Maria Eduarda Silva dos Santos

É comum que as pessoas pesquisem por inspirações e tendências de decoração para aplicar em suas casas.

Afinal, decoração de um imóvel diz muito sobre os seus moradores. Além de que, ela também ajuda a deixar aos ambientes mais aconchegantes e confortáveis.

Mas, em 2020, essa temática ganhou ainda mais importância, pois, o lar ganhou um novo significado. Logo, as pessoas querem transformar as suas casas em locais inspiradores e seguros, como um verdadeiro refúgio da situação que estamos vivendo.

Por isso, neste post falaremos sobre as principais tendências de decoração para 2021 e como elas podem renovar a sua casa!

5 tendências de decoração para 2021

Cores

As cores são extremamente importantes na decoração. Porque, elas podem influenciar o estado de espírito dos moradores, devido a sua capacidade de transmitir sentimentos. Sendo esse, um papel fundamental na composição de qualquer ambiente.

Dessa forma, é essencial escolher as cores da sua casa com cuidado, a fim de transmitir equilíbrio e elegância. Mas, se você está lendo esse texto, é porque você quer saber se existe alguma cor que será destaque este ano, certo?

Cores Pantone 2021
Cores Pantone 2021 (Foto: Marel)

E a resposta para essa pergunta é: sim! Anualmente, o Pantone Color Institute elege a “cor do ano”, que entra para lista de tendências de decoração. Mas, para o ano de 2021, algo inédito aconteceu e duas cores foram escolhidas, sendo elas: “Illuminating Yellow” e “Ultimate Grey”, respectivamente amarelo e cinza.

Estas cores foram eleitas com base nas mudanças que o mundo sofreu em 2020. Já que, elas transmitem vitalidade, força e segurança, casando perfeitamente com a ressignificação atribuída ao lar.

Porém, o cinza e o amarelo não são as únicas cores de destaque para esse ano. Que também será repleto de tons terrosos e verdes, remetendo ao contato com a natureza que tantas pessoas estão buscando atualmente.

Portanto, se você quer investir na pintura ou elementos de cor na sua casa, essas tonalidades são uma ótima aposta!

Ambientes integrados

Essa é uma característica presente constantemente em listas de tendências de decoração dos últimos anos. Pois, foi-se o tempo em que ambientes separados por várias paredes que eram moda.

Hoje, os ambientes integrados são cada vez mais frequentes em construções novas e também estão ganhando espaço nas reformas. Uma vez que, eles valorizam a iluminação natural e circulação do ar, tornando o local mais arejado e claro.

Bem como, promovem uma ampliação dos ambientes uma vez que remove obstáculos que os separam. Assim, é possível se comunicar e transitar entre diferentes cômodos com mais facilidade.

 

Ambientes integrados
Exemplo de ambientes integrados (Foto: Grupo Silvana Carvalho)

Além disso, ambientes integrados também favorecem a praticidade e funcionalidade. Por exemplo, ao deixar a cozinha integrada com a sala de jantar, é possível organizá-los com muito mais rapidez, devido à proximidade de ambos os espaços. Consequentemente, você acaba otimizando a sua rotina e ganhando mais qualidade de vida.

Madeira

A madeira também é outro grande destaque entre as tendências de decoração deste ano. Dado que, ela remete a elementos naturais e a sensação de acolhimento.

Logo, será comum encontrá-la em móveis, pisos, portas e elementos decorativos, como bancos e porta-retratos, por exemplo.

Ademais, a madeira combina com diferentes tipos de materiais e estilos, que vão desde o rústico até o minimalista. Portanto, ela possibilita uma infinidade de composições decorativas, que podem ser usadas em vários ambientes.

Detalhes em madeira
Exemplo de parede com detalhes em madeira (Foto: Decor Fácil)

Também é válido lembrar que artigos em madeira merecem um cuidado especial com a limpeza, pois tendem a ser mais frágeis. Portanto, escolha o tipo certo de madeira para cada tipo de ambiente e atente-se aos cuidados necessários para mantê-la bonita e saudável.

Home office

Como dissemos em nosso artigo sobre o mercado imobiliário do interior paulista, ter um escritório virou uma necessidade das construções atuais. Pois, em 2020, o home office virou uma realidade para boa parte da população brasileira.

Em vista disso, muitas pessoas transformaram algum cômodo de suas casas em escritórios improvisados. Mas, é importante ter um espaço separado para montar uma área destinada ao seu trabalho.

 

Escritório
Exemplo de escritório (Foto: Casa e Jardim)

Em imóveis pequenos, isso pode ser facilmente resolvido com uma bancada, cadeira apropriada e uma luminária de mesa.

Contudo, se você tiver um quarto sobrando na sua casa pode convertê-lo em um escritório com estação de trabalho e armários. Assim, você terá espaço suficiente participar de reuniões sem interrupções e realizar as suas atividades de maneira produtiva.

Casa inteligente

A casa inteligente veio para finalizar a nossa lista de tendências de decoração para 2021. Afinal, este é um tópico que tem se popularizado entre os brasileiros, por conta do enorme sucesso dos assistentes virtuais nos últimos anos.

Inclusive, escrevemos um artigo completo sobre esse tema. Você pode acessá-lo aqui: Como os assistentes eletrônicos podem ajudar no dia a dia do seu imóvel.

Resumidamente, a casa inteligente diz respeito a automação residencial. Ou seja, utilizar a tecnologia como um meio para facilitar a realização de tarefas cotidianas. Como por exemplo: controlar a iluminação dos ambientes pelo celular, abrir e fechar janelas e portas por controle remoto ou até utilizar o comando de voz para controlar eletrodomésticos, entre outras atividades.

Além da praticidade, a automação residencial também conta com outros benefícios. Visto que, ela também promove mais segurança, conforto e economia de energia para o seu lar.

Existem várias formas de transformar a sua residência em uma casa inteligente. Pois, o mercado de construção e reforma dispõe de opções para os mais variados perfis. Que vão desde kits básicos de lâmpadas controladas por controle remoto e fechaduras eletrônicas até sistemas completos de automação, incluindo câmeras de monitoramento e alarme. É só escolher os itens que mais se encaixam com a sua realidade e pronto!

A partir disso, concluímos que investir em uma casa inteligente pode ser bem vantajoso. Principalmente, se você pensa em alugar ou vender o seu imóvel futuramente, pois isso ajuda na valorização da propriedade.

Agora que você conheceu as principais tendências de decoração para este ano, vai ser bem mais fácil paginar a sua casa! Mas, antes de sair mudando tudo, lembre-se de adaptar cada tendência ao seu estilo. Assim, o seu lar vai ficar muito mais especial, aconchegante e o melhor, com a sua cara!

Aproveite para ler ao nosso post sobre 10 perfis de decoração e arquitetura para seguir no Instagram e siga o nosso perfil também! Publicamos conteúdos diariamente e, com certeza, algum deles vai te inspirar!

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você e até o próximo post! 👋