Dicas para montar uma horta em casa
Maria Eduarda Silva dos Santos

Ter uma horta em casa é uma vantagem e tanto para quem gosta de manter uma alimentação saudável. Pois, através dela você pode colher verduras, legumes e temperos frescos para criar pratos ainda mais saborosos e livres de agrotóxicos.

Contudo, muitas pessoas pensam que montar uma horta caseira é uma tarefa impossível para quem mora em imóveis pequenos ou não tem um quintal. Mas, isso não é verdade!

Porque, existem formas de fazer uma horta, e, certamente, uma delas pode se encaixar perfeitamente no seu estilo de vida. 

Por isso, neste artigo vamos apresentar quais são os benefícios de ter uma horta e dicas para você montar uma no seu lar. Vem com a gente! 😉

Benefícios de cultivar uma horta em casa

Nos últimos anos, boa parte da população brasileira tem dado mais atenção à origem dos alimentos que consome. Especialmente, por conta da atenção que movimentos como o vegetarianismo e o veganismo tem recebido.

Logo, nesse contexto ter uma horta em casa faz muito sentido para quem tem interesse em aderir a uma dieta composta por produtos naturais. Assim como, facilita a rotina de quem está passando pelo processo de reeducação alimentar. Pois, permite o cultivo e ingestão de alimentos ricos em nutrientes e que estão livres de substâncias pesticidas, como os que encontramos nos supermercados. 

Fonte: Blog Viva+
Fonte: Blog Viva+

Além disso, ter uma horta em casa ajuda você a economizar. Afinal, com ela é possível cultivar uma imensa variedade de legumes, verduras, frutas e até temperos. Dessa forma, você passa a frequentar menos o mercado e pode investir o seu dinheiro conscientemente em outros projetos.

Inclusive, plantar e cuidar de uma horta pode ser considerado um hobby que contribui para o seu bem-estar mental e físico. Visto que, diversos estudos científicos mostram que o contato com plantas e outros elementos naturais ajudam a diminuir os índices de estresse e ansiedade causados pelo dia a dia. 

Portanto, se você está pensando em praticar uma nova atividade para relaxar, essa é uma ótima oportunidade para começar a cultivar a sua própria hortinha. 

Como montar uma horta? 

Agora que você conheceu os principais benefícios de ter uma horta, chegou a hora de botar a mão na massa e descobrir como montar a sua. Confira as nossas dicas: 

Separe um cantinho da sua casa

O primeiro passo para montar a sua horta é destinar um espaço na sua casa para recebê-la.

Afinal, é muito importante que ela fique em um ambiente arejado e que receba a luz solar, para garantir a qualidade do que foi plantado. Por essa razão, observe atentamente todos os ambientes da sua casa e escolha o que atende melhor a essas características.

Geralmente, os melhores locais costumam ser o quintal, jardim ou regiões próximas de janelas, mas isso varia de acordo com cada imóvel. 

Caso você resida em um apartamento, pode utilizar a cozinha com um lugar alternativo para montar a sua horta. Mas, tome cuidado e evite fazê-la perto de eletrodomésticos que emitem muito calor, como o fogão e o forno. Logo, isso pode prejudicar o crescimento das folhas e o ciclo de irrigação das plantas.

Pense no tipo de horta que você quer

Agora que você já tem o local ideal, é hora de pensar no tipo de horta que você quer. Uma vez que, existem inúmeros modelos disponíveis no mercado atualmente e cada um se encaixa perfeitamente em um ambiente. 

Entre as opções mais comuns, nós temos: 

  • Hortas verticais ou suspensas, que ficam apoiadas em paredes e longe do solo;
  • Hortas plantadas em vasos e jardineiras; 
  • Hortas tradicionais, que ficam nos quintais das casas ou em espaços maiores; 
  • E a mini-horta, que é uma ótima alternativa para quem não tem muito espaço ou quer cultivar poucos ingredientes. 

Lembrando também, que é importante estudar quais espécies você deseja cultivar. Porque, cada planta tem um ciclo de vida que deve ser respeitado e o modelo de horta escolhido interfere diretamente nessa questão. Que vai desde o tipo de solo usado para o plantio até a manutenção que deverá ser feita para mantê-la saudável a longo prazo. 

Bem como, tenha em mente algumas referências de como você quer montar a sua horta. Redes sociais e sites que falam sobre jardinagem são ótimas fontes de inspiração e podem te ajudar bastante com a sua decisão.

Uma dica nossa é: faça uma pesquisa no Pinterest, por lá você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o assunto! 

Exemplo de pesquisa no Pinterest
Exemplo de pesquisa no Pinterest

Compre o material necessário 

Depois de muito estudo e planejamento, chegou o momento de ir às compras para adquirir os materiais necessários para montar uma horta em casa! 

Para tornar essa tarefa mais fácil, separamos duas dicas para você: 

1ª: Escreva uma lista detalhada citando tudo o que precisa comprar. Assim, as chances de esquecer algo durante esse processo diminuem bastante. 

2ª: Procure por lojas especializadas em artigos de construção e de jardinagem. Normalmente, esses locais possuem uma grande variedade de produtos e oferecem assessoria de profissionais qualificados gratuitamente, que podem te ajudar a escolher os materiais adequados e pelo melhor preço. 

Ademais, recomendamos que você vá às compras com tempo. Dessa maneira, será possível fazer tudo com calma e sem correr o risco de sofrer interrupções. 

Após tudo isso, é só partir para a montagem e esperar para colher os frutos da sua horta. O que nos leva ao próximo tópico deste artigo.

Invista tempo e carinho 

Como mencionamos anteriormente, ter uma horta em casa é uma ocupação que faz bem para o corpo e mente. Porém, ela demanda tempo até dar os primeiros resultados.

Por essa razão, é necessário investir paciência e carinho em todas as fases da sua horta para garantir o sucesso da mesma. Então, estabeleça o hábito de observar como está o estado das folhagens, do solo e dos frutos colhidos, para saber se existe alguma praga no local e como ela deve ser combatida, se for o caso.

Acompanhe também canais especializados em jardinagem e paisagismo, eles podem responder as suas dúvidas e fornecer dicas para melhorar ainda mais a sua plantação. No YouTube, você encontra uma série de vídeos sobre esse tema. 

Diante disso, separamos dois exemplos que vão te inspirar ainda mais a montar uma horta em casa. Confira: 

Agora você já está preparado para tirar a sua tão sonhada horta caseira do papel? Então, conta pra gente: o que você  quer cultivar? 

Aqui na unidade de vendas em Itu, nós temos uma pequena horta com vários temperos e adoramos! Nossos almoços ficam ainda mais saborosos com eles. 💚

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil e te esperamos na próxima semana! 😉👋