Grupo Silvana Carvalho

Já faz um bom tempo que a sala deixou de ser o melhor ambiente para receber os amigos. Hoje, uma das maiores tendências da decoração moderna é justamente resgatar a tradição da conversa ao redor da mesa, em uma releitura muito charmosa: o espaço gourmet. Comida gostosa e bom papo sempre formaram uma dupla de sucesso, mas o legal agora é transformar o local de cocção dos alimentos em um lugar de confraternização. Há várias formas de montar o espaço gourmet, que pode ser do tamanho que você quiser e ficar em um cantinho da sala, no jardim e até na sacada dos apartamentos. O importante é que haja a integração dos convidados com quem vai preparar os pratos. Por isso, se você está à procura de um imóvel em Itu, comece a planejar seu espaço gourmet com essas dicas, verdadeiras receitas de sucesso!

Bancada ou mesa de jantar, integrar é a ordem

A reunião em torno da preparação dos alimentos é o foco do espaço ou cozinha gourmet, por isso é preciso pensar em elementos que propiciem essa integração. Para isso, bancada de trabalho e mesa de jantar ou balcão, dependendo do estilo e do tamanho do projeto, devem estar integrados, com cadeiras e bancos confortáveis para a degustação enquanto os quitutes saem quentinhos.

Espaço Gourmet 2

Iluminação dá o tom do encontro

Um dos pontos que pode fazer bastante diferença é a iluminação. Enquanto nas cozinhas tradicionais a luz direta e branca é a mais indicada para o dia a dia, na gourmet você pode usar e abusar da luz indireta, mantendo um clima mais intimista. Na área do preparo, propriamente dita, a dica é instalar spots embutidos sob o armário, em cima da pia e na bancada. Se o ponto central for uma ilha com cooktop uma boa ideia é lançar um conjunto de pendentes luminosos sobre a estação. Esse recurso é especialmente indicado para os apartamentos que têm a cozinha integrada à sala, por exemplo.

Espaço Gourmet

Na varanda, aproveite as paredes

Para montar este local de celebração gastronômica não há regras definidas, mas boas ideias que ajudam a aproveitar os espaços. O ideal é que haja livre circulação para que as pessoas possam se socializar durante o encontro, portanto se a opção é montar a cozinha gourmet na varanda do apartamento, o aproveitamento das paredes é uma ótima opção.

Módulos verticais guardam os utensílios e salvam espaço, principalmente quando ele é reduzido. Neste caso, em vez de balcão ou ilha, você pode usar pequenas mesas de apoio ou uma mesa de centro entre o sofá ou as cadeiras. Complete o clima com bastante verde em vasos de tamanhos variados e móveis de madeira ou fibras sintéticas, próprios para áreas externas.

Espaço Gourmet 04

Detalhes e equipamentos que fazem toda a diferença

Se a ideia é transformar esse cantinho no lugar mais charmoso da casa, você não pode esquecer dos detalhes. A linha de decoração deve seguir o estilo do restante da casa, mas o conforto é fundamental. Aposte em cadeiras variadas, pufes e almofadas quando a cozinha for integrada à sala, muitas plantas (mas cuidado com o calor do fogão) nas varandas, jardins e quintais e pequenos objetos deem aquele seu toque muito pessoal ao ambiente.

Escolha eletrodomésticos de qualidade e design, afinal eles serão utilizados na frente dos convidados. Dependendo do espaço disponível e da habilidade do cozinheiro, a área pode incluir fogão a lenha, cooktop, churrasqueira, forno tradicional e qualquer outro item que garanta uma ocasião especial. Não esqueça: conforto e funcionalidade devem sempre estar aliados à beleza.

Atenção aos acabamentos na área gourmet externa

Se você comprar uma casa em Itu, por exemplo, muito provavelmente terá uma boa área externa para montar sua cozinha gourmet, um verdadeiro privilégio para quem não abre mão dos eventos gastronômicos. A dica então é caprichar os revestimentos, de forma que tornam o local bastante aconchegante. Procure utilizar materiais resistentes às altas temperaturas, como pedras e tijolos, mas esqueça papéis de parede, porcelanatos e texturas. Para combinar, escolha um enxoval específico para a cozinha gourmet, com copos, pratos, talheres, travessas, panelas e acessórios que fiquem guardados no local, assim você evita ter que entrar em casa toda vez que tiver que pegar alguma coisa.

Espaço Gourmet 03

Pronto para montar seu cantinho gastronômico especial? Conheça as ofertas de imóveis em Itu da Silvana Carvalho – Assessoria Imobiliária e convide os amigos!

 

Decore a sua casa: Tendências 2020
24 jan
Condomínios de Itu Decoração

Decore a sua casa: Tendências 2020

Conhecer as tendências de decoração é o primeiro passo antes de iniciar um novo projeto. Veja algumas dicas que preparamos […]

leia mais
Fazenda Boa Vista, os mais belos projetos arquitetônicos no interior de São Paulo
13 nov
Condomínio fechado Condomínios

Fazenda Boa Vista, os mais belos projetos arquitetônicos no interior de São Paulo

A Fazenda Boa Vista é um empreendimento da JHSF destinado a Alta Renda. Localizada no município de Porto Feliz, interior […]

leia mais