Grupo Silvana Carvalho

Saiba um pouco mais sobre essa bela cidade e descubra algumas curiosidades sobre Itu que farão você querer conhecer e visitar o local!

Conhecida também como “cidade dos exageros”, a bela cidade de Itu, localizada no interior de São Paulo, mais precisamente a 100 km da capital paulista, possui mais de 4 séculos de história e pouco mais de 170 mil moradores.

Essa cidade é considerada e cumpre os pré-requisitos de uma estância turística, é um local extraordinário de ser visitado, pois além de suas atrações inusitadas e curiosas, é um belo lugar que possui atrativos para pessoas de todas as idades se divertirem e sentirem-se bem.

O nome da cidade se deu por causa dos indígenas que a chamavam de Utu-Guaçu ou Itu-Guaçu que significa Cachoeira Grande, o que se explica pelas cachoeiras e mananciais da região abrigados pela cidade.

Uma das curiosidades sobre Itu é o apelido que ela recebeu e pelo qual ela é conhecida atualmente.

A cidade possui esse apelido exagerado por conta de um comediante ituano chamado Francisco Flaviano Almeida, que interpretava um personagem intitulado de Simplício, no programa “A praça é nossa”, ele divulgou Itu de forma exagerada, onde falava sobre a sua cidade natal, chegando a compará-la com a metrópole paulista,  afirmando que tudo era grande em seu local de origem.

Algo curioso é que há uma segunda história para a origem desse apelido, que afirma que por conta de uma visita que a cidade recebeu em meados de 1819, de um francês chamado Auguste Saint-Hilaire, que relatou em seu diário datado deste mesmo ano informações sobre sua viagem ao Brasil,  nos relatos sobre a cidade de Itu o registro foi o seguinte: “As frutas e os legumes locais possuem um extraordinário tamanho”.

Independente de qual foi a origem do apelido que a cidade é conhecida, ele é válido e ao visitar a cidade entende-se perfeitamente o significado dele.

A cidade dos exageros

Estão localizados na praça Padre Miguel, a matriz da cidade, um orelhão e um semáforo, os dois gigantes, mas aproveitando sua fama Itu inaugurou um parque chamado a “praça dos exageros”, que também conta com atrações gigantes.

Nesse parque a recepção já possui um boneco em tamanho aumentado do comediante ituano Francisco, o personagem Simplício da “Praça é nossa”, já citado acima, sentado em um banco de igual proporção.

Dentro do local há outras grandes estruturas em formatos de formigas, joaninhas, um jogo de xadrez, cabine telefônica, escorregador, caixa eletrônico, e muito mais, e tudo isso num tamanho gigantesco. Veja imagens:

Na imagem é possível ver o humorista Francisco Flaviano Almeida e o gigantesco caixa eletrônico.

Outra bem interessante, das muitas curiosidades sobre Itu, é que essa cabine que está na cidade, foi a primeira cabine gigante de autoatendimento bancário do Banco do Bradesco, ela está registrada oficialmente no RankBrasil, não podendo ter seu título de recorde superado, já que foi a primeira do País e o melhor de tudo, ela funciona como qualquer outra cabine!

Existe também um tabuleiro de xadrez gigante que garante um jogo interativo e muito divertido!

Um gigantesco orelhão, um dos cartões-postais da cidade, que está localizado na praça da matriz de Itu.

 

Detalhe: esse semáforo funciona normalmente, e todos os pedestres e motoristas devem respeitá-lo como se fosse qualquer outro.

Há também as lojinhas, que vendem souvenires que representam bem a cidade dos exageros.

Um dos atrativos turísticos da cidade de Itu que atrai e agrada a todos, mas que nem todos da região, mesmo que próxima conhecem, é a Fazenda do Chocolate, onde um roteiro inteiro é exclusivamente dedicado a conhecer todo o processo de produção do chocolate, desde o cultivo do cacau até sair o produto final.

Para os apaixonados por chocolate esse é um ótimo local a se visitar e que está na cidade de Itu, mais perto do que você imagina! E o melhor de tudo, o fim do roteiro conta com direito a degustação!

Além disso a cidade também realiza roteiros históricos e religiosos e possui até uma Cidade das Crianças exclusiva para os pequenos.

Deu para perceber que Itu é uma bela cidade, não só por sua paisagem, mas também por seus singulares e inusitados atrativos turísticos que, com certeza, chamam atenção de quem passa e tornam a cidade única.

Venha conhecer Itu e descobrir pessoalmente mais sobre essa incrível cidade.

Para ficar por dentro do melhor que a cidade de Itu tem a oferecer e encontrar um lugar para morar e desfrutar das maravilhas dessa cidade, não deixe de acessar os conteúdos desse site.

 

 

4 restaurantes japoneses em Itu para aproveitar com a família e amigos
13 jan
Conheça o seu bairro Dicas de Itu

4 restaurantes japoneses em Itu para aproveitar com a família e amigos

Quando os imigrantes japoneses chegaram ao Brasil, trouxeram na bagagem a culinária japonesa. Depois de algumas adaptações para o gosto […]

leia mais
Onde comprar bebidas diferenciadas em Itu
28 nov
Conheça o seu bairro Curiosidades

Onde comprar bebidas diferenciadas em Itu

Seja para um happy hour, comemorações ou aquele jantar especial, nem sempre é fácil encontrar produtos diferenciados em locais próximos […]

leia mais