Grupo Silvana Carvalho

Ninguém resiste a um ambiente com cheirinho delicioso. Especialmente se esse aroma nos remete à uma boa lembrança ou provoca sensações, como aconchego ou frescor. Se estivermos falando de um aroma que possui propriedades terapêuticas fica ainda melhor. É isso mesmo, alguns aromas, além de perfumar, são capazes de proporcionar bem-estar e despertar sensações de prazer e relaxamento. É o caso dos óleos essenciais da Aromaterapia, que por serem puros possuem estas propriedades terapêuticas, beneficiando a saúde, a beleza e estados emocionais.

Os óleos essenciais e os seus benefícios para a saúde

A Aromaterapia é uma ciência que busca oferecer saúde e bem-estar por meio de Óleos Essenciais extraídos de plantas (flores, folhas ou caules). Há mais de um século esta ciência é reconhecida por seus efeitos benéficos em grande parte da Europa, sendo usada por médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde.

Existem diversas formas de uso: massagens, escalda pés, banho de imersão e várias outras. Para descobrir qual é o óleo essencial indicado para você, nós recomendamos a orientação de um profissional especializado em Aromaterapia. Vale lembrar que os óleos podem atuar tanto na saúde física (dores, circulação, respiração, etc) como emocional e mental (ansiedade, depressão, TPM, etc).

Perfumes que relaxam e proporcionam um sono tranquilo

Além da utilização em procedimentos de saúde, os óleos essenciais também são ótimos aliados para perfumar o ambiente de sua casa quando utilizados em um aromatizador, seja ele tradicional, com vela ou o elétrico. Basta misturar água e acrescentar algumas gotas do óleo. A escolha do óleo depende do gosto pessoal de quem for utilizar e também do objetivo do uso. Por exemplo: para pessoas que sofrem de insônia ou para aromatizar o quarto de bebês e crianças pequenas o óleo essencial de lavanda proporciona relaxamento, colaborando para um sono tranquilo. Por outro lado, óleos com aromas mentolados como eucalipto, alecrim e hortelão pimenta são ótimos para dar frescor ao ambiente, melhorando a qualidade do ar.

Mais do que benefícios à casa ou cômodo específico, os aromatizadores favorecem a sua saúde e a de toda a sua família, já que todos eles estarão inalando o aroma também. Os óleos essenciais, por serem puros, atuam em nosso sistema límbico (das emoções) e entram em ação tanto no campo mental como no emocional. Um exemplo disso é o óleo essencial de limão, que possui propriedades calmantes e sedativas, favorecendo a concentração. Mais do que apenas um aroma delicioso para a sua casa, o uso desta essência contribui positivamente para sua saúde.

Óleo essencial é diferente de essência

Os benefícios destes óleos são inúmeros, uma vez que concentram seus princípios ativos vindos da natureza. Mas, é importante ressaltar que “óleos essenciais” são diferentes de “essências”. Enquanto o primeiro é puro, as essências são sintéticas, e por isso não possuem propriedades terapêuticas.

Silvia Constancio é Terapeuta Corporal e atua com terapias naturais (11) 95878-2564
sil.constancio@gmail.com

Decore a sua casa: Tendências 2020
24 jan
Condomínios de Itu Decoração

Decore a sua casa: Tendências 2020

Conhecer as tendências de decoração é o primeiro passo antes de iniciar um novo projeto. Veja algumas dicas que preparamos […]

leia mais
6 Benefícios de morar próximo ao trabalho
05 nov
Conheça o seu bairro Saúde e Bem Estar

6 Benefícios de morar próximo ao trabalho

Viver bem não é apenas ter um emprego que garanta a realização profissional, morar próximo ao trabalho é um privilégio […]

leia mais