Descubra como organizar uma rotina de home office
Maria Eduarda Silva dos Santos

Nos últimos anos, o home office tem ganhado cada vez mais destaque na rotina dos trabalhadores brasileiros. Principalmente, por conta da pandemia do Covid-19, que assola o país desde o começo de 2020.

Mas, este não é o único motivo que tornou a prática do trabalho remoto popular. Visto que, em vários outros lugares do mundo, ela foi adotada a alguns anos e tem gerado resultados positivos para as empresas, como: redução de custos e aumento na produtividade dos funcionários e das vendas realizadas. 

Apesar disso, algumas pessoas continuam enfrentando dificuldades para se adaptar a essa  modalidade de trabalho. Por isso, reunimos algumas dicas que vão te ajudar a organizar uma rotina de home office. Então, se você é uma dessas pessoas, continue lendo para saber mais! 

💻 Tenha um espaço dedicado ao trabalho  

É comum que muitas pessoas acreditem o primeiro passo para trabalhar em home office é ter um escritório espaçoso em casa. Mas, não é bem assim! 

Visto que, o principal é escolher um ambiente tranquilo para garantir que você esteja confortável enquanto trabalha remotamente. Independentemente do tamanho do imóvel onde você more. 

Sendo assim, com passos simples é possível transformar algum espaço da sua residência em um cantinho para trabalhar. Inicialmente, você vai precisar apenas de um ambiente que comporte uma mesa, uma cadeira confortável, uma boa luminária e um computador com acesso à internet. E voilà, está pronta a sua estação de trabalho!

Contudo, caso você sinta necessidade pode investir em outros itens para expandir esse espaço e montar um escritório futuramente. Através das redes sociais, como Pinterest e Instagram, você pode encontrar algumas inspirações e dicas sobre o assunto.

Referências Pinterest
Referências de home office (Fonte: Pinterest)

Além disso, recomendamos que você evite trabalhar em locais como a sala de estar ou o seu quarto. Porque, eles contam com distrações que podem te atrapalhar durante a realização de reuniões e de atividades diárias.

⏰ Defina horários 

Os horários são extremamente importantes na rotina de trabalho de qualquer pessoa, especialmente de quem faz home office. Afinal, eles são responsáveis por determinar os limites de cada funcionário. 

Sendo assim, estabelecer o horário de início e término do seu expediente evita que você comprometa o seu rendimento com a sobrecarga de atividades. Ou seja, tente executar um número maior de tarefas em um determinado período e não consiga fazê-las da maneira adequada. 

Portanto, estude como é o seu dia-a-dia na empresa e o tempo que você leva para desempenhar seus afazeres. Visto que, a partir dessas informações você conseguirá determinar os seus melhores horários, incluindo as pausas para o almoço e descanso. 

Bem como, não terá que ficar trabalhando além do necessário para cumprir com o prazo de algum projeto. Porque, tudo estará programado conforme as suas necessidades e tempo.

📝 Faça uma lista de tarefas diárias

Ter o controle das tarefas que você precisa cumprir é fundamental ter produtividade no home office. Logo, algo que pode te ajudar bastante com isso é fazer uma lista com tudo o que você precisa fazer no dia.

Por exemplo, aqui no Grupo Silvana Carvalho, nossos colaboradores costumam utilizar uma agenda física ou digital que registrar todos os seus compromissos. Incluindo, uma checklist das tarefas diárias

Dessa forma, todos conseguem monitorar o desenvolvimento de cada processo e ainda mantêm uma rotina organizada. O que ajuda a diminuir erros ou atrasos na entrega de cada projeto. 

Atualmente, existem vários aplicativos que podem te ajudar a montar essa lista. Entre os mais famosos, temos: o Trello (que é o nosso queridinho 🧡), Asana, Runrun.it, Agenda do Google e vários outros. 

Lista de tarefas diárias (Fonte: Freepik)

Lembrando que, a eficiência desses sistemas depende da maneira como você os adapta a sua rotina. Então, vale a pena testá-los até encontrar um que seja perfeito para as suas necessidades. 

⏳ Evite distrações

Não perder tempo com distrações é algo tão importante quanto ter uma agenda e horários definidos. Uma vez que, elas comprometem diretamente a sua eficiência durante o home office. 

Entretanto, seguindo algumas dicas você pode se tornar um profissional mais disciplinado e concentrado, que dribla as distrações com maestria. 

🍅 Técnica Pomodoro 

Trata-se de um sistema de divisão de tarefas, cujo objetivo é estimular o foco e agilidade do nosso cérebro.

Na prática, ele funciona da seguinte maneira: você cria uma lista de tarefas e estipula um tempo para realizá-la. Depois disso, você divide a sua jornada de trabalho em períodos de 25 minutos, onde terá que realizar as tarefas sem interrupções. Cumprido os 25 minutos, você deve registrar o seu progresso e tem 5 minutos de descanso, para responder mensagens ou acessar as redes sociais, por exemplo. Após esse período, você retoma as atividades e repete mais uma vez esse ciclo, até o fim do seu experiente.

Esse é método é muito bom para quem tem dificuldades de estabelecer prioridades no home office, pois força o funcionário ser mais organizado. Assim como, estipula que o mesmo tenha que fazer apenas uma tarefa por vez, evitando o desperdício de tempo e energia.  

📱 Limite o uso das redes sociais

As redes sociais são um sucesso inegável em todo o mundo. Mas, elas também são uma das principais fontes de distração atuais, especialmente durante o home office.  

Afinal, é muito fácil passar horas e horas na frente do celular assistindo a vídeos no YouTube, curtindo fotos no Instagram ou lendo notícias pelo Twitter. Mas, tudo tem limite! Por essa razão, recomendamos que você restrinja o uso das suas redes sociais em horários de trabalho. 

Sabemos que isso pode ser difícil. Porém, estabelecendo um limite para acessar essas plataformas, você consegue direcionar a sua concentração e energia para as tarefas que merecem mais atenção.

Atualmente, os celulares mais modernos já contam com um sistema que pode limitar o acesso a determinadas plataformas, entre elas as redes sociais. Basta acessar as configurações do aparelho e ajustá-la conforme as suas necessidades. Apesar disso, se o seu smartphone não tiver essa opção, você pode usar aplicativos para limitar o seu tempo nas redes sociais. 

Outra coisa que também pode ajudar, é manter as notificações dessas mídias no modo silencioso ou ocultas. Visto que, o som do celular pode contribuir para a desatenção.

Vários dos nossos colaboradores já aderiram essa medida e estão aumentando a produtividade quando fazemos home office. Então, fica aqui a nossa dica! 😉

Agora que já te contamos algumas técnicas para evitar distrações durante o trabalho, vamos seguir para o próximo tópico.

💧 Não se esqueça de beber água!

Não é segredo pra ninguém que manter o corpo hidratado é essencial para a nossa saúde. Logo, beber água deve ser uma das prioridades diárias de todo mundo! 

Assim como outros itens deste texto, esse pode ser um pouco difícil de cumprir. Diante disso, vamos te apresentar algumas táticas que você pode usar para não esquecer de tomar água. 

Coloque lembretes no seu celular: isso vai ajudar você a criar o hábito de tomar água. Já que, diariamente o seu celular tocará no mesmo horário avisando que você deve beber água. Assim, aos poucos o seu corpo e mente vão se acostumar. 

Mantenha uma garrafinha perto de você o tempo todo: muitas pessoas deixam de beber água por preguiça de se levantar e ir até o bebedouro. Dessa forma, ter uma garrafa na sua mesa evita que isso aconteça, porque ela sempre estará ao seu alcance. 

Inclusive, sugerimos que você opte uma garrafa coloridas ou com frases motivacionais, elas podem te ajudar o seu dia a ficar mais divertido. 

Opte por águas saborizadas: essa é pra você que não gosta de beber água por conta da falta de gosto. Existem várias marcas e receitas de águas saborizadas disponíveis no mercado, que além de te manter hidratado oferecem outros benefícios para a saúde. Vale a pena pesquisar sobre o assunto!

Águas saborizadas (Fonte: CareSpot)

 

👨‍💼 Vista-se de acordo com o seu trabalho

Parece bobo falar isso, mas a forma como você se veste influencia muito o seu desempenho em home office. 

Ou seja, ficar de pijama o dia inteiro faz o seu subconsciente acreditar que você pode relaxar, o que costuma deixar o trabalho em segundo plano. Portanto, vista-se normalmente como se você estivesse indo para o escritório da sua empresa. 

Ademais, as suas roupas são um ótimo incentivo para se manter animado durante o home office, sobretudo neste período de pandemia. Pois, é uma forma de manter a normalidade na sua rotina, independentemente do ambiente em que você estiver. 

Uau, quantas dicas! 😱 A partir delas, temos certeza que você conseguirá organizar a sua rotina de home office e ter mais produtividade! Então, diz aí, qual dessas sugestões você vai testar? 

Aproveita para compartilhar esse texto com os seus amigos com dificuldades em se adaptar ao home office, vai ajudar bastante! 

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo e nos vemos no próximo post! 😉👋