Grupo Silvana Carvalho

Há 5 anos atrás Itu completou 4 séculos desde a sua fundação, que aconteceu no ano de 1610, marcada pela construção da capela Nossa Senhora da Candelária do Outu-guassú, por Domingos Fernandes e Cristóvão Diniz

Itu está localizada no estado de São Paulo e diversos acontecimentos históricos interessantes aconteceram por aqui. Hoje você conhecerá fatos importantes da cidade. Confira!

fatos históricos de Itu / SP
Itu/SP

Inicialmente Itu era Outu-guassú, nome dados pelos indígenas para a cachoeira do rio Tietê ( Hoje localizada na cidade de Salto).

1. Cultivo de Cana-de-Açúcar até a chegada do Café

Em 1760 a cana-de-açúcar começou a se desenvolver na Capitania de São Paulo, foi então que se iniciou a construção dos primeiros engenhos e para suprir toda a demanda da época, foi necessário, em meados de 1771, importar mão-de-obra africana. A entrada de mais trabalhadores e o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar cada vez mais em alta na vila fez com que em 1790 a quantidade de engenhos aumentasse. Assim, a população da Vila também cresceu.

Foi no ano de 1854 que os Engenhos de Itu conseguiram a maior produção de açúcar. Desta forma o então município se destacou como um dos mais rico da Província. 32 anos depois, em 1886, os imigrantes italianos chegaram para trabalhar em lavouras de café, com isso a cultivo da cana-de-açúcar foi substituído pelo de café, que quatro anos depois se transformou na principal fonte de economia de Itu. Para em 1935 atingir o máximo de sua produção.

2. Itu Como rota dos Bandeirantes

Itu fez parte do trajeto que passaram os Bandeirantes, num caminho de 180 km iniciado em Santana de Parnaíba. Fato que impulsionou Itu economicamente.

3. Itu mantém acesa a necessidade da Independência do Brasil

No Início do Séc XIX havia, além da grande quantidade de impostos no Brasil, grandes restrições com o sistema de controle econômico mantido pela Coroa Portuguesa. Essa situação só fez aumentar a vontade de conquistar a autonomia política por parte da elite brasileira. Em Itu, padres, políticos e fazendeiros mantinham esta mesma vontade. Essa insatisfação foi o estopim para que no dia 7 de setembro de 1822 a Independência do Brasil fosse proclamada por D. Pedro I. No ano seguinte, D. Pedro I, condecorado Imperador do Brasil, concedeu a Itu o título de Fidelíssima.

4. O primeiro presidente da República brasileira – por eleição Direta –  nasceu em Itu

Em 1841, Prudente José de Morais Barros nasceu nos arredores de Itu, São Paulo. Ele foi o primeiro presidente civil do Brasil eleito por eleições diretas e ficou no cargo de 1894 a 1898. Ele foi eleito através do sufrágio universal, onde todos os indivíduos considerados maduros, a partir dos 16 anos de idade, puderam votar. Sua carreira política iniciou em sua mudança para a cidade de Piracicaba, também em São Paulo.

5. Itu, Berço da República

A cidade ficou conhecida como “Berço da República por ter sediado a Convenção de Itu , assembléia na qual foi fundado o PRP – Partido Republicano Paulista, movimento republicano que mais tarde, pôs fim à monarquia no Brasil. Esse movimento era uma forma de reafirmar o discurso de valorização do papel da Convenção de Ituano, processo que resultou na proclamação da República em 1889. No local onde foi realizada a primeira reunião do movimento republicano, se encontra hoje o Museu Republicano.

 

Gostaram de conhecer um pouco mais  sobre a cidade de Itu e de como ela esteve presente em diversos acontecimentos importantes do nosso país? Conhece alguma curiosidade de Itu? Mande nos comentários para compartilharmos juntos histórias dessa cidade fantástica.

 

5 lojas de decoração em Itu para você encontrar tudo o que precisa para a sua casa
12 jul
Conheça o seu bairro Curiosidades

5 lojas de decoração em Itu para você encontrar tudo o que precisa para a sua casa

Em Itu tem uma grande variedade de lojas de decoração para renovar e decorar os ambientes da sua casa, apartamento […]

leia mais
Congresso Anual Silvana Carvalho 2018
20 dez
Mercado Imobiliário Outros

Congresso Anual Silvana Carvalho 2018

A Silvana Carvalho Assessoria Imobiliária realizou mais um congresso! No dia 15/12/2018 a Silvana Carvalho Assessoria Imobiliária, que este ano […]

leia mais