Grupo Silvana Carvalho

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todo profissional que trabalha com carteira assinada. Este é um benefício que tem como objetivo amparar trabalhadores demitidos sem justa causa. Mas não é apenas neste caso que o FGTS pode ser utilizado. Este é um fundo que também pode ser usado em financiamentos imobiliários. Você sabe o quanto o seu saldo no FGTS poderia ajudar na compra de um imóvel? Caso a resposta seja não, saiba que é muito fácil descobrir!

Acompanhe o saldo do seu FGTS sem sair de casa

Talvez você ainda não saiba disso, mas consultar o saldo do seu FGTS é quase tão simples quanto ler este post! Isso porque já é possível saber o quanto você tem guardado no fundo de garantia usando a internet. Basta acessar esta página, informar o número do seu cadastro no PIS (Programa de Integração Social) ou no PAESP (Programa de formação do Patrimônio do Servidor Público) e a senha cadastrada.

Caso você não lembre a sua senha, basta clicar no botão “esqueci senha” e recuperá-la. Já quem ainda não tem senha cadastrada deve clicar no botão “cadastrar senha” e preencher os seguintes dados: RG, CPF, data de nascimento e número do título de eleitor. É necessário preencher o número PIS ou PAESP antes de clicar nos botões para recuperação ou cadastro de senha.

Depois de cadastrar a senha, você já pode consultar o saldo do seu FGTS. Além do valor disponível no fundo de garantia, você tem acesso a outras informações como a data do último lançamento no saldo e todos os lançamentos feitos pelos empregadores que teve com carteira assinada.

Utilize seu FGTS no Financiamento Imobiliário!
Utilize seu FGTS no Financiamento Imobiliário!

Como o FGTS pode ser usado em financiamentos imobiliários

É muito importante acompanhar o saldo do seu fundo de garantia, especialmente se você está pensando em comprar um imóvel. Nesse caso, também é importante saber quais são as três principais situações em que o FGTS pode ser usado para ajudar a pagar o financiamento imobiliário. As regras para utilização do fundo de garantia permitem:

  • comprar à vista com FGTS ou usar o fundo de garantia como percentual de entrada,
  • usar o fundo para amortizar o saldo devedor – nas parcelas ou no valor da prestação. Também é permitido usar o FGTS para quitar o saldo devedor,
  • utilizar o fundo no abatimento das prestações do contrato de financiamento.

Além disso, existem algumas outras regras para utilização do FGTS. Os imóveis devem ser exclusivamente residenciais e devem estar em território urbano, por exemplo, o valor do fundo de garantia deve ser equivalente a, pelo menos, uma prestação mensal e o beneficiário deve ter, no mínimo, três anos de trabalho CLT.

O FGTS pode corresponder a uma boa parte do valor necessário para comprar o imóvel dos seus sonhos! Fique atento ao saldo disponível no seu fundo de garantia e não deixe de aproveitar este benefício para quitar sua casa própria mais rápido e com mais tranquilidade.

Você sabe qual é o saldo do seu FGTS? Aproveite que está na internet e consulte agora mesmo!