a profissão não conta com um salário fixo, pois o ganho é feito em cima das comissões, e, também demanda tempo, paciência e, principalmente, dinheiro.

Afinal, antes de decidir se aventurar na profissão prepare-se financeiramente para os custos iniciais da atividade, como: cursos preparatórios, gasolina, vestuário e alimentação. 

E lembre-se: até a sua primeira venda existe um longo caminho pela frente, então não desista! 

11. Celebre suas conquistas 

Você percorrerá um longo caminho até realizar a sua primeira negociação. Nessa hora, agradeça aos envolvidos no processo e comemore essa conquista, mas não a torne um evento! 

É importante que você saiba da relevância desse momento, mas torne-o algo natural. Pois, ao se trabalhar como corretor de imóveis, as negociações precisam acontecer de forma frequente no seu cotidiano. Assim, tendo consciência da sua desenvoltura, você conseguirá definir e alcançar metas regularmente.

Está pensando em trabalhar como corretor de imóveis? Você pode construir uma carreira conosco! Gostou das nossas dicas? Cadastre-se em nosso banco de currículos e, acima de tudo, te desejamos muito sucesso nesta aventura que é ser consultor imobiliário.