Grupo Silvana Carvalho

Você sempre sonhou em cozinhar com hortaliças cultivadas em sua própria casa? Saiba que isso é possível, até mesmo se você mora em um apartamento. Dá para fazer uma mini-horta super charmosa em um espaço pequeno e deixar as refeições ainda mais saborosas, e o mais importante, mais saudáveis. Se você se animou com a ideia de usar temperos e hortaliças livres de agrotóxicos, confira a seguir algumas ideias bem legais para a decoração da mini-horta e mãos na massa, ou melhor, na terra!

mini-horta

Como decorar sua mini-horta

Sabe aqueles espaços que sobram nas janelas da cozinha? Você pode aproveitar este local para acomodar os vasos com as hortaliças, ervas e temperos. Para deixar o visual do ambiente ainda mais legal, que tal pintar os vasinhos? Jogue tinta neles, um de cada cor, e transforme de maneira simples a decoração de sua cozinha. Se seu apartamento tiver uma varanda, aproveite o espaço para usar vasos suspensos, que não vão ocupar muito a área, e ainda deixará o local mais bonito. Mas, procure deixar o conjunto em uma região em que bata sol, ok? Outra ideia bem legal para decorar sua mini-horta é usar garrafas pet para cultivar as plantinhas. Para isso basta cortar em cima da garrafa fazendo uma abertura, colocar a terra e as sementes que você quer plantar. Coloque na parede com a ajuda de um adesivo ou um prego. Uma sugestão barata e ao mesmo tempo sustentável. Você também pode usar latas em sua hortinha. O que vale é deixar a imaginação rolar e aproveitar para usufruir de todos os benefícios que uma horta caseira traz para nossa saúde.

O que cultivar?

Saiba que os alimentos que geralmente são cultivados em pequenas hortas são os usados como tempero. Como por exemplo, orégano, erva-doce, alecrim, salsinha, hortelã, manjericão, boldo, entre vários outros. O ideal é escolher hortaliças com raízes curtas, como salsa, pimentão, cebolinha e alface. Lembre-se que a ideia é dar mais vida a sua casa, com o toque de aroma super agradável que essas plantinhas exalam pelo ambiente. E você poderá ter a sua disposição ervas e temperos que fazem muito bem à saúde.

Como manter sua mini-horta

Procure cultivar sua hortinha em um lugar de sua casa que receba ao menos 4 horas de sol por dia. Regue a horta todos os dias para deixar o solo sempre umedecido. Escolha horários amenos para regar a horta, como na parte da manhã ou fim da tarde. Na hora de comprar a terra, confira se ela já está enriquecida com fósforo, potássio, nitrogênio e matéria orgânica. Já a adubação deve ser realizada a cada 30 dias com o adubo orgânico, já que os temperos são usados para o consumo. Vale ressaltar que não é indicado plantar diversas mudas em um mesmo canteiro. A recomendação é cultivar juntas as que possuem as mesmas necessidades, como os temperos, por exemplo, como a cebolinha ou a salsinha. Ou até mesmo os legumes como a beterraba.
A mini-horta é a forma mais prática e sustentável de levar uma alimentação melhor no dia a dia e deixar o cantinho da sua casa mais charmoso. Sem contar a praticidade de ter a qualquer hora o tempero ou a hortaliça que precisa para preparar as refeições para a família. E você, tem uma hortinha em seu apartamento? O que gosta de cultivar? Deixe seu comentário!

Decore a sua casa: Tendências 2020
24 jan
Condomínios de Itu Decoração

Decore a sua casa: Tendências 2020

Conhecer as tendências de decoração é o primeiro passo antes de iniciar um novo projeto. Veja algumas dicas que preparamos […]

leia mais
Fazenda Boa Vista, os mais belos projetos arquitetônicos no interior de São Paulo
13 nov
Condomínio fechado Condomínios

Fazenda Boa Vista, os mais belos projetos arquitetônicos no interior de São Paulo

A Fazenda Boa Vista é um empreendimento da JHSF destinado a Alta Renda. Localizada no município de Porto Feliz, interior […]

leia mais