Decoração de Natal: Dicas para planejar a decoração da sua casa
Maria Eduarda Silva dos Santos

A época mais mágica e especial do ano está chegando: o Natal! Muitas pessoas já começaram a pensar em como trazer o clima natalino para dentro de casa através da decoração de Natal.

Afinal, o Natal representa amor ao próximo, união, esperança, compaixão e alegria. Logo, essa data tão especial merece ser celebrada com muito estilo e personalidade ao lado da família e amigos.

Diante disso, ainda dá tempo de planejar a sua decoração de Natal e torná-la autêntica. Por isso, neste artigo separamos algumas dicas para te ajudar com essa tarefa, confira abaixo a nossa lista:

Planeje-se e procure por referências  

Constantemente, as pessoas costumam deixar para fazer a decoração de Natal de última hora, seja pela correria do dia a dia ou por puro esquecimento. Porém, isso é um erro! Visto que, a falta de planejamento pode deixar a decoração sem graça ou muito comum.

Portanto, recomendamos que você reserve um tempo para planejar a decoração dos seus sonhos com antecedência. Esse planejamento pode ser feito de várias formas, mas a maneira mais fácil é através de listas e referências visuais.

Decoração de árvore de Natal – (Foto: Nappy)

É importante que nessa lista você indique o que a decoração deve transmitir, quais cores você gosta e quais ambientes serão decorados. Pois, a partir dessas informações, é possível procurar por referências e definir quais elementos deverão estar presentes na decoração.

Você pode procurar por referências visuais em diversas mídias, mas, indicamos que você procure através de sites como o Pinterest ou Tumblr. Uma vez que, eles contam com uma extensa galeria de fotos dos mais diversos estilos e que podem te ajudar bastante.

Procure referências de decoração natalina no Pinterest
Procure referências de decoração natalina no Pinterest – (Foto: Pinterest)

Outra forma de procurar por referências é pelo Instagram e YouTube, que são duas das maiores plataformas de conteúdo atualmente. Eles contam com uma imensidão de vídeos de tutoriais, que apresentam várias ideias simples e fáceis de decoração natalina. Então, vale a pena garimpar o acervo deles em busca de referências, dicas de montagem e até mesmo de lugares para comprar os itens decorativos.

Dicas no YouTube para decoração de Natal
Procure dicas no YouTube para decoração de Natal – (Foto: Youtube)

Faça compras conscientes e invista em itens artesanais

Antes de partir para as compras, é necessário definir se os antigos itens de decoração serão utilizados ou não. Por isso, limpe e selecione tudo o que será utilizado e o que será descartado. Porque, após fazer isso, você terá uma ideia clara do que precisa comprar ou não, evitando compras desnecessárias.

Sobre os itens antigos, você pode pensar em novas formas para aproveitá-los na sua decoração ou pode doá-los. Por esse motivo é interessante procurar por referências no YouTube, pois pode encontrar vídeos de “faça você mesmo” e dar uma nova cara aos objetos sem graça.

Artesanato na decoração de Natal
Artesanato na decoração de Natal – (Foto: Saint Gobain)

Em Itu, é possível encontrar várias lojas no Centro da cidade que vendem artigos natalinos de decoração. Como, por exemplo: Lojas Caracol, Maravilhas do Lar, Sol Nascente, Amor e Cozinha, Maria Pia Casa, entre outras.

Em Indaiatuba, existem lojas próximas às praças centrais que estão cheias de adereços para esta época. Inclusive, se for comprar em dezembro, as lojas ficam abertas durante até às 22h nesta época. Indo às compras durante à noite você também pode aproveitar a iluminação especial da decoração de Natal nos ambientes públicos. Pois, a cidade inteira fica enfeitada para a chegada do Papai Noel e rende lindas fotografias.

Decoração de Natal em Indaiatuba - SP
Decoração de Natal em Indaiatuba/SP – (Foto: Prefeitura de Indaiatuba)

Além dessas opções, também existem outras lojas que contam com artigos artesanais. Sendo que, artigos desse tipo dão um charme todo especial para a sua decoração de Natal. Visto que, muitas vezes eles são mais delicados, exclusivos e personalizados.

Exemplo de decoração de Natal para sala – (Foto: Planet Radio)

Agora que você já sabe exatamente como quer a sua decoração, chegou a hora de ir às compras. Mas, lembre-se: faça compras conscientes com base nos itens que fazem parte da sua lista.

Hora de montar a árvore e enfeitar a casa 🎄

Com os objetos de decoração de Natal em mãos é hora de botar a mão na massa e enfeitar os ambientes. E, para tornar esse momento ainda mais divertido sugerimos que você chame a família e amigos para ajudar. Pois, será uma ótima oportunidade de passar um tempo juntos e criar boas memórias.

Para deixar tudo mais organizado, sugerimos separar os itens e decorar um ambiente de cada vez. Por esse motivo, comece pelos ambientes menores das áreas internas e vá expandindo a decoração até a parte externa do imóvel.

Além disso, você pode dividir a família e amigos em grupos, assim cada um pode cuidar de local diferente. Aproveite também para deixar que as crianças participem desse momento, já que é uma ótima forma de integrá-las em uma atividade com toda a família.

Montando árvore de Natal em família
Família montando a árvore de Natal – (Foto: Sadia)

Outro item importante da montagem da decoração de Natal é sobre a área externa do imóvel. Porque, é muito comum decorar a fachada das casas com as famosas luzes pisca-pisca. Entretanto, isso requer atenção extra, pois, envolve o uso de eletricidade e de escadas para chegar a locais altos, como telhados e varandas.

Pisca-pisca na fachada da casa
Pisca-pisca na fachada da casa – (Foto: Glaminati)

Portanto, tome muito cuidado com essa parte da decoração para evitar acidentes. Em casos de dúvidas, contrate um profissional para realizar esse serviço. Afinal de contas, não queremos que ninguém se machuque.

Também tome cuidado ao desembalar os objetos decorativos, dado que alguns costumam ser delicados e frágeis. Então, evite deixá-los próximos das crianças ou fora de suas embalagens para não danificá-los. Por fim, lembrem-se de guardar as caixas e embalagens desses itens, pois você pode reutiliza-las quando for desmontar a decoração.

Dicas para armazenar a decoração de Natal

Depois de curtir bastante as festas de final de ano e a sua decoração, chegou o momento de desmontar e guardar tudo. Mas, sabemos que essa ocasião pode ser um pouco chata e até cansativa, então, separamos algumas dicas para te ajudar.

Escolha um local para guardar os enfeites

Primeiramente, escolha o local onde todos os artigos decorativos serão guardados. Esse é um passo muito importante, pois esses artigos costumam ser frágeis e devem ser armazenados em um local onde ficarão protegidos do pó, da luz solar e da umidade.

Portanto, dê preferência para lugares altos ou com pouca circulação de pessoas, como: prateleiras, o famoso quartinho da bagunça ou até mesmo em um baú. Porque, locais com essas características tendem a preservar os materiais dos enfeites, aumentando a sua vida útil.

Armazenar-decoração-de-natal
Caixas organizadoras – (Foto: Viver Organizer Store)

Desmonte e higienize os artigos decorativos

Enfim, decidido onde irá guardar tudo, chegou a hora de desmontar e higienizar todos os objetos decorativos.

Comece a desmontar a decoração de Natal pelos enfeites maiores, depois, pelos menores. Dessa forma, dê prioridade para artigos como a árvore de Natal e luzes de pisca-pisca, pois eles ocupam mais espaço e são mais trabalhosos.

Após desmontar tudo, é importante que todos os itens sejam limpos. Apesar de ser a etapa mais chata, essa limpeza é essencial para evitar problemas com mofo ou bactérias.

Separação e identificação

Ufa! Estamos quase terminando, falta pouco. Então, agora é hora de separar cada objeto e identifica-lo, afinal a gente não quer esquecer onde guardou tudo, certo?

Comece pelos itens mais pesados, como a árvore de Natal, por exemplo. Lembre-se de embalá-la em um saco plástico transparente, assim é possível proteger a fibra dos galhos. Não se esqueça de etiquetar cada parte da árvore, desde a base até o topo, assim, a montagem dela será mais rápida no próximo ano.

Após separar e identificar as decorações maiores, distribua o peso desses itens no fundo de caixas organizadoras e siga guardando os objetos menores por cima. Dessa forma, será muito mais prático e seguro carregar as caixas, pois elas não estarão pesadas.

E, mais uma vez, lembre-se de utilizar sacos plásticos transparentes e etiquetar tudo o que for embalado. Desse modo, será mais fácil para visualizar e encontrar os itens para o próximo Natal.

Marie Kondo, referência em organização – (Foto: Gazeta do Povo)

Tome cuidado com os itens pequenos ou delicados

Tome cuidado com as decorações pequenas ou frágeis, como os enfeites da árvore de Natal, por exemplo. Por essa razão, recomendamos que use plástico bolha ou jornal para embalar esses materiais, protegendo-os de atritos com outros objetos.

Além disso, também sugerimos que guarde esses itens em caixas separadas dos demais ou que não coloque peso sobre eles, para evitar quebra-los.

Por fim, também preste atenção na hora de armazenar as luzes pisca-pisca, pois elas precisam de um cuidado especial. Um truque prático para evitar que elas enrosquem uma na outra consiste em envolvê-las em uma garrafa pet e prender com fita adesiva. Assim, as luzes não correm o risco de queimar ou de ficarem enroladas.

Nossa árvore de Natal – (Foto: Grupo Silvana Carvalho)

E, aí gostou das nossas dicas? Então, conta como você planeja a sua decoração de Natal! Estamos curiosos para saber como vai ser a sua decoração.