comprar ou alugar imovel comercial
Grupo Silvana Carvalho

Comprar ou alugar um imóvel comercial ou industrial é um tema de muitas dúvidas entre quem está começando a empreender ou deseja expandir os negócios.

É comum acreditarmos que a compra é um investimento mais sábio. Principalmente quando temos um dinheiro guardado ou conseguimos um financiamento.

Mas será que, quando falamos de alugar um imóvel comercial e, até mesmo, industrial, devemos pensar da mesma maneira como é para a casa própria?

Veja, a seguir, alguns pontos que você deve considerar antes de tomar essa decisão:

O planejamento financeiro do negócio pesa bastante

O primeiro ponto para escolher entre comprar ou alugar imóvel comercial ou industrial é que você precisa considerar o planejamento do seu negócio.

Como estamos falando de uma empresa, você precisará ter dinheiro em caixa para mantê-la funcionando e para comprar insumos e fazer as reformas necessárias.

Com isso, o aluguel acaba te deixando uma reserva muito maior de dinheiro do que um financiamento. Isso permitirá com que você consiga investir mais no negócio e fazer ele crescer de forma sustentável.

Comprar ou alugar: considere a valorização do imóvel de maneira prática

A valorização do imóvel para que ele seja usado como um investimento no futuro costuma ser um fator de peso nessa decisão. No entanto, você precisa encarar esse cenário de forma realista.

Infelizmente, nada garante que o seu imóvel comercial ou industrial será valorizado no futuro. Além disso, é complicado tentar atuar em duas fontes de renda ao mesmo tempo. Ou você faz o seu negócio ter sucesso ou foca em compra de imóveis para vender no futuro.

Pense em como a flexibilidade pode atuar a seu favor

Quando falamos de um ponto comercial ou em uma indústria, muitos fatores precisam ser considerados. Afinal, eles vão determinar diretamente no sucesso ou fracasso do seu negócio.

Um desses fatores é a localização, que pode ajudar a atrair mais clientes.

Quando você compra um imóvel comercial ou industrial, a mobilidade é reduzida e, muitas vezes, você terá que insistir naquele ponto até não conseguir mais.

Alugar um imóvel comercial ou industrial, ao contrário, permite com que você mude de endereço de forma mais rápida e prática.

Se o local não estiver bom para os negócios, basta buscar um novo até encontrar o formato mais adequado. Essa flexibilidade, apesar de parecer um detalhe, faz toda a diferença para empreender com sucesso!

Vale dizer que essa é uma decisão importante e você deve ponderar muito todos os fatores antes de optar por comprar ou alugar um imóvel comercial ou industrial.

Tenha em mente que a decisão aqui é muito mais estratégica ao contrário de quando falamos de nossa própria moradia. Por isso, você deve pensar no sucesso do negócio acima de tudo!

Quer conhecer melhor algumas particularidades para alugar um imóvel comercial ou industrial? Escrevemos também sobre o Fundo de Comércio, que é um importante direito do inquilino comercial, saiba mais aqui.