Você já deve ter visto por aí, pelas ruas e redes sociais, alguém comentando sobre o tal do Outubro Rosa, mas você sabe o que o movimento realmente representa?

O Outubro Rosa é o movimento internacional de conscientização para o controle do Câncer de Mama e foi criado no início da década de 90, pela fundação Susan G. Kemen for the Cure.

A partir daí, a data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e conscientizar o maior número de pessoas possível sobre o câncer, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnósticos e tratamentos. 

Durante o mês, diversas instituições dos mais diferentes segmentos abordam o tema para colaborar com a causa e incentivar as mulheres para a realização dos exames preventivos.

Como prevenir e diagnosticar o câncer de mama?

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de alguns trechos das moléculas de DNA, o que causa uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

São alguns dos principais sinais do câncer de mama:

  • – Caroço ou nódulo, geralmente indolor;
  • – Pele da mama avermelhada;
  • – Surgimento de alterações no pico do peito;
  • – Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
  • – Pequenos nódulos no pescoço e embaixo dos braços;
  • – Inchaço;
  • – Dores nas mamas.

Quando o câncer é diagnosticado precocemente as chances de cura podem chegar a até 95%, assim impedindo que o tumor alcance outros órgãos. Por isso, a momografia é indispensável, hoje, ela é um dos principais métodos para diagnosticar a doença.

Lembramos que apesar das mulheres serem as principais vítimas do câncer de mama, os homens também podem desenvolver o câncer.

Ongs e tratamentos em Itu

Em Itu, durante o Outubro Rosa acontecem diversos eventos para a conscientização da causa. Além disso, contamos com ongs voltadas não apenas para o câncer de mama, mas também para os outros tipos da doença, como a Anjos das Perucas, que tem o trabalho destinado às pessoas que passam por tratamento oncológico e perderam os cabelos durante o tratamento; e a Mais Vida, que é o Centro de Apoio ao Portador de Câncer.

Ainda na cidade, existe um Instituto de tratamento unificado em oncologia, a OncoItu, que é especializada no tratamento do câncer.

Eventos – Outubro Rosa

Irá acontecer na cidade de Itu e Salto a tradicional caminha Outubro Rosa, com o objetivo conscientizar a população, além de arrecadar alimentos para entidades.

Confira mais informações: Itu e Salto.

A prefeitura de Itu também está promovendo palestras de orientação durante todo o mês de outubro. Confira a programação e participe.

Agenda de palestras em Itu.

Participe você também dos eventos que acontecem na cidade e não esqueça de fazer regularmente exames de prevenção.
Para mais informaões, consulte o INCA Instituto Nacional de Cancer.

A equipe Silvana Carvalho Assessoria Imobiliária apoia esta causa!

Decore a sua casa: Tendências 2020
24 jan
Condomínios de Itu Decoração

Decore a sua casa: Tendências 2020

Conhecer as tendências de decoração é o primeiro passo antes de iniciar um novo projeto. Veja algumas dicas que preparamos […]

leia mais
4 restaurantes japoneses em Itu para aproveitar com a família e amigos
13 jan
Conheça o seu bairro Dicas de Itu

4 restaurantes japoneses em Itu para aproveitar com a família e amigos

Quando os imigrantes japoneses chegaram ao Brasil, trouxeram na bagagem a culinária japonesa. Depois de algumas adaptações para o gosto […]

leia mais