Existem diversas maneiras de fazer uma avaliação de um imóvel, mas há alguns critérios que são indispensáveis para chegar no preço de mercado.

Não são necessárias muitas aulas de economia para entender como funciona a relação entre oferta x demanda, mas as vezes o corretor de imóvel parece esquecer de regras básicas que comandam o mercado e acaba se enrolando na própria estratégia de agradar o cliente a qualquer custo. Algumas empresas que atuam com tecnologia dentro do mercado imobiliário também arriscam na criação de um método de avalição único de imóveis com base nos dados que têm nas mãos.

Os portais imobiliários aproveitam a quantidade de ofertas que acumulam e tentam criar uma variável comum dentro do mesmo tipo de imóvel. Da mesma forma alguns sistemas que prestam serviço para imobiliárias desenvolvem algoritmos, para que de forma simplificada o sistema avalie o imóvel com base em três ou quatro informações: Bairro, metragem, número de suítes e vagas de garagem. Neste ponto, a tecnologia não ganha nem perde do corretor, que ao visitar o imóvel pela primeira vez, embasado no seu “olhar clínico” e conhecimento de preços dos concorrentes, avalia o imóvel quase que imediatamente, sem dados concretos.

O que todas essas avaliações tem em comum?

É possível encontrar falhas em qualquer uma dessas avaliações, seja pela quantidade de variáveis que serão contempladas na determinação do preço ou seja pela exclusão de outros pontos que são realmente importantes: tempo de construção do imóvel, qualidade dos acabamentos e demais pontos fortes que um sistema básico jamais contemplaria. O que estas três formas de avaliação (portais, sistemas e olhar do corretor) tem em comum? Nenhuma delas toma como base a demanda.

Qualquer pessoa pode levantar as informações do que é anunciado na internet e criar um valor médio de metro quadrado, porém, é mais assertivo quem acompanha o comportamento da demanda e mede o valor médio do metro quadrado das vendas efetivamente realizadas. Neste ponto, ganha o cliente (e as vendas) quem cria uma base real de dados do mercado imobiliário em que atua.

Aqui na Silvana Carvalho utilizamos este último método citado para apresentar a avaliação de um imóvel. Gostaria de trabalhar a venda ou locação do seu imóvel? Fale agora mesmo com nossos especialistas.

Que tal curtir o carnaval no interior de São Paulo?
17 fev
Condomínios Dicas de Itu

Que tal curtir o carnaval no interior de São Paulo?

O carnaval no interior é para você que busca por folia e diversão, e também para você que busca por […]

leia mais
Como os assistentes pessoais podem ajudar no dia a dia do seu imóvel
10 fev
Arquitetura Condomínios de Itu

Como os assistentes pessoais podem ajudar no dia a dia do seu imóvel

Você já imaginou como seria ter um assistente pessoal que te ajuda diariamente em pesquisas, gerenciamento de tempo, notícias e […]

leia mais