Grupo Silvana Carvalho

Pensando em adquirir um imóvel em Itu? Saiba mais sobre a cidade e descubra fatos sobre a região. Venha conhecer e desfrutar pessoalmente do que essa bela cidade tem a oferecer!

 

 

 

 

 

 

 

A cidade de Itu localizada no interior de São Paulo é muito conhecida pelo nome Cidade dos Exageros, por causa de seus atrativos gigantescos espalhados em vários pontos turísticos.

Apesar de essa ser a sua maior fama, que realmente você não pode deixar de conferir pessoalmente os gigantes de Itu, essas incríveis atrações não são as únicas coisas que a cidade tem para oferecer.

Próxima a capital paulista e com um clima predominante tropical, bastante agradável, a média de temperatura é de aproximadamente 20 ºC; a cidade de Itu é um excelente lugar não só para passear como também para estabelecer moradia.

Se você possui interesse e quer conhecer mais sobre a famosa cidade dos exageros e o que ela tem para oferecer, continue a leitura deste artigo e aguce a sua vontade de visitar e permanecer neste lugar.

Uma breve história sobre Itu

Seu antigo nome era Utu-Guaçu que significava grande queda d’água, por conta de uma cachoeira na cidade, cachoeira esta que hoje encontra-se no Rio Tietê.    

Na cidade, tudo começou por meio da construção de uma capela no ano de 1610, realizada por dois bandeirantes para prestar devoção a Nossa Senhora da Candelária, que até os dias atuais é a padroeira do município.

Um fato interessante é que até hoje essa igreja pode ser contemplada e chama-se Igreja do Bom Jesus.

Quando o assunto é igreja, a cidade de Itu não deixa a desejar, chegando a ser chamada em uma ocasião de a Roma Brasileira, um dos nomes pelos quais também é conhecida atualmente, tamanha a sua quantidade de templos católicos.

São muitas as igrejas e diferentes em sua beleza, tanto que a cidade possui um roteiro que oferece um tour somente voltado para mostrar os templos extremamente belos do local.

Voltando a história, Itu deixou de ser uma vila e passou a ser considerada uma cidade no ano de 1842; durante sua história há alguns destaques, como: ela foi a maior produtora de cana de açúcar no Período Imperial, com um destaque também na produção de café, bem como já foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, durante vários anos.

Desde então, a cidade de Itu vem se aperfeiçoando em sua beleza e hoje tem muito a oferecer aos seus moradores e visitantes.

Lugares que você não pode deixar de conhecer

Agora que você já conheceu um pedacinho da história do local que hoje é chamado de a cidade dos exageros, vamos falar sobre alguns lugares que precisam ser conhecidos e apreciados na Estância Turística de Itu.

Além das lindas igrejas, há outros lugares que enriquecem a cidade, como:

 

  • Museu Republicano

 

É um lugar carregado de história que envolve a cidade e a sua ascensão para tornar-se o que é hoje, com um ambiente interno extremamente convidativo e belo.

Nos fundos do museu, tem um lindo jardim inspirado em jardins franceses, e foi instalado no ano de 1922.

A entrada é gratuita e apreciadores de história e arquitetura não saem decepcionados do local.

 

  • Museu da energia

 

Este foi o primeiro imóvel de Itu a receber iluminação elétrica e hoje apresenta exposições; uma delas, por exemplo, mostra as mudanças que essa energia trouxe para a sociedade.

Além disso, também tem um belo e intimista jardim nos fundos do museu.

 

  • Parque Geológico do Varvito

 

Este parque localizado na cidade de Itu, possui a mais importante exposição de Varvito da América do Sul, que é um tipo de rocha sedimentar.

No parque existem diversas atrações, que vão desde trilhas até um lago onde é possível ver o rastro de animais que habitaram seu fundo há milhões de anos.

O parque possui monumentos únicos, que servem de orgulho para moradores e quem já conheceu o local.

Há outros lugares incríveis para se visitar em Itu e que servem de muito orgulho para os ituanos e moradores vizinhos, não deixe de conhecer a fundo a cidade.

Investimento em imóvel em Itu

A cidade de Itu é um ótimo local para fazer um investimento imobiliário, por ser uma cidade tranquila, de clima agradável onde é possível ter bastante contato com a natureza e respirar um ar puro.

As opções de imóvel em Itu são muitas e vão desde casas de campo, apartamentos, sítios e chácaras.

Para encontrar o lugar perfeito para você, é só acessar este site e buscar o imóvel ideal com a ajuda da mais completa imobiliária de Itu.

Venha você também morar nesta incrível cidade!

Decore a sua casa: Tendências 2020
24 jan
Condomínios de Itu Decoração

Decore a sua casa: Tendências 2020

Conhecer as tendências de decoração é o primeiro passo antes de iniciar um novo projeto. Veja algumas dicas que preparamos […]

leia mais
Fazenda Boa Vista, os mais belos projetos arquitetônicos no interior de São Paulo
13 nov
Condomínio fechado Condomínios

Fazenda Boa Vista, os mais belos projetos arquitetônicos no interior de São Paulo

A Fazenda Boa Vista é um empreendimento da JHSF destinado a Alta Renda. Localizada no município de Porto Feliz, interior […]

leia mais