Metas para 2021: por onde começar?
Maria Eduarda Silva dos Santos

No artigo de hoje, falaremos sobre uma tradição muito comum no início do ano: a lista de metas do ano novo. Então, se você ainda não pensou sobre o assunto, recomendamos que continue a leitura deste texto para começar a planejar suas metas para 2021.

O ano já começou e muitas pessoas ainda não decidiram quais serão as metas para 2021. Sabemos que 2020 foi um ano repleto de acontecimentos e de mudanças. Por esse motivo, é natural que as pessoas não tenham se preparado para criar metas para este ano.

Entretanto, em 2020 aprendemos a ressignificar muitas coisas em nossas vidas, como o valor do nosso lar, por exemplo. Logo, criar metas é algo muito saudável e esclarecedor, pois se trata do início de um novo ciclo e o que queremos alcançar ao longo dele.

Por isso, neste artigo falaremos sobre a importância das metas e como você pode criar uma lista de metas para 2021. Portanto, pegue papel e caneta para anotar as nossas dicas e iniciar 2021 com o pé direito.

O que são metas?

Primeiramente, antes de sair por aí fazendo uma lista enorme de metas, você precisa entender o significado da palavra. Segundo o dicionário, a palavra “meta” significa aquilo que se pretende alcançar e está ligada diretamente a palavra “objetivo”. Tanto que, ambas são utilizadas como sinônimo uma da outra.

Entretanto, existe uma diferença entre essas palavras. A meta está relacionada a quantificação de um objetivo, que tem um propósito por trás. Ou seja, metas são as ações que devem ser realizadas para atingir um objetivo.

Por exemplo: você deseja fazer um intercâmbio para os EUA por um ano. Para isso, você terá que procurar por empresas que realizam esse tipo de serviço, providenciar os documentos necessários para a viagem e guardar uma quantia de dinheiro para pagar os gastos gerados.

Neste exemplo, o objetivo é fazer uma viagem de intercâmbio para os EUA por um ano. Enquanto que, as metas são tarefas que devem ser realizadas antes da viagem acontecer.

Dessa forma, um erro comum que as pessoas cometem ao pensar em metas é não ter um propósito atrelado a elas. Logo, sem um propósito por trás de tudo é muito mais difícil pensar em estratégias para cumprir as suas metas.

Porque é importante ter metas para 2021?

Agora que você já sabe o que são metas, chegou a hora de entender a importância de ter metas para 2021.

Como já dissemos antes, 2020 foi um ano muito diferente, principalmente devido à pandemia do Covid-19. Mas, ao longo do ano, aprendemos a dar valor a muitas coisas e a ressignificar outras.

Por essa razão que é tão importante ter metas para 2021. Pois, ao defini-las, você consegue fazer um balanço referente as mudanças e conquistas do último ano. Assim, é possível traçar planos para concretizar a longo prazo e visualizar a sua evolução pessoal e profissional.

Logo, ao estabelecer metas para 2021, você se sentirá motivado ao longo do ano para concluir as tarefas definidas. Além de que, as metas também nos ensinam a valorizar o caminho percorrido para concluir uma realização. Visto que, nos mostram o significado de valores como coragem, persistência e adaptação que desenvolvemos ao longo do caminho.

E, consequentemente, também é possível desenvolver habilidades relacionadas a foco e disciplina. Assim, temos a oportunidade de nos tornarmos pessoas mais comprometidas, responsáveis e confiantes.

Como atingir metas?

O primeiro passo para determinar metas para 2021, é pensar em metas atingíveis. Ou seja, metas que são possíveis de concluir, mas que ainda demandem algum esforço e planejamento para serem alcançadas.

Existem vários métodos que podem te ajudar na hora formular a sua lista de metas. Entre os mais conhecidos temos: as famosas listas de ano novo, anotações em agendas e calendários e até mesmo sistemas mais completos, como o “SMART” e 5W2H, entre outros.

No meio de tantas opções, é comum ficar confuso e não saber por onde começar. Por essa razão, separamos algumas dicas para você utilizar na hora de planejar as suas metas para 2021, confira a seguir:

Organização e tempo 🕐

Elaborar uma lista de metas exige tempo e organização. Então, procure por um local tranquilo e separe algumas horas do seu dia para fazer essa tarefa.

Afinal, você precisará analisar como foi o seu 2020 para pensar quais serão os seus objetivos para este ano. Durante este momento de reflexão, aproveite para observar o quanto você evoluiu e agradecer conquistas obtidas.

Faça uma lista com poucas metas 📝

Depois dessa análise chegou o grande momento: criar a lista de metas para 2021. Diante disso, temos uma dica para você: restrinja suas metas a uma pequena lista. Dessa forma, você direcionará seu foco para tarefas específicas e não irá gastar energia à toa.

Além de que, criar uma lista com muitas tarefas costuma desmotivar as pessoas, fazendo com que elas desistam de cumpri-las. Portanto, lembre-se de escolher com sabedoria as suas metas!

Seja simples, realista e positivo! 😁

Enquanto estiver elaborando suas metas, pense em ações simples e realistas, que se enquadrem na sua realidade. Assim, você terá mais disciplina para executá-la.

Além disso, utilize uma linguagem positiva na sua lista. Pois, encoraja a realização de uma determinada atividade e gera satisfação após a conclusão da mesma.

Defina prazos 🗓️

Outro tópico muito importante desta lista é a definição de prazos para as metas. Uma vez que, isso auxilia na organização e execução das atividades. Porque, faz com que as metas se incorporem a sua rotina.

Ou seja, você terá mais controle sobre várias questões do seu dia a dia e como elas influenciaram as suas metas. Tais, como: horários, trabalho, compromissos, eventos, momentos de lazer e viagens.

Portanto, você acaba se tornando mais disciplinado e responsável, pois, não precisará realizar várias atividades simultaneamente. E, também evita gastar energia com tarefas desnecessárias.

Acompanhe o seu progresso 📈

Também é importante que você crie meios para acompanhar o progresso das suas metas ao longo do ano. Dessa maneira, você consegue acompanhar seus resultados ao longo dos meses e fazer ajustes no seu planejamento, se necessário.

Há várias ferramentas que podem ser utilizadas para te lembrarem sobre o progresso das suas metas para 2021. Como, por exemplo: agendas, lembretes no celular e até aplicativos que monitoram o progresso das suas metas. Basta escolher a opção que se encaixar melhor no seu perfil.

Utilize mensagens motivacionais 🧡

Este ponto está ligado diretamente com o progresso das suas metas. Afinal, uma lista de metas não é fácil e exige tempo, dedicação e muita motivação.

Por isso, é fundamental se manter animado durante essa jornada! Dessa maneira, é válido utilizar mensagens motivacionais que estimulem você a atingir seus objetivos. Para isso, você pode utilizar lembretes no seu celular, post-its colados em locais estratégicos e o apoio sua da família e amigos.

Quais são as metas mais comuns para 2021?

Existem algumas metas que são muito tradicionais e aparecem em inúmeras listas de metas durante todos os anos. Por esse motivo, separamos algumas metas para inspirar você a desenvolver a sua lista.

Passar mais tempo com a família

Essa é uma meta recorrente em diversas listas e, por conta dos acontecimentos de 2020, ela ganhou um novo significado. Com a pandemia muitas pessoas se afastaram de suas famílias por conta dos riscos de contaminação.

Logo, em 2021, com a chegada da vacina no Brasil, muitas pessoas esperam passar mais tempo com a família. E, nós esperamos que todos possam voltar a ver e abraçar seus familiares novamente. 🤗

Fazer exercícios físicos regularmente

Outra meta comum é a de transformar os exercícios físicos em uma atividade frequente. Em função disso, muitas pessoas se matriculam em academias no início do ano para tornar essa meta real.

Entretanto, nem todas conseguem manter a meta no decorrer do ano. Porque, é algo que requer foco, mudança de hábitos e determinação. Mas lembre-se, antes de começar a se exercitar é fundamental consultar um médico e profissionais da área. Visto que, eles poderão indicar quais são os exercícios que atendem as suas necessidades e como fazê-los da maneira correta.

Economizar dinheiro

Por fim, essa é a meta mais comum de todas. Afinal, quem não gosta de ter dinheiro a mais na conta, não é mesmo?!

Porém, para cumprir com essa meta é necessário entender um pouco sobre planejamento financeiro. Ou seja, isso demanda muita disciplina, organização e tempo.

Então, se você está pensando em economizar dinheiro, coloque todas as suas despesas na ponta do lápis e comece cortando gastos desnecessários. Assim, você terá um controle maior sobre as suas finanças e pode dar um novo destino para a quantia economizada.

Agora chegou a hora de montar a sua lista de metas. Conta pra gente: quais são as suas metas para 2021? 🤔

E, se uma das suas metas é comprar ou alugar um imóvel, ficaremos felizes em ajudar. Estamos esperando o seu contato! 😉